No final do 1.º período, a Biblioteca Escolar de Valverde foi palco de uma tarde dedicada à celebração da leitura e do espírito natalício, num momento que juntou alunos, livros e reconhecimento. A festa de Natal serviu também para distinguir os melhores leitores do trimestre, evidenciando o envolvimento, a regularidade e o entusiasmo dos alunos nas requisições de livros. O texto que partilhamos de seguida foi gentilmente enviado pela professora Ana Batista, a quem agradecemos a colaboração e o contributo para a divulgação deste trabalho contínuo de promoção da leitura.
O dia dezasseis de dezembro marcou o final do 1.º período e, na Biblioteca Escolar de Valverde, a tarde foi dedicada à festa de Natal e também a distinguir os melhores leitores do trimestre.
As tardes de terça-feira são dedicadas à entrega e à requisição de novos livros e os alunos continuam a participar com grande entusiasmo. A afluência tem sido muito relevante, uma vez que durante o 1.º período foram requisitados quatrocentos e dois livros, num universo de quarenta alunos, o que corresponde a uma média de dez livros por aluno.
Feitas as contagens de requisições individuais chegou-se ao Pódio da Leitura do 1.º período.
Em terceiro lugar com dez livros requisitados, estão: Carlota Cordeiro, Dinis Catorze, Isadora Amoreira e Tomé Amoreira.
Em segundo lugar, com onze livros requisitados estão: Benedita Pires, Evelyn Santos, Hélio Afonso, Mateo Castillo, Tiago Salvado, Alice Calvário, Henrique Catorze, Lourenço Pinto e Matilde Lourenço.
Finalmente, no primeiro lugar, com um total de doze livros requisitados estão os seguintes alunos: Ema Geada, Francisco Batista, Leonor Santos, Maria Belacorça, Rui Simões, Francisco Pinto, Afonso Brito, Catarina Chaves, Dinis Camará, Emilio Castillo, Laura Araujo, Miguel Costa e Sónia Pinto.
De acordo com a posição ocupada, receberam medalhas (ouro, prata e bronze).
Neste ano letivo, os alunos continuam a demonstrar um elevado interesse, estando já familiarizados com a dinâmica das entregas e requisições. Mantêm os hábitos de leitura adquiridos nos anos anteriores, revelando uma regularidade consistente nas requisições.
É com grande satisfação que se verifica que os objetivos definidos no início do ano estão a ser alcançados, apresentando resultados positivos, com os alunos a evidenciarem um gosto cada vez maior pela leitura.
Os pequenos leitores da Biblioteca Escolar de Valverde estão, por isso, de parabéns!
[Texto: Prof.ª Ana Cristina Batista]
