A Chorona é um conto tradicional da América Latina, do género dramático, recolhido e dito pelos alunos do APS/TSJ20, na Área de Expressões, Ana Nogueira, Cátia Nunes, José Acosta, Alexandra Domingos (edição de áudio) e Filipa Gonçalves (voz). As alunas gostariam de o apresentar a uma instituição com o objetivo de acompanhar o idoso nas atividades para a promoção de um envelhecimento ativo, através de uma performance e leitura em voz alta.
sábado, 30 de outubro de 2021
A Lavadeira de Alverca - APS/TSJ20
A Lavadeira de Alverca é um conto tradicional do Fundão recolhido e dito pelas alunas do APS/TSJ20, Ana Carvalho, Maria Amaral, Nicole Leandro, Alexandra Domingos (edição de áudio), Ema Saramago e Sofia Salvado (vozes). As alunas gostariam de o apresentar a uma instituição com o objetivo de acompanhar o idoso nas atividades para a promoção de um envelhecimento ativo. Parabéns à professora e alun@s, uma excelente colaboração!
O Halloween está aí!
Quase, quase no dia de Halloween, recebemos da professora Cristina Cruz, um vídeo com uma coreografia do grupo de dança do Desporto Escolar do nosso Agrupamento. Obrigado professora e bailarinas. Feliz Halloween para todos!
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
MIBE nas Escolas do Salgueiro, Capinha e Fatela
Hoje celebrámos o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares nas turmas da Escolas do Salgueiro, Capinha e Fatela! Foi muito divertido!
Cuento de Caperucita Roja - lido por Margarida Barata, do 12CT1
Hoje trazemos-te a leitura de um conto tradicional, em espanhol, pela aluna Margarida Barata do 12ºCT1 do Agrupamento de Escolas do Fundão e que bem que a Margarida lê!
As Boas Raparigas Não Ganham ao Amor, Talulah Riley
E, de repente, a alegria, Manuel Vilas
Livro recomendado PNL2027 - 2020 2.º Sem. - Literatura - maiores 18 anos |
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Mixórdia de Temáticas, Série Miranda, Ricardo Araújo Pereira
A Vida Secreta das Abelhas, Sue Monk Kidd
Um romance sobre o poder transcendente do amor e a faceta feminina de Deus. Uma história que as mães gostarão de contar às filhas.
Lily cresceu na convicção de que, acidentalmente, matou a mãe quando tinha apenas quatro anos. Do que então aconteceu, ela tem não só as suas próprias recordações mas também o relato do pai. Agora, aos catorze anos, tem saudades da mãe, a quem mal conheceu mas de quem recorda a ternura, e sente uma desesperada necessidade de perdão. Vive com o pai, violento e autoritário, numa quinta da Carolina do Sul, e tem apenas uma amiga, Rosaleen, uma criada negra cujo semblante severo esconde um coração doce. Na década de 60, a Carolina do Sul é um sítio onde a segregação é ainda realidade. Quando, ao tentar fazer valer o seu recém- -conquistado direito de voto, Rosaleen é presa e espancada, Lily decide agir. Fugidas à justiça e ao pai de Lily, elas seguem o rasto deixado por uma mulher que morreu dez anos antes e encontram refúgio na casa de três excêntricas irmãs apicultoras. Para Lily esta vai ser uma viagem de descoberta, não só do mundo, mas também do mistério que envolve o passado de sua mãe.
"A Vida Secreta das Abelhas" é um romance sobre o poder transcendente do amor e a faceta feminina de Deus. Sue Monk Kidd, ao escrever sobre o que é misterioso, e até difícil, na vida, ilumina tudo o que esta tem de maravilhoso. Ela prova que uma família pode ser encontrada nos sítios menos prováveis – talvez não sob o nosso próprio tecto, mas no sítio mágico onde encontramos o amor.
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
MIBE na Escola E. B. 1 de Santa Teresinha
Hoje foi dia de celebrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares nas turmas da Escola E. B. 1 de Santa Teresinha. E foi tão divertido que até nos esquecemos de tirar fotos com todas as turmas. Mas tod@s @s alun@s estão de parabéns! Foram muito interventivos, aceitaram o nosso desafio e acertaram os países e continenentes de que faziam parte as histórias que levámos! Ficamos à espera dos excelentes resultados do segundo desafio!
Para o Meio da Rua, Ana Saldanha
«Tenho uma cave na minha infância, como todos temos uma cave, que pode ser no sótão ou ao fundo do jardim ou na nossa cabeça antes de adormecer; e uma árvore ao fundo do jardim. «Escrevi Para o Meio da Rua em honra e em memória da infância que tive e que não tive; e também das que tenho ouvido contar à minha volta. Qualquer semelhança com infâncias conhecidas dos meus leitores é pura coincidência intencional.»
As Benevolentes, Jonathan Littell
terça-feira, 26 de outubro de 2021
MIBE nas escolas de Alcaria e Pêro Viseu
Hoje foi dia de celebrar o MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, nas escolas E. B.1 de Alcaria e E. B1 e Pré-escolar de Pêro Viseu
Foi um dia muito divertido, cheio de lendas, fábulas e contos do mundo. @s alun@s participaram muito ativamente, adivinhando o país de cada uma das histórias lidas.
Agradecemos às professoras das escolas, que tão bem nos receberam, bem como à professora da equipa das bibliotecas, Cecília Neves.
Nas Escolas de Pêro Viseu, tivemos uma grande surpresa, pois as professoras prepararam com @s seus/suas alun@s um trava-línguas e um conto da Rússia. Foi delicioso ouvir "A panqueca doce" e saber o que fez o rato ao rei da Rússia!
E ainda fizeram uns desenhos lindíssimos que, em breve partilharemos!
O Que Dizem os Teus Olhos, Florencia Bonelli
Almas Cinzentas, Philippe Claudel
Vencedor do Prémio Renaudot, Almas Cinzentas foi considerado o romance preferido dos livreiros, segundo um inquérito conduzido pela revista Livres-Hebdo, bem como – segundo a revista Lire - o mais importante romance publicado em França durante o ano de 2003.
Um romance que, em jeito de thriller, toca o universal para revelar o ser humano em toda a sua fragilidade e grandiosidade.
Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos, Olga Tokarczuk
Texto de opinião sobre o filme "A Ganha-pão", por Beatriz Fradique - 8A
Partilhamos um texto de opinião enviado pela docente Rosa Antunes, escrito por Beatriz Fradique, do 8ºA.
Na semana de Comemoração do Dia da Dignidade assisti ao filme “A Ganha pão” que é um filme que retrata bastante a realidade dos dias de hoje no Afeganistão governado pelos Talibãs.
O filme tocou-me muito, pois eu não
tinha ideia da gravidade da situação. Às vezes, vivemos tão fechados no nosso
mundo que perdemos completamente a noção do que se passa ao nosso redor.
No Afeganistão, tratam as mulheres de uma
forma desumana e atroz! Uma mulher não pode abrir a boca ou chamar a atenção,
porque é logo razão para ser agredida, tem de estar sempre tapada, faça calor
ou faça frio, não pode nem ouvir música, nem praticar desporto nem sequer
aprender.
Isto é o quê?! Nem se pode considerar que isto é vida. Pois a vida delas baseia- se em ficar em casa a cuidar dos filhos e esperar que o marido chegue. Onde está a igualdade? Por que os Talibãs podem fazer o que quiserem, matar quem quiserem sem uma razão válida? Ainda que, na minha opinião, nunca há uma razão válida para matar
Chocou-me ver os Talibãs a retirarem o pai da Parvana à família por simplesmente dar às filhas e à esposa alguns ensinamentos básicos. Mas, infelizmente, é a realidade nesse país, várias pessoas são retiradas das famílias diariamente. Ver este filme fez-me refletir sobre este assunto, porque uns reclamam com tanto e outros sorriem com tão pouco, tal como a Parvana sorriu por poder andar livre pela rua, quando se disfarçou de rapaz, sendo que, para nós, que vivemos num mundo de paz e com alguns direitos humanos, andar na rua é uma coisa banal do dia a dia.
Temos de começar a valorizar mais o
que temos. E uma coisa que todos nós podemos fazer é dar alguns alimentos e
roupas, quando existem recolhas humanitárias, para ajudar esses países.
Tal como alguns portugueses foram para o Afeganistão e conseguiram resgatar pessoas, nós também podemos fazer a diferença nesses países com pequenos gestos, com a doação de roupa e de alimentos.
Beatriz Fradique, 8.º A
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Turmas de 4º ano - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
Hoje foi dia de celebrar o Dia das Bibliotecas Escolares, neste mês que é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Todos os anos a Rede de Bibliotecas Escolares define um tema.
O tema deste ano é "Contos de Fadas e Contos Tradicionais do Mundo". Pegando neste tema, pensou-se que se ajustava bem ao livro O Bem de Um Lobo, uma vez que o lobo é uma personagem sobre a qual muitos contos se escreveram. A título de exemplo, lembramos "O Capuchinho Vermelho", "O Lobo Mau e os Três Porquinhos", "Pedro e o Lobo", "O Lobo e os Sete Cabritinhos", "O Lobo e a Raposa", entre outros. Estes são contos onde, normalmente, o lobo surge como o mau da fita.
O Bem de um Lobo pretende, essencialmente, desmistificar esta ideia e explicar por que é que o lobo nos pode parecer mau. Mas, como em todas as histórias, há o outro lado, esse que o Fernando e a Carolina retrataram neste livro. Para além de falarem do livro, apresentaram as ilustrações e alertaram para a importância da conservação do lobo ibérico.
Assistiram à sessão as turmas de 4º ano da nossa escola, participando ativamente.
Agradecemos ao Fernando e à Carolina! Até breve!
EB1 de Valverde - Dia das Bibliotecas Escolares
Em todas as quartas segundas-feiras do mês de outubro, é celebrado o Dia das Bibliotecas Escolares. Neste dia 25 de outubro a efeméride foi especialmente comemorada na Biblioteca Escolar da EB1 de Valverde com a presença do escritor Fernando Teixeira e da ilustradora Carolina Baptista que apresentaram o livro “o bem de um lobo”. Esta apresentação foi particularmente importante na medida em que, neste ano, o MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares), tem por tema contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo. Quantos contos tradicionais por todo o mundo se referem ao lobo como um animal pérfido e cruel? O livro de Fernando Teixeira, para além de se apresentar como uma excelente história para crianças, destrói preconceitos e crenças pouco justificadas relativamente a esse bicho tão importante no equilíbrio ecológico das espécies. Esta sessão, preparada pela professora Cecília Neves, da equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas do Fundão, contou com a presença atenta e interventiva dos alunos da EB1 de Valverde acompanhados por todas as docentes daquela escola.
Obrigado, Fernando e Carolina, pela vossa disponibilidade e boas leituras aos alunos desta nossa Biblioteca em Valverde.
El Patito Feo - por Mariana Silvestre, 12ºCT1
Mais um conto, desta feita lido pela aluna Mariana Silvestre, do 12ºCT1, em espanhol! Agradecemos ao docente Ricardo Gaspar a colaboração com a nossa biblioteca neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
A Terra Pura, Alan Spence
Em 1858, Thomas Glover deixa Aberdeen, a sua cidade natal na Escócia, para ir trabalhar para Nagasáqui. Jovem, ambicioso, confiante e dotado de uma personalidade carismática, em pouco tempo domina o comércio do chá, da seda e do ópio, e mais tarde envolve-se na venda clandestina de armas ao xógum e aos seus adversários. Estes passos originarão uma delicada intriga política, que as suas ligações amorosas - cuja intensidade dramática viria a inspirar obras como Madame Butterfly e Miss Saigon - só irão agravar. A Terra Pura é uma saga exuberante sobre a viagem espiritual do homem cuja influência iria ajudar a mudar o destino do Japão até aos tempos modernos…
Instinto, Ashley Audrain
7 Histórias de Lucky Luke, Lucky Luke
Como o próprio nome indica este álbum é uma compilação de sete histórias curtas inicialmente editadas no jornal Lucky Luke: "O Desperado com Dentes de Leite", "A Hospitalidade do Oeste", "Maverick", "O Rival de Wyatt Earp", "O Vendedor Ambulante", "Passagem Perigosa" e "Sonata em Colt Maior". Sete histórias surpreendentes onde Lucky Luke, sempre acompanhado do seu emblemático cavalo Joly Jumper, passa pelas mais estranhas aventuras.
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
"A Parábola do Estudo" - conto popular chinês
Ainda no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, trazemos-te hoje um conto extraído do livro Contos Populares Chineses 5 - "A Parábola do Estudo".
O Amor É Para os Parvos, Manuel Jorge Marmelo
Numa solitária viagem ao passado, conversando com o espectro de uma mulher que continua a habitar o seu quarto, um homem revisita as memórias de uma antiga paixão, tornada impossível pelas próprias contradições que o amor encerra e pelos estranhos labirintos que a loucura do narrador arquiteta. Um monólogo íntimo e perturbador, que fala das palavras que nunca foram ditas e dos laços que são precisos desfazer para que a morte deixe de causar temor.
Filhos de Sangue e Osso, Tomi Adeyemi
Deus, Pátria, Família, Hugo Gonçalves
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
Exposição Pelo Mundo da Magia
A biblioteca da escola secundária do Fundão convida-te a visitares a exposição Pelo Mundo da Magia, como celebração do Halloween. Aproveita para conhecer os livros do Harry Potter que temos disponíveis para requisição!
Anarquistas Graças a Deus, Zélia Gattai
A Rainha do Cine Roma, Alejandro Reyes
"El califa, el pastor y la felicidad" - lido pela Matilde Marcelino do 12º CT1
Hoje trazemos uma leitura, pela Matilde Marcelino do 12º CT1, de um conto tradicional espanhol, "El califa, el pastor y la felicidad", deste site de contos espanhóis.
#MIBE 2021
Concurso "Mascarillas 2021"
O Concurso "Mascarillas 2021" é aberto a todos os alunos de Espanhol do AEF. Consulta o regulamento junto do teu professor de espanhol!
Junta-te ao projeto "Palabras a Tu Ritmo"!
Almoço de Domingo, José Luís Peixoto
Livro recomendado PNL2027 - 2021 1.º Sem. - Literatura - dos 15-18 anos - maiores 18 anos - Fluente
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
Mulheres e o Mar, Elsa Páscoa
O Barão Trepador, Italo Calvino
Livro recomendado PNL2027 - Antes 2017 - Literatura - dos 12-14 anos - Fluente |
A Guerra do Tabuleiro de Xadrez, Manuel António Pina
Livro recomendado PNL2027 - Antes 2017 - Literatura - dos 9-11 anos - Fluente
terça-feira, 19 de outubro de 2021
Histórias que ardem na boca, Alice Vieira, Catarina Fonseca, el Al
Projeto de Espanhol "Palabras a tu ritmo"
“Palabras a tu ritmo” é uma oficina de língua e cultura espanhola, que começou a funcionar na semana passada com a realização da sua primeira atividade no âmbito do "Día de la Hispanidad", desafio lançado ao grupo de dança do Desporto Escolar com uma coreografia divertida ao som de um ritmo latino-americano, "La Gozadera".
El león y el grillo - lido por Margarida Ruivo 12ºCSE
Hoje trazemos uma leitura, pela Margarida Ruivo do 12ºCSE, de um conto tradicional espanhol, "El león y el grillo", do livro 25 Cuentos Populares de España para descubrir su historia, Colorín Colorado.
#MIBE 2021
O Prodígio, Emma Donoghue
Livro recomendado PNL2027 - 2018 1.º Sem. - Literatura - dos 15-18 anos - Fluente |
O Rapaz que Nadava com as Piranhas, Oliver Jeffers
SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Quando o Estaleiro Simpson encerrou, as pessoas que tinham trabalhado ali tiveram de ir em busca do seu sustento noutros locais. Só o tio de Stanley ficou, transformando a casa da família numa empresa de conservas de peixe, o que tornou a vida de todos uma verdadeira loucura. Um dia Stanley descobre que uma feira popular itinerante tinha chegado à cidade. Ao visitá-la, fica tão fascinado que, incapaz de suportar por mais tempo viver na casa do tio, vai com a feira para longe dali, passando a trabalhar numa barraca onde havia peixinhos dourados. E foi assim que veio a conhecer Pancho Pirelli, um homem capaz de nadar com as piranhas.
Livro recomendado PNL2027 - Antes 2017 - Literatura - dos 9-11 anos - Mediana
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Projeto “Sou como sou. Promoção da autoestima em meio escolar”
Conto do Tibete
O príncipe perfeito
Era um príncipe excecionalmente belo. A sua postura
sobressaía de tal modo que não podia passear em nenhum lado sem que todos,
inclusivamente na corte, o fitassem embevecidos. Era tão incómodo e opressivo ter
de suportar constantemente os olhares e êxtases dos outros que o príncipe
idealizou um sistema de espelhos que refletia um retrato fiel que haviam feito
dele e dava a impressão de o reflexo do príncipe ser realmente o jovem
atraente. Desde que recorressem à artimanha num dos salões do palácio, as
pessoas apinhavam-se para ver o “príncipe”, e este chegava mesmo a misturar-se
com a multidão sem que ninguém reparasse nele. Estavam todos tão embevecidos
com o reflexo que não reparavam no príncipe.
DIZ O SÁBIO:
EXTASIADOS PELOS REFLEXOS, NÃO NOS APERCEBEMOS DA REALIDADE.
[In Contos Espirituais do Tibete, Ramiro Calle, Albatroz, distribuição Porto Editora 2021]
As turmas 8ºA, 8ºE e 8ºF e a professora Rosa Antunes lançam-te um desafio. Vamos tentar responder a estas perguntas e refletir sobre elas?
Perguntas:
- Não acontece a mesma coisa quando os jovens que postam
fotografias com filtros na internet, não deixam de conviver com os colegas de turma
nos intervalos?
- Ficamos quase sempre deslumbrados com a beleza física. Será que é mais importante do que a valorização das nossas qualidades, dos nossos talentos?
Frase de Ramiro Calle:
“Infinitamente mais importante do que o brilho da mente é o brilho do coração.”
O Bem de um Lobo, Fernando Teixeira e Carolina Baptista
Mensagens populares
-
Hoje, Dia Internacional da Mulher, os alunos e alunas do 7.º E quiseram homenagear todas as mulheres, pelo que produziram e realizaram um ví...
-
Chegou-nos hoje uma notícia maravilhosa: uma equipa de 4 alunos/as, passaram à 2ª fase, a nível Nacional do concurso mini COP ! A equipa Me...
-
A Biblioteca Escolar orgulha-se de apresentar dois trabalhos que estão a representar o Agrupamento de Escolas do Fundão na edição deste ano ...
Mensagem em destaque
E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?
Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...