Em Dezembro "visitaram" a Itália, agora foram ao Japão! Os alunos do Ensino Pré-Escolar e do Ensino Básico do 1.º Ciclo da Fatela não param de andar por esse mundo fora. Falamos da iniciativa "O Meu Mundo e o Teu", que tem por objetivo promover o respeito pela diversidade cultural através dos usos e costumes de outros países. Os trabalhos começaram com a leitura do livro “Momoko”, de Coby Hol, que relata a história de uma menina que vive no Japão e descobriu como ajudar a sua avozinha a ganhar dinheiro para enfrentar o Inverno rigoroso que se aproximava. Mas as professoras Ana Batista e Maria Patrocínia, responsáveis por este Projeto Turma que engloba a Cidadania, contam-nos tudo aqui:
«Dando seguimento ao Projeto de Turma /Grupo e de Cidadania das turmas do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, “O meu mundo e o teu”, continuamos a promover o respeito pela diversidade cultural através do conhecimento dos usos e costumes de outros países.
Desta vez, a escolha recaiu sobre o Japão e as atividades tiveram como ponto de partida o livro “Momoko”, de Coby Hol que relata a história de uma menina que vive no Japão e descobriu como ajudar a sua avozinha a ganhar dinheiro para enfrentar o Inverno rigoroso que se aproximava.
As diferentes atividades realizadas permitiram o alargamento de saberes sobre uma realidade bastante diferente da nossa. Entre elas destacamos:
- Leitura orientada do livro “Momoko”;
- Localização do Japão no globo terrestre;
- Pintura de um mapa do país e da respetiva bandeira;
- Pesquisas sobre diversos aspetos do país: significado da bandeira, a cerimónia do chá, os trajes tradicionais, os jardins, a gastronomia, a escrita, os leques, as casas, entre outros;
- Atividade prática: como usar pauzinhos japoneses (hashi);
- Elaboração de um cartaz com as informações recolhidas e os desenhos pintados pelos alunos;
- Observação de diversas imagens da árvore referida no livro “Momoko” – o ácer;
- Visionamento de um vídeo sobre o funcionamento de uma escola japonesa.
As crianças participaram com entusiasmo e empenho em todas as atividades. Continuam assim a ampliar os conhecimentos sobre o mundo que as rodeia e a reconhecer como é importante conhecer a cultura de outros países.»
Sem comentários:
Enviar um comentário