segunda-feira, 7 de maio de 2012

Rubrica "A PÁGINAS TANTAS"

Hoje vamos divulgar um dos muitos e belos livros do escritor moçambicano Mia Couto: Raiz de orvalho e outros poemas. Porém, antes, gostaríamos de referir que este escritor, de nacionalidade moçambicana, mas filho de portugueses, foi recentemente galardoado com o prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos. Raiz de orvalho e outros poemas é uma obra dotada de imensa beleza, onde as raízes africanas ressaltam, não só através dos temas, como ainda da linguagem peculiar característica de Mia Couto. Percorrendo as folhas do livro, o nosso olhar recai neste e no outro e ainda no outro poema, tornando a nossa missão de escolher um, apenas, bem difícil. Por este motivo, decidimos que vos presentearíamos com o poema “Identidade”, o primeiro do livro, escrito em 1977. "Preciso ser um outro para ser eu mesmo Sou grão de rocha Sou o vento que a desgasta Sou pólen sem insecto Sou areia sustentando o sexo das árvores Existo onde me desconheço aguardando pelo meu passado ansiando a esperança do futuro No mundo que combato morro no mundo por que luto nasço" Muito belo, não acha? Já sabe, Mia Couto é um nome a reter. Raiz de orvalho e outros poemas é o meu conselho desta semana, eu, que sou a Margarida Ferreira.

1 comentário:

Mulheres do meu país, Maria Teresa Horta

Mulheres do meu País Deu-nos Abril o gesto e a palavra fala de nós por dentro da raiz Mulheres quebrámos as grandes barricadas dizendo: igua...