quinta-feira, 2 de junho de 2022

Uma viagem pela Química

Os nossos leitores mais assíduos recordar-se-ão dos contributos extraordinários para este blogue das alunas Luana Abelho e Luna Gamanho, desde o passado ano letivo. Hoje enviaram-nos uma notícia que dá conta de uma viagem ao mundo da Química, realizada pelos alunos finalistas da prova a nível de escola das Olimpíadas de Química Júnior, para participar na semifinal que decorreu na Universidade da Beira Interior. Aqui fica o registo das alunas num excelente texto escrito a duas mãos. 

Obrigado e parabéns, fantásticas Luana e Luna!

Uma Viagem pela Química

No passado dia 7 de maio de 2022, os alunos do AEF, finalistas da fase a nível de escola das Olimpíadas de Química Júnior, deslocaram-se até à Universidade da Beira Interior para participar na semifinal.  

Pelas 9h30 da manhã, iniciou-se a viagem de autocarro até à UBI, sendo as 3 equipas do nosso agrupamento acompanhadas pelas Professoras Fátima Amaral e Elisabete Almeida. 

Todos os participantes, bem como os professores acompanhantes, foram recebidos no Auditório das sessões solenes da Universidade da Beira Interior. No Auditório, o Presidente do Departamento de Química encorajou os alunos à participação neste tipo de provas, informou todos os presentes acerca de uma pesquisa/projeto da faculdade, bem como da existência de um espaço onde as pessoas poderão conectar-se à ciência, «Porque a Química é, afinal, a ciência de nós próprios e do universo que nos rodeia», tal como diz Nuno Maulide. Depois do discurso do Presidente do Departamento de Química, foi divulgada a duração das provas laboratorial e teórica, bem como algumas informações importantes sobre as mesmas. 

Relativamente à prova laboratorial, um dos primeiros grupos a efetuá-la foi a equipa «L2M», uma das três equipas do nosso agrupamento. Nesta prova, o principal desafio foi mesmo o tempo tão reduzido para efetuar os questionários relativos às experiências em laboratório, que iam desde reações ácido-base até ao cálculo da densidade. 

Depois destas provas tão rigorosas, chegou a hora dos alunos e professores recarregarem as suas energias com um delicioso almoço na Cantina das Engenharias da UBI, onde todos puderam conviver. 

Após um almoço bem merecido, alunos e professores dirigiram-se novamente para o Auditório das sessões solenes da UBI, ficando a saber quais as equipas que tinham conquistado o pódio. Apesar de nenhuma das três equipas do nosso agrupamento ter passado à fase nacional, os alunos ficaram de coração cheio com a experiência que levaram. Como diria Fernando Pessoa «Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo».

[Luana Abelho, 9C e Luna Gamanho, 9A]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com mãos se faz a paz se faz a guerra, Manuel Alegre

  Com mãos se faz a paz se faz a guerra. Com mãos tudo se faz e se desfaz. Com mãos se faz o poema – e são de terra. Com mãos se faz a guerr...