quinta-feira, 30 de setembro de 2021

A História de Catherine, Patrick Modiano

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Tal como o seu pai, a pequena Catherine usa óculos. E tal como a mãe, que vive em Nova Iorque, gostaria de vir a ser uma grande bailarina. E porque tem de tirar os óculos para dançar, Catherine descobre a vantagem de poder viver em dois mundos diferentes: o mundo real, assim como ela o vê quando tem os óculos postos, e um mundo pleno de doçura, vago e suave, quando os tira. Um mundo onde dança como num sonho…
 A História de Catherine é uma narrativa cheia de graça e de nostalgia de uma infância. Entre pai e filha a cumplicidade, muito simplesmente, ganha vida.

Livro recomendado PNL2027 - Antes 2017 - Literatura - dos 12-14 anos - Fluente

A Gaveta Mágica, António Mota

SINOPSE

Quando a gaveta mágica das histórias que existe na cabeça dos avós fica subitamente vazia, é sinal de que algo se passa. Mas o quê?
Quando isso aconteceu à avó do Santiago, o menino ficou muito triste. Também não era para menos! Ele gostava tanto das histórias que a avó costumava contar-lhe todas as noites, ao adormecer…

Mas o que o Santiago também percebeu foi que a avó tinha ficado tão ou mais triste que o neto, para além de preocupada e confusa. Foi então que o Santiago abriu a sua própria gaveta mágica das histórias e surpreendeu tudo e todos com a sua imaginação!

O Homem das Castanhas, Soren Sveistrup

SINOPSE

Uma tempestuosa manhã de Outubro. Num tranquilo subúrbio de Copenhaga, a Polícia faz uma descoberta terrível. No recreio de um colégio, uma jovem é encontrada brutalmente assassinada, e falta-lhe uma das mãos. Pendurado por cima dela, um pequeno boneco feito com castanhas.

A jovem e ambiciosa detective Naia Thulin é designada para desvendar o caso. Com o seu colega Mark Hess, um investigador que acabou de ser expulso da Europol, descobrem uma misteriosa prova sobre «o homem das castanhas», nome com que os media baptizaram o assassino. Existem evidências que o ligam a uma menina que desapareceu um ano antes e foi dada como morta: a filha da ministra Rosa Hartung.

Mas o homem que confessou o assassínio da menina, um jovem que sofre de uma doença mental, já está atrás das grades e o caso há muito tempo fechado. Quando uma segunda mulher é encontrada morta e, junto dela, mais um boneco de castanhas, Thulin e Hess suspeitam de que possa haver uma ligação entre o caso Hartung e as mulheres assassinadas.

Mas qual é a relação entre as duas mortes? Thulin e Hess entram numa corrida contra o tempo. O assassino tem uma missão e está longe de a terminar.

Sabes que vai dar, na Netflix, uma série feita a partir deste livro? Lê-o antes de veres

 

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

O Dilema, B.A. Paris


Da mesma autora de Ao Fechar a Porta, também existente na tua biblioteca, temos, agora, o último livro de B.A.Paris. 

SINOPSE

Livia faz quarenta anos e vai dar uma festa de arromba para compensar a do casamento, que nunca chegou a acontecer. Vão estar presentes todas as pessoas de quem mais gosta, exceto a filha, Marnie, que está a estudar no estrangeiro. Contudo, embora Livia adore Marnie, está secretamente satisfeita por a filha não poder estar presente. Livia tem de contar a Adam algo sobre a filha de ambos, mas está à espera do fim da festa para poderem desfrutar deste último momento de felicidade.

Adam quer que tudo seja perfeito para Livia e, por isso, combinou com Marnie a sua vinda a casa para surpreender a mãe no dia do aniversário. Durante o dia, Adam recebe uma notícia terrível. Tem de a contar a Livia, porque a festa não pode acontecer. Mas ela está tão feliz, tão entusiasmada… e os convidados estão prestes a chegar.

Neste livro de tirar o fôlego e partir o coração, acompanhamos o dia que irá mudar a história desta família para sempre. Até onde podemos ir para dar mais algumas horas - as últimas - de felicidade a quem amamos?

O Vício dos Livros, Afonso Cruz

SINOPSE

Na biblioteca do faraó Ramsés II estava escrito por cima da porta de entrada: «Casa para terapia da alma». É o mais antigo mote bibliotecário. De facto, os livros completam-nos e oferecem-nos múltiplas vidas. São seres pacientes e generosos. Imóveis nas suas prateleiras, com uma espantosa resignação, podem esperar décadas ou séculos por um leitor.

Somos histórias, e os livros são uma das nossas vozes possíveis (um leitor é, mal abre um livro, um autor: ler é uma maneira de nos escrevermos).

Nesta deliciosa colheita de relatos históricos e curiosidades literárias, de reflexões e memórias pessoais, Afonso Cruz dialoga com várias obras, outros tantos escritores e todos os leitores.

Este é, evidentemente, um livro para quem tem o vício dos livros.

Dois livros novos de O Bando das Cavernas, Nuno Caravela

                         

Conheces os livros de "O Bando das Cavernas" de Nuno Caravela? Vem descobri-los na tua biblioteca!

terça-feira, 28 de setembro de 2021

O Amigo das Sombras, Alex North


SINOPSE

Uma história terrível regressou do passado. Uma história que está a ceifar vidas. Uma após a outra.
Há 25 anos, Charlie Crabtree, um adolescente de sorriso sinistro e imaginação sombria, cometeu um homicídio tão chocante que atraiu um estranho tipo de infâmia, daqueles que só existem nos recantos mais obscuros da Internet. Agora, tudo aponta para que alguém tenha cometido um crime inspirado no seu.

Paul Adams lembra-se demasiado bem do caso: Crabtree e a vítima eram seus amigos. Apesar de sentimentos de culpa terem levado Paul a abandonar a sua aldeia natal, a idade avançada e o estado de saúde da mãe forçam-no a regressar. E é nessa altura que as coisas começam a correr mal.

A mãe, confusa e angustiada, insiste que está alguém em casa. Outro crime tem lugar. E alguém começa a seguir Paul. Todos estes acontecimentos o fazem relembrar a coisa mais inquietante daquele dia terrível ocorrido 25 anos antes. Não foi apenas o homicídio brutal. Foi o facto de, depois disso, Charlie Crabtree ter desaparecido sem deixar rasto...

A Biblioteca da Meia-Noite, Matt Haig

SINOPSE

PRÉMIO GOODREADS PARA MELHOR LIVRO DE FICÇÃO
Finalista dos British Book Awards para Melhor Livro de Ficção
Autor bestseller New York Times, Sunday Times e Amazon

Se pudesses escolher a melhor vida para viver, o que farias?

No limiar entre a vida e a morte, depois de uma vida cheia de desgostos e carregada de remorsos, Nora Seed dá por si numa biblioteca onde o relógio marca sempre a meia-noite e as estantes estão repletas de livros que se estendem até perder de vista. Cada um desses livros oferece-lhe a hipótese de experimentar uma outra vida, de fazer novas escolhas, de corrigir erros, de perceber o que teria acontecido se tivesse escolhido um caminho diferente. As possibilidades são infinitas e vários horizontes se abrem à sua frente.

Mas será que algum desses caminhos lhe proporciona uma vida mais perfeita do que aquela que conheceu? Na altura da escolha final, Nora terá de olhar para dentro de si mesma e decidir o que de facto lhe preenche a vida e o que faz com que valha a pena vivê-la.

A Biblioteca da Meia-Noite transformou-se num bestseller a nível internacional, com um milhão de livros vendidos em todo o mundo.

O Dia em que a Mata Ardeu, José Fanha

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente nos 3º, 4º, 5º e 6 anos de escolaridade.

A narrativa, perspectivada no âmbito da formação cívica, aborda a temática dos incêndios, procurando sensibilizar os mais novos para este verdadeiro e preocupante flagelo nacional.

Conjugando o rigor de um pedagogo no terreno há já vários anos e a subtileza da escrita de um grande autor que é também actor, José Fanha veicula a mensagem implicita no slogan: Portugal sem fogos depende de todos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Dia Europeu do Desporto na Escola em imagens

No âmbito da comemoração do Dia Europeu do Desporto na Escola, o grupo de Educação Física organizou no dia 24 de setembro, durante o período da manhã, a Maratona "300 minutos a correr sem parar". A atividade decorreu no pavilhão desportivo e participaram as turmas do 8ºE, 9ºE, 9ºB, 8ºC, 6ºA e 10ºCT2, num total de 116 alunos. Foi num clima de muita animação que os alunos de cada turma percorrem as 450 voltas ao campo do pavilhão, totalizando a distância de 54 km!

Parabéns participantes! Parabéns grupo de Educação Física!

Querido Mundo, A História de Uma Menina Síria Vítima da Guerra, Bana Alabed



SINOPSE

Quando Bana Alabed, uma menina de oito anos, acedeu ao Twitter para descrever os horrores da guerra na Síria, onde ela e a família viviam, as suas mensagens angustiantes emocionaram o mundo e deram voz a milhões de crianças inocentes. A infância feliz de Bana foi subitamente interrompida pela guerra civil no país, quando tinha apenas três anos. Ao longo dos quatro anos seguintes, ela testemunhou diariamente os efeitos de bombardeamentos, a destruição e o medo. Esta aterradora experiência culminou no violento cerco de Aleppo em que Bana, os pais e os dois irmãos mais novos ficaram encurralados, com escasso acesso a alimentos, água, medicamentos e outros bens essenciais.

Perante a permanente ameaça de morte causada pelas bombas implacáveis que caíam perto deles - uma delas destruiu por completo a casa onde habitavam -, Bana e a família não tiveram alternativa senão tentar deixar o cenário de violência em Aleppo e procurar, apesar de todos os riscos, um plano de evacuação para a Turquia. Escrito com as próprias palavras de Bana e incluindo cartas comoventes de Fatemah, sua mãe, Querido Mundo não é apenas um relato absorvente de uma família num país em guerra - é também um olhar único e pungente de uma criança sobre uma das maiores crises de sempre da Humanidade. Bana perdeu a sua melhor amiga, a escola que frequentava, o lar e a sua terra natal. Mas não perdeu a esperança - para ela e para todas as crianças do mundo que são vítimas e refugiadas de guerra e que merecem uma vida melhor.

Livro recomendado PNL2027 - 2018 1.º Sem. - Literatura - dos 9-11 anos - dos 12-14 anos - Fluente

Livros de Maria Teresa Maia Gonzalez



Livros de Ana Margarida de Carvalho

                         
SINOPSE de Que Importa a Fúria do Mar

Frente a frente, duas gerações de um Portugal onde, às vezes, parece que pouco mudou…
Numa madrugada de 1934, um maço de cartas é lançado de um comboio em andamento por um homem que deixou uma história de amor interrompida e leva uma estilha cravada no coração. Na carruagem, além de Joaquim, viajam os revoltosos do golpe da Marinha Grande, feitos prisioneiros pela Polícia de Salazar, que cumprem a primeira etapa de uma viagem com destino a Cabo Verde, onde inaugurarão o campo de concentração do Tarrafal.
Dessas cartas e da mulher a quem se dirigiam ouvirá falar muitos anos mais tarde Eugénia, a jornalista encarregada de entrevistar um dos últimos sobreviventes desse inferno africano e cuja vida, depois do primeiro encontro com Joaquim, nunca mais será a mesma.
Separados pelo tempo, pelo espaço, pelos continentes, pela malária e pelo arame farpado, os destinos de Joaquim e Eugénia tocar-se-ão, apesar de tudo, no pêlo de um gato sem nome que ambos afagam e na estranha cumplicidade com que partilham memórias insólitas, infâncias sombrias e amores decididamente impossíveis.
Que Importa a Fúria do Mar é um romance de estreia com uma maturidade literária invulgar que coloca, frente a frente, duas gerações de um Portugal onde, às vezes, parece que pouco mudou.

Brilhante no desenho dos protagonistas e recorrendo a um estilo tão depressa lírico como despojado, a obra foi finalista do Prémio LeYa em 2012 e considerado um dos livros do ano em 2013 pelo jornal Público. Venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Romance e Novela APE-DGLAB - 2013.

SINOPSE DE NÃO SE PODE MORAR NOS OLHOS DE UM GATO

Em finais do século XIX, já depois da abolição da escravatura, um tumbeiro clandestino naufraga ao largo do Brasil. Um grupo de náufragos atinge uma praia intermitente, que desaparece na maré cheia: um capataz, um escravo, um mísero criado, um padre, um estudante, uma fidalga e sua filha, um menino pretinho ainda a dar os primeiros passos... Todos são vencedores na morte, perdedores na vida. O mar, ao contrário dos seus antecedentes quotidianos, dá-lhes agora uma segunda oportunidade, duas vezes por noite, duas vezes por dia. Ao contrário do que pensam, não estão sós naquele cárcere, com os penhascos enquanto sentinelas, cercados de infinitos, entre o céu e o oceano. Trazem com eles todos os seus remorsos, todos os seus fantasmas. E mais difícil do que fazerem-se ao mar ou escalarem precipícios será ultrapassarem os preconceitos: os de raça, os de classe social, os de género, os de credo. Para sobreviverem, terão de se transformar num monstro funcional com muitos braços e muitas cabeças; serão tanto mais deuses de si próprios quanto mais se tornarem humanos e conseguirem um estado de graça a que poucos terão acesso: a capacidade de se colocarem na pele do outro.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Livros em francês

 


E estes livros em francês? Disponíveis na tua biblioteca!

Uma Criatura Feita de Mar, David Almond

SINOPSE

Um livro com histórias de rara beleza contadas por um escritor genial. São contos fascinantes, inspirados na infância do autor, que aqui nos apresenta um mundo povoado de fantasia e ilusão, de real e imaginário -um mundo que poderia ser o de qualquer um de nós e que cativa pela simplicidade, pelo amor e pela amizade que transparecem nas suas palavras. Cada história transmite valores éticos de que por vezes nos esquecemos. Uma viagem maravilhosa, da primeira à última página, para leitores de todas as idades.

A História de uma Serva, Margaret Atwood

SINOPSE

Uma visão marcante da nossa sociedade radicalmente transformada por uma revolução teocrática. A História de Uma Serva tornou-se um dos livros mais influentes e mais lidos do nosso tempo.
Extremistas religiosos de direita derrubaram o governo norte-americano e queimaram a Constituição. A América é agora Gileade, um estado policial e fundamentalista onde as mulheres férteis, conhecidas como Servas, são obrigadas a conceber filhos para a elite estéril.
Defred é uma Serva na República de Gileade e acaba de ser transferida para a casa do enigmático Comandante e da sua ciumenta mulher. Pode ir uma vez por dia aos mercados, cujas tabuletas agora são imagens, porque as mulheres estão proibidas de ler. Tem de rezar para que o Comandante a engravide, já que, numa época de grande decréscimo do número de nascimentos, o valor de Defred reside na sua fertilidade, e o fracasso significa o exílio nas Colónias, perigosamente poluídas. Defred lembra-se de um tempo em que vivia com o marido e a filha e tinha um emprego, antes de perder tudo, incluindo o nome. Essas memórias misturam-se agora com ideias perigosas de rebelião e amor.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Dans la Librairie La Plus Belle du Monde Lello



E que tal fazer uma visita à Livraria Lello em francês?

O Único e Incomparável Ivan, Katherine Applegate


 SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Chamam-me «O Único e Incomparável Ivan». Os nomes são meus, mas não definem quem sou. Sou o Ivan, apenas o Ivan, só o Ivan.

O Ivan é um gorila descontraído. Vive há largos anos no Centro Comercial junto à Saída 8 da autoestrada e já se habituou aos humanos que, diariamente, o fitam do lado de lá das paredes de vidro que o rodeiam. Raramente sente saudades da vida que levava na selva. Na verdade, são raras as vezes em que recorda esses tempos.
Em vez disso, o Ivan pensa nos programas de TV a que assiste, preocupa-se com a amiga Stella, uma elefante fêmea idosa, e com Bob, um cão vadio que gosta de o visitar. Mas, sobretudo, o Ivan gosta de pensar nos seus desenhos e na melhor forma de pintar o sabor de uma manga ou o som das folhas, com lápis coloridos e traços perfeitos.
Até ao dia em que conhece a Ruby: uma elefante bebé que fará com que o Ivan veja o seu lar e a sua arte com outros olhos. A chegada da Ruby proporciona grandes mudanças — e cabe ao Ivan fazer com que as coisas mudem para melhor…

Livro recomendado PNL2027 - Antes 2017 - Literatura - dos 12-14 anos - Fluente

O Avesso da Pele, Jeferson Tenório

SINOPSE

Agora que o pai morreu, inesperada e precocemente, Pedro tem pouco mais a que se agarrar senão aos ensinamentos e às memórias deixadas pelo pai, professor de Literatura na rede de ensino público. E homem negro, num país que julga os homens e as mulheres pela cor da pele. Esvaziado pela ausência, Pedro retraça os passos de Henrique nas ruas, procura vestígios seus nos pertences deixados no apartamento. Reduzido por vontade da mãe a uma relação intermitente com o pai, resta a Pedro a possibilidade de reconstruir ou imaginar o passado de Henrique enquanto homem, enquanto pai para, pelo caminho, procurar o entendimento de si próprio. Nesta rota íntima de Pedro, Jeferson Tenório faz uma delicada investigação das relações entre pais e filhos, ao mesmo tempo que esboça um retrato poderoso de um país sulcado pela segregação e pela pobreza, em que muitos não podem mostrar por vezes, nem sentir o seu avesso, esse espaço onde "entre músculos, órgãos e veias existe um lugar só seu, isolado e único".


quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Historia de Una Gaviota y Del Gato que le Enseno a Volar, Luis Sepúlveda

Já viste o livro que temos? Uma primeira edição, em espanhol, de 1996, do livro História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar do Luis Sepúlveda!

Noites no Sótão, Maria Teresa Maia Gonzalez

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Dinis é um jovem de dezoito anos, inteligente e bonito, de quem é fácil gostar e que, aparentemente, tem tudo para ser feliz. Mas a sua realidade é bem diferente. Com um pai alcoólico e violento, a sua vida é por vezes um verdadeiro inferno. Mas chega um momento em que Dinis não aguenta mais e acaba por sair de casa. No entanto, à semelhança de muitos outros heróis de Maria Teresa Maia Gonzalez, Dinis enfrenta todas as adversidades com uma força inquebrantável, sem nunca se desligar daqueles que lhe são queridos. E, com o tempo, vai-se apercebendo de um novo sentimento por Maria, a colega de escola que sempre o apoiou e por quem descobre que está apaixonado.

O Quanto Amei Fernando Pessoa e as Mulheres da Sua Vida, Sara Rodi

SINOPSE

« — Senhor Pessoa... Sente-se bem, senhor Pessoa?
Uns olhos grandes, de mulher, olham-no de forma perscrutante.
Dois universos a tentarem mergulhar nos seus.
— Bem, não posso dizer que me sinta. Se nem sei bem onde estou... Morri?
A mulher sorri, e sorriem também os seus olhos esverdeados, contorcidos em pequenas rugas de expressão que enchem o seu rosto de uma beleza sem artefactos.
— Não se preocupe, está do lado dos vivos. Mas dos vivos a precisarem de cuidados, para não irem para o lado de lá.»

28 de novembro de 1935. Fernando Pessoa dá entrada no Hospital de São Luís dos Franceses, em Lisboa, acometido de fortes dores no abdómen. A cumprir o seu turno, a enfermeira Alice procura tratar-lhe não só das dores físicas, mas também das maleitas da alma, desafiando-o a recordar a sua história, tão marcada pela presença de tantas figuras femininas.
Fernando Pessoa viveu a vida inteira rodeado de mulheres — e, ainda assim, reclamando da sua inabilidade para lidar com elas. As mulheres da família, como a mãe Maria, que parecia carregar o mundo às costas; as irmãs, que devolviam a Fernando Pessoa a sua infância perdida; Dionísia, a avó louca; as tias-avós «generalas»; a tia Anica e as sessões espíritas que organizava na sua casa... Também as mulheres com quem podia ter casado, como a eterna namorada Ofélia ou a inglesa Madge. As mulheres que o influenciaram, entre as figuras mais místicas do teu tempo e as escritoras que tentavam, tantas vezes em vão, afirmar-se. E as mulheres que o rodeavam: as empregadas, as vizinhas, as mulheres por quem morriam de amores os amigos...
Num tempo em que tanto se discutia o papel da mulher na vida pública e privada —, discussão que se arrasta até aos dias de hoje —, Fernando Pessoa é levado a questionar-se sobre a forma como cada uma das mulheres com quem se cruzou terá influenciado o seu percurso. A sua obra. O seu destino.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Migrantes, Issa Watanabe

SINOPSE

Migrantes, refugiados, deslocados. Órfãos e viúvas, filhas e pais. Naufragados? Resgatados? Apátridas, desaparecidos, ilegais. Campos e montanhas, rios e correntes, mares e muros. Êxodo, guerra, terror. Fome. Crise? Pacto? Direitos humanos? Silêncio.

Migrantes, um livro silencioso e um poema ilustrado. Onde a coragem e a esperança são a jangada; onde a empatia e o amor são a nossa salvação.

Prémio Sorcières 2021

À Sombra da Vida, Margarida Fonseca Santos

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

A Beatriz, a Madalena e o Henrique eram amigos inseparáveis, até a Beatriz começar a comportar-se de uma forma estranha. Torna-se mais reservada, como se escondesse qualquer coisa.
Quando as notas baixam e a Beatriz começa a perder a cabeça em situações aparentemente simples, a Madalena e o Henrique entram em campo. Só com a ajuda destes dois amigos, a Beatriz conseguirá recuperar a alegria e a estabilidade perdidas. Pelo caminho, fica o percurso doloroso da mãe, desanimada por um divórcio difícil e pelo álcool, o remédio envenenado que lhe entorpece os dias.
Vem daí conhecer estas vidas e descobrir que afinal é mesmo verdade: juntos somos mais fortes…

O Café dos Gatos, Anna Sólyom


SINOPSE

Uma história cativante sobre a natureza humana e a infinita sabedoria felina.

Quase com 40 anos, Nagore sente que a sua vida falhou. Acabou de se separar do namorado, deixou o emprego em Londres e está de regresso a Barcelona, onde tem de começar do zero. O único trabalho que consegue encontrar é como empregada num café de gatos, o Neko Café - logo ela, que tem pânico de gatos. Parece que o destino não pára de lhe pregar partidas.

Assim que abre pela primeira vez a porta do Neko Café e vê não um, não dois, mas sete gatos, Nagore prevê um novo desastre na sua vida. No entanto, com o passar dos dias, a experiência revela-se transformadora. Cada um dos sete mestres do Neko - gato em japonês - irá revelar-lhe um segredo. Pouco a pouco, Nagore aprende a aceitar e a manter o espírito aberto: um primeiro passo para descobrir o caminho para a felicidade.

Fresco, original e bem-humorado, este é um romance sobre a arte da felicidade - que espreita, a cada dia, nas mais pequenas coisas.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Cidadania e Desenvolvimento, Atividades para sala se aula, 1º ciclo


SINOPSE

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, este livro apresenta um conjunto de atividade práticas para a sala de aula, para os 12 domínios obrigatórios da disciplina no 1º ciclo, e respetivas grelhas de avaliação, apoiando o trabalho a realizar por professores e alunos nas escolas.

Esta obra contém um conjunto de propostas de natureza interdisciplinar organizadas segundo os diferentes domínios definidos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e de acordo de acordo com os referenciais da Direção-Geral de Educação.

A abordagem das atividades privilegia ainda o desenvolvimento dos princípios, dos valores e das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Conjunto de atividades para os 12 domínios obrigatórios e 2 domínios opcionais (bem-estar animal e voluntariado) no 1º Ciclo.
Convergência com o Perfil dos Alunos e Aprendizagens Essenciais das disciplinas.

Mais de 70 recursos de apoio e grelhas para avaliação de competências na Aula Digital.

Refugiados e Migrantes, Ceri Roberts

SINOPSE

Por vezes, as crianças ouvem palavras nas notícias que não entendem e que as deixam preocupadas. Com ilustrações lindíssimas e uma linguagem acessível, Refugiados e Migrantes procura responder às suas perguntas e oferecer soluções encorajadoras.

Ajude os seus filhos a entender o que significa ser refugiado ou pedir asilo, as razões que podem levar alguém a ter de deixar tudo para trás e, em especial, as dificuldades que as crianças deslocadas sentem ao chegar ao seu país anfitrião.

Maus, Art Spiegelman

SINOPSE

Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada por si próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman. O livro é considerado um clássico contemporâneo da BD. Foi publicado em duas partes: a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prémio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Com uma nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazis ganham feições de gatos; os polacos não-judeus são porcos e os americanos, cães. Este recurso à imagética da fábula, aliado à ausência de cor, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações.
De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo da BD e da literatura em geral, e um relato histórico de valor inestimável.

Livro recomendado PNL2027 - Antes 2017 - Literatura - dos 12-14 anos - Fluente

Rio Profundo, Shusaku Endo


SINOPSE

Entre um grupo de turistas japoneses que partiu para uma viagem à Índia, quem encontrará a paz e a regeneração da alma e do coração de que cada um tanto precisa?
Romancista católico, Endo escolheu deliberadamente os lugares sagrados de uma outra religião para melhor transmitir aquela que foi a sua derradeira mensagem: a de um Deus universal que aceita todos aqueles que sofrem.

Tudo se passa nas margens do Ganges, o rio sagrado da Índia, em torno de cinco japoneses que para aí convergem numa viagem que é tanto física quanto espiritual. Assombrados pelo seu passado, todos eles enfrentam uma ampla gama de dilemas morais e vão em busca de algo que perderam. Isobe, que chora a morte da mulher, procura um sinal da sua reencarnação.

Kiguchi, um sobrevivente dos horrores da guerra na selva da Birmânia, tem esperança de poder dar descanso às almas dos camaradas que viu morrer na Autoestrada da Morte. Numada, escritor de contos para crianças que se separou dos animais que amava e sobreviveu a uma doença grave, procura conforto junto da Natureza.

Mas o Ganges é também o local do reencontro de Otsu, um padre japonês rejeitado pelos seus irmãos católicos, e Mitsuko, a mulher que o seduziu nos seus tempos de estudante universitário e que o tentou arrancar à sua fé cristã.

domingo, 19 de setembro de 2021

Desporto Escolar - inscrições abertas

Gostas de praticar atividade física? Preocupas-te com a tua saúde física e mental? Queres experimentar modalidades novas? Fazer parte de um clube muito divertido? Inscreve-te junto do teu professor de educação física na modalidade que mais gostares.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Querida Ijeawele - Como Educar para o Feminismo, Chimamanda Ngozi Adichie


SINOPSE

Quando uma amiga lhe perguntou como devia educar a filha como feminista, Chimamanda Ngozi Adichie respondeu com uma carta: Querida Ijeawele…
Neste texto intimista, a escritora faz 15 sugestões. O seu objetivo? Fortalecer as novas gerações de mulheres e proporcionar-lhes ferramentas para crescerem com um maior sentido de identidade e independência. Da aparência à parentalidade, do casamento à sexualidade e até mesmo à escolha dos brinquedos na infância, a autora explora temas fundamentais e incita as mulheres a desprenderem-se dos velhos mitos. É uma das vozes mais poderosas que se erguem num debate que não é apenas importante - é necessário e urgente.

Querida Ijeawele é um texto curto mas repleto de sabedoria. Um manifesto sobre o feminismo que não é apenas para mulheres. Porque o feminismo não pressupõe a exclusão dos homens. Pressupõe a igualdade de direitos para todos. Com humor, inteligência e compaixão, Chimamanda Ngozi Adichie reflete sobre o que significa ser mulher nos dias de hoje, numa obra que promete ser revolucionária… e que pretende apenas um mundo mais justo.


 

Os Piores Profs do Mundo, David Walliams


Já temos o último livro do teu escritor preferido, David Walliams! Vem à biblioteca para te darmos a conhecer Os Piores Profs do Mundo!

SINOPSE

Achas que os teus professores são uma seca? Espera até conheceres estes.
São 10 no total, e esta é apenas uma seleção dos piores e mais assustadores professores do mundo. Não são uma seca, não... mas cuidado com eles!
Depois, não digas que não te avisámos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Águas Passadas, João Tordo

Acabadinho de sair, já temos este fantástico thriller de João Tordo!

SINOPSE
Durante treze dias de Janeiro de 2019, a chuva cai sem misericórdia sobre Lisboa. É quando aparece a primeira vítima, na praia de Assentiz: uma jovem de quinze anos trazida pela maré. O seu corpo apresenta marcas de sofisticada malvadez. A primeira agente no local é Pilar Benamor, uma subcomissária da PSP cuja coragem e empenho em descobrir a verdade ocultam segredos dolorosos.

A jovem vítima é Charlie, filha de um empresário inglês, mas logo a vítima de um segundo crime brutal um rapaz de dezassete anos aparece na floresta de Monsanto, em condições inenarráveis. Estas duas mortes prematuras e violentas abrem caminho a uma investigação que irá descarnar a alta sociedade portuguesa e o submundo do crime.

Ao longo desse inclemente mês de Inverno, Pilar desbrava caminho na investigação, contra tudo e todos e com a ajuda de Cícero, um misterioso eremita.

Desobedecendo a ordens superiores e colocando a própria vida em risco, vai penetrar no mundo escuro e tenebroso de um psicopata, enquanto luta com os fantasmas que há muito carrega: um pai polícia que morreu em serviço, um vício que a consome e a vulnerabilidade num mundo dominado por homens.

Depois da estreia no género com A Noite em Que o Verão Acabou, João Tordo regressa com um policial de ritmo imparável e delicada sensibilidade, que vai ao âmago dos nossos piores medos.

Endireita-te, Rémi Courgeon

SINOPSE

Adjoa, endireita-te! Em Djougou, para que uma menina cresça, põem-lhe coisas na cabeça: café, feijão, bananas, sonhos, jerricãs e até segredos difíceis de guardar.

E é de dentes cerrados e cabeça erguida, como lhe ensinaram, que Adjoa nos diz como foi pesando cada objecto, cada gesto e sentimento, desde pequenina a crescida.

Uma história contada em jeito poético e inusitado, que nos mostra como se podem transformar objectos de dor em actos de amor.


 

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Dia Europeu do Desporto Escolar

No próximo dia 24 de setembro comemora-se o Dia Europeu do Desporto Escolar.

 O Agrupamento de Escolas do Fundão vai comemorar este Dia com a realização de uma maratona de 300 minutos a correr sem parar. No dia 24, desde as 8:30 às 13:00, haverá sempre um aluno a correr não podendo haver pausas.

Sabias que os atletas olímpicos Patrícia Mamona, Nélson Évora, Tiago Pereira, Marta Pen, Cátia Azevedo, Pedro Pichardo (em Cuba) e Lorene Bazolo (no Congo) iniciaram-se no atletismo no Desporto Escolar?

Participa nesta iniciativa falando com o teu professor de Educação Física!



Quando For Grande Quero Ser Criança, Adélia Carvalho

Novo livro disponível na tua biblioteca: 


SINOPSE

Era uma vez um menino que não queria ser grande. E, por isso, lançou o aviso: quando crescer, vai continuar a ser criança.
Afinal, quem não quer continuar a saltar nas poças, fazer birras, não comer a sopa, esfolar os joelhos, fazer perguntas, jogar à bola, rir à gargalhada, fugir do bicho-papão e dormir na cama dos pais



Le Petit Nocolas, Sempé-Goscinny

                                      

Também temos novos livros em Francês.

SINOPSE:

"Savez-vous qui est le petit garçon le plus impertinent, le plus malin et le plus tendre aussi? À l’école ou en famille, il a souvent de bonnes idées et cela ne lui réussit pas toujours. Vous l’avez tous reconnu. C’est le petit Nicolas évidemment!
La maîtresse est inquiète, le photographe s'éponge le front, le Bouillon devient tout rouge, les mamans ont mauvaise mine, quant à l'inspecteur, il est reparti aussi vite qu'il était venu. Pourtant, Geoffroy, Agnan, Eudes, Rufus, Clotaire, Maixent, Alceste, Joachim… et le petit Nicolas sont – presque – toujours sages…

Un chef-d'œuvre d'humour et de tendresse. Édition illustrée en couleurs."


Já disponível na tua biblioteca!

Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...