quinta-feira, 31 de outubro de 2024

MIBE - Mês das Bibliotecas Escolares termina em grande

Todos os anos se celebra, durante o mês de outubro, o MIBE - Mês Internacional da Bibliotecas Escolares. O tema deste ano foi "A Ligar Comunidades".

Este ano os professores bibliotecários ligaram comunidades em 12 sessões de leituras dinâmicas para 22 turmas de alunos do 1º ciclo e pré-escolar. Agradecemos a todos os professores do 1º ciclo e pré-esclar com os quais articulamos esta atividade e, em particular, aos alunos que participaram com o entusiasmo que lhes é muito característico.

Contamos tudo neste vídeo que partilhamos!

O Grupo de Dança está de volta à Biblioteca Escolar para mais uma performance de Halloween

Este ano, as professoras do grupo de Educação Física, Clara Barbosa e Cristina da Cruz, em articulação com a Biblioteca Escolar, trazem-te mais uma coreografia fabulosa do Grupo de Dança/Desporto Escolar do Agrupamento. A esta equipa extraordinária, juntaram-se os professores do Núcleo de Estágio de Educação Física que em muito contribuíram para a excelência desta produção. Mais uma vez a leitura se aliou à dança numa coreografia que resultou de forma espetacularmente assustadora! Parabéns professoras, professores estagiários e alunas! 

Um excelente Halloween para todos, com muitas leituras assustadoramente boas!



Grupo de dança

Grupo de dança

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação 2024 na Biblioteca Escolar da EB1 de Valverde

Aqui está a primeira notícia do ano da "nossa mais nova", a Biblioteca Escolar da EB1 de Valverde. A professora Ana Baptista, dinamizou uma atividade no Dia Mundial da Alimentação e fez-nos chegar algumas imagens. Os alunos indicaram-nos o temas e os objetivos deste dia, para além de nos brindarem com umas quadras extraordinárias sobre a alimentação. Partilhamos, em seguida, o texto que nos enviou a professora Ana.



As atividades na Biblioteca Escolar de Valverde tiveram início no passado dia oito de outubro. 
Durante este ano letivo, pretende dar-se continuidade ao trabalho realizado no ano anterior e alcançar diversos objetivos, entre os quais se destacam, pela sua abrangência e importância, a sensibilização das crianças para a construção de um projeto pessoal de leitor e o incentivo do gosto pela leitura como instrumento de trabalho, de ocupação de tempos livres, contribuindo para o desenvolvimento cultural dos utilizadores.
Foi feita a receção aos alunos com uma explicação sobre os diversos espaços da biblioteca e sobre as regras a respeitar naquele local. Seguidamente, foi distribuído um folheto com informações sobre a importância da leitura na vida das crianças para ser entregue aos pais. Para finalizar, os alunos requisitaram livros para leitura domiciliária.
No dia catorze de outubro realizou-se a primeira sessão com a turma VAL3 e, como estamos perto da data, o tema foi “Dia Mundial da Alimentação”. Para iniciar houve um diálogo com os alunos sobre o significado do dia e das reflexões que ele nos proporciona. Depois, através de uma ”Chuva de Ideias” foram registadas, no quadro, palavras relacionadas com alimentação. Essas palavras e outras deram origem a um poema com quatro quadras que a seguir se transcreve:

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Para termos saúde e força
Temos de saber comer
Na Roda dos Alimentos
Nós vamos aprender.

Para ser equilibrada
De cada grupo vou escolher
Um ou mais alimentos
E da água não me vou esquecer.

Peras, uvas e framboesas
Morangos mirtilos e maçãs
Laranjas, amoras e tomates
Figos, melancias e romãs
Fazem falta gorduras
Frutas e vegetais
Leite, queijo e iogurte
Carne, peixe e cereais.

Para finalizar o poema foi lido em voz alta e depois foi feita uma gravação do mesmo e outra sobre os objetivos do Dia Mundial da Alimentação.
Foi uma manhã produtiva e certamente irá marcar o percurso de formação de leitores atentos, curiosos capazes de refletir e opinar.

[Prof. Ana Cristina Pacheco]

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

O Bibliofit está de volta, com Afonso Sousa do TAS24

Resultante de uma parceria entre a Biblioteca e o Grupo de Educação Física, o Bibliofit é uma rubrica que nos acompanha há já bastante tempo. 

À semelhança do passado ano letivo, esta rubrica volta a surgir, envolvendo o Núcleo de Estágio de Educação Física

Aqui está o Bibliofit de outubro, que conta com a participação do Afonso Sousa, do TAS24. 

Obrigado professores estagiários e Afonso!

Se quiserem fazer mais exercícios, aconselhamos a consulta das várias rubricas do Bibliofit compiladas no sítio em linha da Biblioteca Escolar, que pode consultar aqui!

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

O Problema (de Matemática) do mês está de volta!

Olá alunos do 2.º e 3.º ciclo!

Aí está a edição de 2024-2025 do Problema (de matemática) do Mês!

Lembras-te que o “Problema do Mês” é um concurso da Biblioteca destinado aos estudantes de matemática do 5.º ao 9.º ano que frequentam o AEF, certo?

Faz o "download" dos enunciados do problema e tenta resolvê-lo. Depois, explicas-nos como fizeste, enviando uma fotografia ou um "scan" da resolução para bibliotecas@esfundao.pt indicando o teu nome e a tua turma.

Não te esqueças de que necessitas dos quatros passos de resolução de um problema:

1 - Interpretar a informação (os dados)

2 - Pensar num plano de resolução.

3 - Aplicar o plano de resolução.

4 - Verificar a resolução.

Como sabes, temos prémios simpáticos para as três primeiras resoluções corretas que nos chegarem…. (bem, para os restantes concorrentes também há uma lembrança!😄). Todos terão direito a um certificado de participação. O vencedor ficará nomeado "matemático do mês" durante um mês. 

Vamos a isso, futuro provável “matemático do mês”? 

Não te esqueças que tens de responder ao problema da forma mais completa e clara possível e a resolução da fotografia também tem de ter qualidade. Como a concorrência tem sido muito forte, a aparência da tua folha de resposta também conta. Por isso, limpinho, limpinho! Nada de riscos desnecessários e rasuras! Ah, e nada de pedidos de ajuda aos adultos aí por perto. Com a Inteligência Artificial conseguimos descobrir se foste mesmo tu a resolver ou se foi alguém por ti! 😆

Se és aluno do 2.º ciclo (5.º e 6.º ano), descarrega o problema aqui.

Se és aluno do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano), descarrega o problema aqui.

Ficamos a aguardar as tuas respostas. 

Bom trabalho! 

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

O Poder das Palavras

No âmbito do projeto “Sou como sou” e da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, os alunos das turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºD e 9ºB fizeram uma reflexão a partir da leitura do texto de opinião que Sandra Duarte Tavares, professora do Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa), e consultora do Ciberdúvidas, publicou na edição em linha da revista Visão, em 17/01/2017.

Destacam-se os seguintes excertos: 

“As palavras têm um podertremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um podertremendo. Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa vida.”[…]

Sabiam que podem mudar o dia de alguém com uma calorosa saudação? «Bom dia, como está?» 

Experimentem, sempre que comunicam, escolher palavras com carga afetiva positiva! Por exemplo, se substituírem a palavra problema por situação, o problema parece tornar-se mais pequeno, não parece? Ou então acrescentar adjetivos robustos quando agradecem a alguém: «Obrigada pela sua preciosa, valiosa ajuda».

Se queremos relações pessoais e profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e abusemos das palavras positivas na nossa vida. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe mas também, e sobretudo, a quem as oferece.”

Vale a pena praticar!

Os alunos também elaboraram um painel com mensagens positivas que poderão oferecer no dia 10 de outubro.

O poder      

poder

poder

poder

poder

poder

Dia Europeu das Línguas - português do 8º ano

 Ainda a propósito do Dia Europeu das Línguas, deixamos uma pequena mostra de trabalhos realizados por alunos do 8º ano, no âmbito da disciplina de português.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Cesário Verde e a Modernidade: uma tertúlia na Biblioteca

Na sexta-feira, 4 de outubro, realizou-se na biblioteca da Escola Secundária do Fundão uma tertúlia sobre a temática Cesário Verde e a Modernidade, dinamizada pela professora doutora Cristina Maria da Costa Vieira, que leciona na Universidade da Beira Interior, desde 2005 e leciona unidades curriculares de Literatura Barroca e Neoclássica, Literatura Moderna e Contemporânea, História da cultura Brasileira e Literaturas Orais e Marginais, para além de ser diretora do Mestrado de Estudos Lusófonos.

No âmbito do estudo de Cesário Verde, as turmas de 12.ºCT1, 12.ºCT2 e alguns alunos do 12.º ano CTAV participaram nesta tertúlia, com o intuito de aprofundarem o conhecimento sobre este autor. José Joaquim Cesário Verde, mais conhecido por Cesário Verde, nasceu em Lisboa em fevereiro de 1855. É um dos maiores poetas portugueses, sendo considerado um dos pioneiros do modernismo. A sua poesia nunca foi aceite pelos críticos literários, muito devido ao facto de ter uma poesia diferente do que se fazia na altura. Posteriormente, após a sua morte, foi reconhecido e admirado por outros autores da literatura portuguesa, tal como Fernando Pessoa, Sá Carneiro e Mário Cesariny.

Assim, a professora Cristina Vieira, com o seu conhecimento e entusiasmo, cativou e motivou, desde o início, os alunos que participaram ativamente, respondendo às suas perguntas, o que tornou a apresentação mais dinâmica.

[Núcleo de estágio]

Tertúlia

Tertúlia

Tertúlia

Tertúlia

(…)

Como é saudável ter o seu conchego,

E a sua vida fácil! Eu descia,

Sem muita pressa, para o meu emprego,

Aonde agora quase sempre chego

Com as tonturas duma apoplexia.


E rota, pequenina, azafamada,

Notei de costas uma rapariga,

Que no xadrez marmóreo duma escada,

Como um retalho da horta aglomerada

Pousara, ajoelhando, a sua giga.


E eu, apesar do sol, examinei-a.

Pôs-se de pé, ressoam-lhe os tamancos;

E abre-se-lhe o algodão azul da meia,

Se ela se curva, esguelhada, feia,

E pendurando os seus bracinhos brancos.

(…)

“Bairro Moderno”, Cesário Verde

Dia Mundial do Professor - 5 de outubro

Na sexta feira, 4 de outubro, o Núcleo de Estágio de Português-Espanhol e o Núcleo de Estágio de Educação Física ofereceram aos docentes da Escola Secundária do Fundão uma pequena lembrança para valorizar o Dia do Professor, que se comemora no dia 5 de outubro.

Neste sentido, os professores estagiários elaboraram uns marcadores de livros com frases e citações alusivas à profissão docente, com o intuito de relembrar que ser professor é uma profissão importante e que, sem os professores, o mundo não existiria da forma como o conhecemos.

Como futuros professores, os núcleos de estágio consideraram que não podiam deixar de destacar este dia, realçando o esforço e dedicação que os docentes fazem todos dias, para conseguir educar e formar as nossas crianças e jovens.

                                                 [Núcleo de Estágio de Português-Espanhol e Núcleo de Estágio de Educação Física]


Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...