sábado, 13 de outubro de 2018

Debate "Novos e Velhos Sentados à Mesa"

Decorreu no dia 12 de outubro, pelas 15h00, na biblioteca do Agrupamento de Escolas do Fundão, um debate entre duas gerações: jovens das turmas Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Serviços Jurídicos e Apoio Psicossocial e utentes do Lar da Nossa Senhora de Fátima, de Valverde, intitulado “Novos e Velhos Sentados à Mesa”, com o objetivo de assinalar o dia do Idoso que decorreu no dia 1 de outubro e o dia da Mundial Alimentação que irá decorrer no dia 16 de outubro.

Foi organizado pelo Projeto de Promoção e Educação para a Saúde e a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto EnvelhoSer LivroMente, em parceria com a Unidade de Cuidados à Comunidade, Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira e Rádio Cova da Beira, com o apoio da direção do Agrupamento de Escolas do Fundão.


Contou com os moderadores Ana Gil e Pedro Silveira, que conduziram de uma forma muito interessante e enriquecedora esta conversa.

Foi abordado o tema da alimentação, sempre na perspetiva antiga e atual, com questões sobre a proveniência dos alimentos, tipo e variedade de alimentos, pratos típicos, as refeições, modo de confeção e conservação dos alimentos, entre muitas outras.


Foi um debate muito agradável, onde os mais velhos tiveram um papel preponderante e ativo, intervindo e ensinando aos mais jovens “coisas dos seus tempos”, numa conversa que foi fluindo, já que “as conversas são como as cerejas” e que fez as delícias de todos quantos assistiram.

O debate terminou com um lanche surpresa para todos, onde se destacaram duas mesas: uma com os alimentos atuais e outra com os alimentos de antigamente. Foi um momento igualmente agradável de convívio entre as duas gerações.





Contou-se com a colaboração de dois alunos do 10º CT que estão no projeto LUZLINAR e que fizeram a cobertura fotográfica e filmaram a sessão para posterior edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Início das atividades do 3º período na Biblioteca Escolar de Valverde

O dia dez de abril marcou o início das atividades do 3.º período na Biblioteca Escolar de Valverde e foi dedicado a distinguir os melhores l...