quarta-feira, 9 de outubro de 2024

O Poder das Palavras

No âmbito do projeto “Sou como sou” e da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, os alunos das turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºD e 9ºB fizeram uma reflexão a partir da leitura do texto de opinião que Sandra Duarte Tavares, professora do Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa), e consultora do Ciberdúvidas, publicou na edição em linha da revista Visão, em 17/01/2017.

Destacam-se os seguintes excertos: 

“As palavras têm um podertremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um podertremendo. Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa vida.”[…]

Sabiam que podem mudar o dia de alguém com uma calorosa saudação? «Bom dia, como está?» 

Experimentem, sempre que comunicam, escolher palavras com carga afetiva positiva! Por exemplo, se substituírem a palavra problema por situação, o problema parece tornar-se mais pequeno, não parece? Ou então acrescentar adjetivos robustos quando agradecem a alguém: «Obrigada pela sua preciosa, valiosa ajuda».

Se queremos relações pessoais e profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e abusemos das palavras positivas na nossa vida. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe mas também, e sobretudo, a quem as oferece.”

Vale a pena praticar!

Os alunos também elaboraram um painel com mensagens positivas que poderão oferecer no dia 10 de outubro.

      





Dia Europeu das Línguas - português do 8º ano

 Ainda a propósito do Dia Europeu das Línguas, deixamos uma pequena mostra de trabalhos realizados por alunos do 8º ano, no âmbito da disciplina de português.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Cesário Verde e a Modernidade: uma tertúlia na Biblioteca

Na sexta-feira, 4 de outubro, realizou-se na biblioteca da Escola Secundária do Fundão uma tertúlia sobre a temática Cesário Verde e a Modernidade, dinamizada pela professora doutora Cristina Maria da Costa Vieira, que leciona na Universidade da Beira Interior, desde 2005 e leciona unidades curriculares de Literatura Barroca e Neoclássica, Literatura Moderna e Contemporânea, História da cultura Brasileira e Literaturas Orais e Marginais, para além de ser diretora do Mestrado de Estudos Lusófonos.

No âmbito do estudo de Cesário Verde, as turmas de 12.ºCT1, 12.ºCT2 e alguns alunos do 12.º ano CTAV participaram nesta tertúlia, com o intuito de aprofundarem o conhecimento sobre este autor. José Joaquim Cesário Verde, mais conhecido por Cesário Verde, nasceu em Lisboa em fevereiro de 1855. É um dos maiores poetas portugueses, sendo considerado um dos pioneiros do modernismo. A sua poesia nunca foi aceite pelos críticos literários, muito devido ao facto de ter uma poesia diferente do que se fazia na altura. Posteriormente, após a sua morte, foi reconhecido e admirado por outros autores da literatura portuguesa, tal como Fernando Pessoa, Sá Carneiro e Mário Cesariny.

Assim, a professora Cristina Vieira, com o seu conhecimento e entusiasmo, cativou e motivou, desde o início, os alunos que participaram ativamente, respondendo às suas perguntas, o que tornou a apresentação mais dinâmica.

[Núcleo de estágio]





(…)

Como é saudável ter o seu conchego,

E a sua vida fácil! Eu descia,

Sem muita pressa, para o meu emprego,

Aonde agora quase sempre chego

Com as tonturas duma apoplexia.


E rota, pequenina, azafamada,

Notei de costas uma rapariga,

Que no xadrez marmóreo duma escada,

Como um retalho da horta aglomerada

Pousara, ajoelhando, a sua giga.


E eu, apesar do sol, examinei-a.

Pôs-se de pé, ressoam-lhe os tamancos;

E abre-se-lhe o algodão azul da meia,

Se ela se curva, esguelhada, feia,

E pendurando os seus bracinhos brancos.

(…)

“Bairro Moderno”, Cesário Verde

Dia Mundial do Professor - 5 de outubro

Na sexta feira, 4 de outubro, o Núcleo de Estágio de Português-Espanhol e o Núcleo de Estágio de Educação Física ofereceram aos docentes da Escola Secundária do Fundão uma pequena lembrança para valorizar o Dia do Professor, que se comemora no dia 5 de outubro.

Neste sentido, os professores estagiários elaboraram uns marcadores de livros com frases e citações alusivas à profissão docente, com o intuito de relembrar que ser professor é uma profissão importante e que, sem os professores, o mundo não existiria da forma como o conhecemos.

Como futuros professores, os núcleos de estágio consideraram que não podiam deixar de destacar este dia, realçando o esforço e dedicação que os docentes fazem todos dias, para conseguir educar e formar as nossas crianças e jovens.

                                                 [Núcleo de Estágio de Português-Espanhol e Núcleo de Estágio de Educação Física]


O Poder das Palavras

No âmbito do projeto “Sou como sou” e da comemoração do  Dia Mundial da Saúde Mental , os alunos das turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºD e 9ºB fizeram uma...