sexta-feira, 13 de abril de 2012

A PÁGINAS TANTAS

Vamos dar início a uma divulgação de livros que emitimos na RCB - Rádio Cova da Beira todas as sextas feiras. Embora já nos encontremos na 75ª emissão, aqui no blogue, será a primeira.

Começamos com A bicicleta que tinha bigodes, um conto escrito pelo jovem, mas conhecido escritor angolano Ondjaki.Devido à sua recente visita à nossa escola, este foi um dos livros que li em conjunto com os alunos.
Trata-se de uma história simples, mas complexa, simultaneamente, tendo como protagonista o narrador, um miúdo que,sabendo de um concurso literário promovido pela rádio local, o qual atribuía uma bicicleta como prémio ao vencedor, decide concorrer. O pior é mesmo escrever a história! As peripécias são muitas e o rapaz, Isaura e o Jorgetemcalma protagonizam muitos episódios, alguns deles hilariantes, tendo como espaço de fundo as ruas de Luanda, a capital angolana. Não é uma história para crianças, é uma história para todas as idades, através da qual é possível o leitor contactar com uma realidade africana, onde se lida com a falta de abundância, mas também com a alegria de viver, a irreverência juvenil, a sensatez da idade e com a própria escrita. O Tio Rui, escritor, possui uma caixa de histórias e diz que para se escrever é preciso ter ideias e coração.
Além de se maravilhar com as histórias todas que a história principal contém, pode descobrir como é a escrita africana, não só a nível dos assuntos, como também do vocabulário, da maneira de construir as frases.
Caro ouvinte, A bicicleta que tinha bigodes é uma leitura muito bem disposta, mesmo boa para o seu fim de semana!
A bicicleta que tinha bigodes é uma leitura obrigatória e é o meu conselho desta semana, eu, que sou a Margarida Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leituras Censuradas até hoje!

São as leituras censuradas até ao dia 24 de abril de 1974 que os nossos alunos recolheram e agora surgem no podcast «Leituras Censuradas». E...