Os nossos leitores mais assíduos recordar-se-ão dos contributos extraordinários para este blogue das alunas Luana Abelho e Luna Gamanho, desde o passado ano letivo. Hoje enviaram-nos uma notícia que dá conta de uma viagem ao mundo da Química, realizada pelos alunos finalistas da prova a nível de escola das Olimpíadas de Química Júnior, para participar na semifinal que decorreu na Universidade da Beira Interior. Aqui fica o registo das alunas num excelente texto escrito a duas mãos.
Obrigado e parabéns, fantásticas Luana e Luna!
Uma Viagem pela Química
No passado dia 7 de maio de 2022, os alunos do AEF, finalistas da fase a nível de escola das Olimpíadas de Química Júnior, deslocaram-se até à Universidade da Beira Interior para participar na semifinal.
Pelas 9h30 da manhã, iniciou-se a viagem de autocarro até à UBI, sendo as 3 equipas do nosso agrupamento acompanhadas pelas Professoras Fátima Amaral e Elisabete Almeida.
Todos os participantes, bem como os professores acompanhantes, foram recebidos no Auditório das sessões solenes da Universidade da Beira Interior. No Auditório, o Presidente do Departamento de Química encorajou os alunos à participação neste tipo de provas, informou todos os presentes acerca de uma pesquisa/projeto da faculdade, bem como da existência de um espaço onde as pessoas poderão conectar-se à ciência, «Porque a Química é, afinal, a ciência de nós próprios e do universo que nos rodeia», tal como diz Nuno Maulide. Depois do discurso do Presidente do Departamento de Química, foi divulgada a duração das provas laboratorial e teórica, bem como algumas informações importantes sobre as mesmas.
Relativamente à prova laboratorial, um dos primeiros grupos a efetuá-la foi a equipa «L2M», uma das três equipas do nosso agrupamento. Nesta prova, o principal desafio foi mesmo o tempo tão reduzido para efetuar os questionários relativos às experiências em laboratório, que iam desde reações ácido-base até ao cálculo da densidade.
Depois destas provas tão rigorosas, chegou a hora dos alunos e professores recarregarem as suas energias com um delicioso almoço na Cantina das Engenharias da UBI, onde todos puderam conviver.
Após um almoço bem merecido, alunos e professores dirigiram-se novamente para o Auditório das sessões solenes da UBI, ficando a saber quais as equipas que tinham conquistado o pódio. Apesar de nenhuma das três equipas do nosso agrupamento ter passado à fase nacional, os alunos ficaram de coração cheio com a experiência que levaram. Como diria Fernando Pessoa «Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo».
[Luana Abelho, 9C e Luna Gamanho, 9A]
Sem comentários:
Enviar um comentário