domingo, 18 de setembro de 2022

Dia Internacional da Limpeza Costeira

 A propósito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a professora Maria José Pires, elemento da equipa da Biblioteca e responsável pelo projeto Ler+ Mar, do Plano Nacional de Leitura, enviou-nos o seguinte texto para divulgação:

De acordo com as Nações Unidas, todos os anos entram no oceano milhões de toneladas de lixo proveniente das mais variadas origens.

A poluição dos mares e oceano levou a Ocean Conservancy a iniciar, há mais de três décadas, o Dia Internacional da Limpeza Costeira, assinalado todos os anos no terceiro sábado de setembro.

A data tem por objetivo promover a proteção do oceano e sensibilizar para a sua importância para a preservação de toda a vida no planeta Terra.

Este ano, entre 17 e 25 de setembro, a Fundação Oceano Azul convida todos a participar/promover ações que sensibilizem e mobilizem o maior número de pessoas possível para a proteção do oceano. O local da ação deverá ser escolhido de forma a permitir a recolha de lixo marinho – poderá ser uma praia, uma praia fluvial, uma margem de curso de água (rio, ria, ribeira, etc.).

Se não tiver possibilidade de participar nas muitas ações de limpeza organizadas por várias instituições, lembre-se que grande parte do lixo que produz diariamente, mesmo no interior do país, tem como destino o oceano. Por isso,

DÊ O SEU CONTRIBUTO TODOS OS DIAS!

SELECIONE E DESCARTE CONVENIENTEMENTE O LIXO QUE PRODUZ!

Fontes:

Home - Ocean Conservancy

Dia Internacional de Limpeza Costeira 2022 | Oceano Azul Foundation

Dia Internacional da Limpeza Costeira | Euronews

pixabay.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quando as aulas de História acontecem nos monumentos...

Neste ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi comemorado com a deslocação de algumas aulas de História para a aldeia de Alcaide...