segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Dia Mundial da Filosofia: Prof. André Barata na Escola para falar de fake-news

No próximo dia 18 de novembro, terceira quinta-feira do mês, comemora-se, um pouco por todo o mundo, o Dia Mundial da Filosofia. No ano passado, o grupo de professores de Filosofia organizou, na Biblioteca, uma exposição de itens relacionados com filósofos e com a Filosofia. Neste ano, faremos ainda melhor: será um filósofo que estará na Escola para assinalar esse dia. É com muita satisfação que daremos as boas-vindas ao Professor André Barata, docente na Universidade da Beira Interior e, desde o passado mês de outubro, presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia.
O Professor André Barata já nos habitou à disponibilidade com que aceita os nossos convites. Realmente, esta é a segunda vez que vem à Escola partilhar o que pensa com alunos e professores. Há dois anos, no Dia Mundial da Filosofia, veio falar connosco sobre o sentido e a oportunidade da disciplina de Filosofia nos dias que correm. Já apoiou diretamente alguns alunos nossos no âmbito das pesquisas para os trabalhos sobre Temas e Problemas do Mundo Contemporâneo e da Cultura Científico-Tecnológica. Desta vez, vem falar sobre um tema que nos é muito querido aqui na Biblioteca: as notícias falsas e a importância da Filosofia no combate às notícias falsa. Infelizmente, devido ao contexto de pandemia só poderão estar presentes no colóquio duas turmas de alunos e alguns professores. No entanto, mais tarde, partilharemos aqui um resumo da conversa que iremos ter com o Professor, incluindo alguns textos com reflexões escritas pelos alunos e alunas presentes.
Para já, deixamos-vos um vídeo de uma entrevista a André Barata feita por um jovem entrevistador que poderias ser tu.

Bem-vindo Professor André Barata!

  Fonte:©https://www.youtube.com/watch?v=W9ZfZQu8WmM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...