Hoje, dia 12 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Leitura no Brasil, onde também é feriado nacional. É verdade que não estamos no Brasil, mas como temos muitos alunos brasileiros, pensamos ser um bom pretexto partilhar convosco a última atividade de leitura e animação de leitura na Biblioteca Escolar de Valverde. A professora, Ana Cristina Pacheco, dinamizou a leitura do livro “O Rei Cota”, de Margarida Castel-Branco, com ilustrações de Carla Antunes. Depois disso ainda houve um jogo de perguntas e respostas. Mas o melhor é lermos todos os detalhes que nos conta a professora Ana Cristina:
«No dia quatro de outubro realizou-se mais uma atividade de leitura na Biblioteca Escolar de Valverde, dando assim cumprimento e continuidade aos objetivos propostos inicialmente.
Realizaram-se duas sessões, uma para cada turma, e a escolha recaiu no livro “O Rei Cota”, escrito por Margarida Castel-Branco e ilustrado por Carla Antunes. Nele se conta a história de um Rei praticamente arruinado que vive num castelo com as suas três filhas e, que um dia, farto das privações, decide partir à aventura, não sem antes perguntar às filhas quais os presentes que pretendiam que ele lhes trouxesse.
Os alunos ouviram a leitura do livro com muita atenção, tanto pelo interesse que a aventura do Rei suscitou, como pelo facto de no final haver um jogo de perguntas e respostas.
Assim, terminada a leitura, cada turma foi dividida em dois grupos (o grupo das perguntas e o grupo das respostas). Um elemento do primeiro grupo lia uma pergunta e um elemento do outro grupo procurava a resposta correta. Depois, dois a dois, colavam o par certo numa cartolina.
Assim, a pouco e pouco, a história começou a tomar forma de cartaz que também foi completado com o título, uma imagem e informações sobre o livro. Houve ainda tempo para pintar as princesas e desenhar os presentes que elas pediram.
No final, as duas turmas mostram-se bastante orgulhosas dos seus cartazes que depois das habituais fotografias ficaram expostos na sala da Biblioteca.»
[Prof.ª Ana Cristina Pacheco]
Sem comentários:
Enviar um comentário