quinta-feira, 22 de outubro de 2015

VIAGEM PELAS LETRAS - CIRCO DA LAMA

CIRCO DA LAMA


Hoje a nossa “Viagem pelas Letras” é pela internet. Vamos falar de um blogue: “Circo da Lama”.
Mas não é um blogue qualquer, é da responsabilidade de Bruno Vieira Amaral.
É verdade, o escritor, de apenas 37 anos, ganhou, esta semana mesmo, o prémio José Saramago, com o livro as primeiras coisas, do qual falaremos um dia destes. Hoje tratamos do blogue que contém uma série de histórias, contos, ou artigos de opinião bem interessantes, deste jovem autor.
Chamo a vossa atenção particular para dois contos: “Um velho sentimental” e “Um caso antigo”.
Do primeiro, lemos o princípio:
Com a idade tornara-se sentimental. Falava sobre os filhos. Sobre a infância dos filhos. Dois ou três momentos simbólicos: um jogo de futebol, um passeio no parque de Benfica num domingo de um fim-de-semana prolongado, uma ida à praia, a Sesimbra. Era tudo o que recordava, memórias turvas que não chegavam aos pormenores. Talvez nem tivesse ido a esses lugares com os filhos. Como era possível não se lembrar de mais nada? Pior, como é que era possível recordar-sechegar à infância dos filhos depois de um tão grande esforço da memória? Como é que essas coisas não se confundiam com a sua vida? Chorava. Agora era um sentimental. Fazia confidências que o surpreendiam a si mesmo. Em público, com desconhecidos. Confessava-se. Episódios íntimos. Fazia-o com uma impunidade de velho. Era isso. Estava velho. E sentimental.
Como vê, caro ouvinte-leitor, é imprescindível acompanhar este blogue e, se tem facebook, também pode adicionar este escritor que todos os dias escreve artigos interessantes.
Circo da Lama do muito jovem escritor Bruno Vieira Amaral é o meu conselho deste semana, eu, que sou a Margarida Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

4.º Concurso de Leitura para Pais: atribuição de prémios e certificados aos vencedores

Na passada sexta-feira, teve lugar a entrega de prémios e certificados às mães concorrentes à 4.ª edição do Concurso de Leitura para Pais. O...