sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Feliz Natal e um Bom Ano Novo!

Neste Natal, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão deseja a toda a comunidade educativa momentos de alegria, partilha e união. Que o espírito natalício inspire todos para a magia dos livros e que o novo ano traga novas e boa histórias, aprendizagens e conquistas.

Boas Festas e um excelente Ano Novo!

Quando os presentes são novos livros

Como todos sabem, há um caderno de "livros pedidos" na vossa Biblioteca Escolar, Sempre que podemos, eles são adquiridos ou doados.

Estes foram livros doados de acordo com os vossos pedidos. Em janeiro estarão à vossa espera para serem lidos.

Mas haverá mais... Essa novidade só a divulgaremos em 2025! 

Aguardem-nos e celebrem o Natal, tempo de reflexão, ponderando o que fizeram de bem e o que correu menos bem, mas que poderão melhorar! 

A vossa Biblioteca Escolar lá estará para responder, também, aos vossos pedidos de apoio na pesquisa de informação e na apresentação de ferramentas para tornarem os vossos trabalhos ainda melhores! Já sabem!

Livros

domingo, 15 de dezembro de 2024

8.ºF "10 minutos a Ler"

Durante este 1.º período, o 8.º F, passou "10 Minutos a Ler", em praticamente todas as quintas-feiras, na aula de português. Apesar de o projeto ter sido descontinuado pelo PNL2027, continuamos a implementá-lo em algumas turmas, uma vez que o consideramos fundamental para o desenvolvimento de hábitos de leitura.

sábado, 14 de dezembro de 2024

Clube de Leitura do 2º Ciclo

O Clube de Leitura do 2º ciclo, do 5ºD e 6ºA, sob orientação da docente da equipa da Biblioteca Escolar, Conceição Alves, continua ao rubro, com muitas leituras divertidas, educativas e que preparam os alunos para uma leitura mais competente e crítica. Assim se formam futuros leitores. 

Não deixem de ver o vídeo!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Vencedores do Problema do Mês de Novembro

Ontem, foram entregues os Certificados e lembranças aos alunos/as vencedores/as do "Problema do Mês de Novembro". Parabéns a todos/as

Agradecemos a excelente colaboração do professor de matemática da equipa da biblioteca, Carlos Leal! Deixamos também um especial agradecimento ao nosso Diretor, Joaquim Guedes, que entregou os prémios e incentivou os/as alunos/as a continuarem a participar nestas iniciativas.

Desejamos a todos/as um Feliz Natal e que, no próximo ano, venham cheios de vontade de participar logo no Problema do Mês de Janeiro. Logo que recomecem as aulas, estejam atentos!

Problema

Laços que unem fronteiras: O intercâmbio através do olhar do IES Lucía de Medrano

Depois de partilharmos as nossas reflexões e experiências sobre o intercâmbio com o IES Lucía de Medrano, chegou a vez de descobrirmos o que os nossos parceiros de Salamanca acharam da iniciativa.

Nas publicações em linha do IES Lucía de Medrano, os professores e alunos destacam como o intercâmbio foi um sucesso em múltiplos níveis: educacional, linguístico e cultural. Entre os comentários, nota-se o entusiasmo por atividades como as dinâmicas de grupo e as visitas, que ajudaram os alunos a ganhar confiança ao praticar português e espanhol, integrando aprendizagens curriculares com vivências reais.

A escola espanhola sublinha, ainda, o ambiente caloroso e acolhedor dos alunos e professores portugueses, realçando que estas iniciativas não só desenvolvem competências linguísticas, mas também valores como o respeito, a tolerância e a cooperação.

Esta colaboração entre escolas ultrapassa o âmbito educativo e contribui para o estreitamento de laços entre culturas. O intercâmbio deixou marcas positivas em todos os envolvidos e promete continuidade em futuras edições.

Deixamos a frase que reflete bem o espírito deste projeto, retirada da publicação dos nossos amigos do outro lado da fronteira: 

"Este intercambio nos permitió crear lazos de amistad que se reforzarán con futuras colaboraciones."

Que venham mais capítulos desta história entre o AEF e o IES Lucía de Medrano!

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Emma Rosa no Leituras (Com)Vida

Hoje, temos o prazer de trazer ao nosso Leituras (Com)Vida uma leitura da Emma Rosa, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha e o livro escolhido foi O Monstro das Cores, de Anna Llenas.

Neste livro, as emoções são explicadas às crianças através das cores. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

Muito bem, Emma! Gostamos muito!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Leonor Martins no Leituras (Com)Vida

Começamos a semana com mais um Leituras (Com)Vida, e, desta vez, trazemos uma leitura da Leonor Martins, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha e o livro escolhido foi A Quinta do Senhor Francisco.

"A quinta do Senhor Francisco fica junto de um rio, numa bonita paisagem campestre. Nela vivem alegres muitos animais que a criança conhecerá ao virar de cada página ricamente ilustrada."

Muito bem, Leonor

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

O Natal Chegou à Biblioteca Escolar!

A tua Biblioteca Escolar já se encontra decorada para celebrar o Natal. Agradecemos às turmas que colaboraram na decoração: APS24, 6ºA e 6ºB e às docentes do Departamento de Expressões que tão bem as orientaram. Também agradecemos às Assistentes Operacionais da Biblioteca Escolar, que deram o seu contributo com retoques muito especiais. E não é este o verdadeiro sentido do Natal, a união de esforços em prol do sonho e da magia desta época? Para que TODOS tenham a oportunidade de sonhar!

Natal

Partilhamos um poema de David Mourão-Ferreira, "Voto de Natal", que integra o Cancioneiro de Natal e desejamos-te um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de boas leituras! 

Acenda-se de novo o Presépio no Mundo!
Acenda-se Jesus nos olhos dos meninos!
Como quem na corrida entrega o testemunho,
passo agora o Natal para as mãos dos meus filhos.

E a corrida que siga, o facho não se apague!
Eu aperto no peito uma rosa de cinza.
Dai-me o brando calor da vossa ingenuidade,
para sentir no peito a rosa reflorida!

Filhos, as vossas mãos! E a solidão estremece,
como a casca do ovo ao latejar-lhe vida…
Mas a noite infinita enfrenta a vida breve:
dentro de mim não sei qual é que se eterniza.

Extinga-se o rumor, dissipem-se os fantasmas!
O calor destas mãos nos meus dedos tão frios?
Acende-se de novo o Presépio nas almas.
Acende-se Jesus nos olhos dos meus filhos.

E, agora, convidamos-te a ver a decoração de Natal no vídeo que preparamos para ti!

Maria Leonor Santos no Leituras (Com)Vida

Hoje, no Leituras (Com)Vida, trazemos uma leitura de Maria Leonor Santos, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha e o livro escolhido foi O Dia em Que a Mamã Ficou Com Cara de Chaleira, de Raquel Saiz.

Neste livro, a mamã do Marquinhos estava tão zangada que começou a deitar fumo pela boca como se fosse um dragão. Nesse momento, o nariz transformou-se num bico; e a sua orelha esquerda, numa asa. Finalmente, Marquinhos apanhou do chão uma chaleira que se parecia muito com a sua mãe. Assustado, o menino foi ter com a vizinha, a avó Lubi, o tio Jesús, o amigo Chico, o bibliotecário, o senhor Inácio… mas ninguém parecia poder resolver a situação.

Parabéns Maria Leonor! É muito bom ouvir-te ler!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

José Gama no Leituras (Com)Vida

Partilhamos mais um Leituras (Com)Vida e, desta vez, o texto foi lido por José Gama, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha e o livro escolhido foi Ekui e o Monstro das Barreiras.

Este é um livro que ajuda a compreender o valor da inclusão, o que só acontece quando conseguimos identificar e eliminar barreiras na aprendizagem e na comunicação. Os super-heróis desta história que ajudam o EKUI a derrotar o Monstro das Barreiras, são pessoas reais a quem este livro presta homenagem.

Parabéns José! Estiveste muito bem e fizeste uma excelente escolha.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Aceita o desafio e faz história no Concurso de Leitura “AEF a LER”!

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão convida todos os alunos do 2.º e 3.º Ciclo, bem como do Ensino Secundário (regular e profissional), a participar na edição 2024/2025 do Concurso de Leitura “AEF a LER”. Este é o momento de celebrar o prazer de ler e desafiar as suas competências literárias!

Livros para inspirar todas as faixas etárias:

2.º Ciclo: O Som das Coisas Leves Quando Caem, de Catarina Ferreira de Almeida

3.º Ciclo: Invisível, de Eloy Moreno

Ensino Secundário e Profissional: Memórias de um Gato Viajante, de Hiro Harikawa

As inscrições decorrem até à última semana de aulas do 1.º período. As provas escritas realizar-se-ão durante o mês de janeiro de 2025.

Porque participar?

Este concurso é uma oportunidade única de mergulhar em histórias emocionantes, desafiar o pensamento crítico e mostrar o que aprendeu. Prepare-se para explorar personagens marcantes, enredos surpreendentes e reflexões inesquecíveis!

Consulta o teu e-mail e increve-te no formulário que já foi enviado

Vamos fazer desta edição uma celebração da leitura inesquecível!

AEF a Ler

Bibliofit de dezembro com José Leal do TAS 24

Em dezembro, o José Leal, do TAS24, sob orientação da docente Cristina da Cruz e do Núcleo de Estágio de Educação Física, propõe uma aula de treino de escadas. 

Vamos treinar?

Se quiserem fazer mais exercícios, aconselhamos a consulta das várias rubricas do Bibliofit compiladas no sítio em linha da Biblioteca Escolar, que pode consultar aqui!

Rosarinho Mendes no Leituras (Com)Vida

Hoje vamos assistir a uma leitura feita pela Rosarinho Mendes, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha, que nos presenteou com um excerto do livro Não Abras Este Livro por Toda a Eternidade, de Andy Lee.

"Neste livro, o Wizz está de volta. O que andará ele a tramar desta vez? Só uma nota de Andy Lee. Tenho uma pequena tradição de dedicar os meus livros a novos membros da família. Com a notícia de que o meu irmão e a esposa estão à espera do segundo filho, parece justo que esse novo bebé também receba um livro em celebração. Cam, Bianca e Kit – aqui está esse livro!"

Parabéns Rosarinho! Foste muito expressiva!

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Intercâmbio AEF e IES Lucía de Medrano 2024: uma parceria que se renova anualmente

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão orgulha-se de destacar o intercâmbio escolar internacional realizado com o IES Lucía de Medrano, em Salamanca, no âmbito do Projeto Cervantes 06. Esta experiência, que uniu alunos portugueses e espanhóis em atividades educativas e culturais, reflete a importância de iniciativas que promovem a cooperação internacional e a valorização das línguas e culturas.

As bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental na construção de pontes entre escolas e culturas, sendo espaços privilegiados para fomentar a aprendizagem, a troca de ideias e o respeito pela diversidade. Agradecemos calorosamente aos professores e à direção do IES Lucía de Medrano pelo acolhimento e desejamos que a ligação entre as nossas escolas se fortaleça e perdure por muitos anos.

Aqui fica o relato das atividades que nos enviou o professor Ricardo Gaspar, bem como um conjunto de opiniões sobre o intercâmbio, escrito por alguns alunos participantes.


El 15 de noviembre de 2024, se realizó un encuentro entre alumnos españoles del IES Lucía de Medrano, España, y alumnos portugueses del Agrupamento de Escolas do Fundão, Portugal. En las actividades desarrolladas, participaron alumnos de Español y Portugués de 3º y 4º de ESO, 1º y 2º de bachillerato de los dos institutos.

Durante la mañana, los alumnos de ambos centros realizaron distintas actividades. Los alumnos portugueses que no fueron al Instituto disfrutaron de una visita guiada el Museo DA2, donde tuvieron la posibilidad de profundizar sus conocimientos con relación a distintos contenidos (estética, geometría, arquitectura…).

El intercambio escolar se desarrollará durante el curso escolar com videollamadas con contenido educativo curricular de varias materias en lengua española o portuguesa, presentaciones de trabajos y un encuentro presencial en el AEF.

Los profesores de Español participantes en las actividades

Opiniones de los alumnos

En mi opinión, el viaje a Salamanca fue bastante divertida. En el instituto, toda la gente fue muy amable y acogedora. Vi una nueva cultura que no estaba acostumbrada a ver a diario, lo cual me viene muy bien para ver qué diferencias que hay entre mi cultura y otras. Aproveché la excursión escolar para desarrollar mi vocabulario.

Simão Baptista, 11.ºLHCSE

Me gustó mucho participar en el intercambio escolar a Salamanca, que tuvo lugar el 15 de noviembre. ¡Tener contacto con estudiantes de otro país y además visitar una cultura diferente a la nuestra es una experiencia muy enriquecedora y diferente que recordaré con mucho gusto en el futuro! Además, relacionarse con compañeros y profesores fuera del ámbito escolar siempre es una gran experiencia, ¡aprovechando también la oportunidad de pasear por otro país!

Alexandra Barroqueiro, 12.ºLHCSE

La excursión escolar a Salamanca fue una experiencia verdaderamente fascinante. Me encantó perderme por las calles llenas de historia, donde cada rincón cuenta una historia diferente. La Plaza Mayor, con su ambiente vibrante y su arquitectura impresionante, fue sin duda uno de mis lugares favoritos. Salamanca tiene un encanto único que combina cultura y arte. Sin duda, un viaje que me dejó con ganas de volver.

Martim Fernandes, 10.ºLH

Me gustó mucho la excursión escolar a Salamanca, porque ya había estado allí y creo que es una ciudad hermosa. Aproveché para pasar tiempo con mis amigos, fue súper divertido y pasé un día increíble.

Sara Amaral, 11.°AV

Me gustó mucho la ciudad de Salamanca. Me divertí mucho y me gustó mucho caminar por la ciudad, me encantó visitar el museo DA2 y salir con mis amigos.

Nádia Pereira, 11.º AV

Me encantó la excursión escolar, me gustaron mucho las obras de arte expuestas en el Museo DA2. Mi parte favorita fue poder practicar el idioma español en las tiendas.

Tarcília Armando, 11ºLHCSE

El pasado 15 de noviembre, se realizó una excursión escolar a Salamanca, fue una experiencia que me gustó muchísimo. Durante el viaje, tuve la oportunidad de descubrir una ciudad increíble, llena de historia, cultura y belleza. Lo que menos me gustó, sin duda, fue la duración del trayecto en autobús, ya que fue algo cansado. Sin embargo, lo que más me impresionó y encantó fue la Plaza Mayor, un lugar verdaderamente espectacular que refleja la grandeza y el espíritu de la ciudad.

Considero que esta excursión escolar fue una excelente oportunidad para entrar en contacto directo con el idioma español, lo que me permitió no solo practicarlo, sino también aprender y mejorar mi comprensión de la lengua. Además, conocer Salamanca me ayudó a apreciar más la riqueza cultural de España, algo que sin duda será útil en mi formación académica y personal.

Letícia Costa, 11.°LHCSE 

Me gustó mucho la excursión escolar a Salamanca. Fue una experiencia increíble que dejó buenos recuerdos. Al mismo tiempo que nos divertíamos, pudimos poner en práctica nuestro español y aprender más sobre la cultura española.

Maria David, 11.°LHCSE 

Disfruté mucho de la excursión escolar a Salamanca, porque la ciudad tiene mucha historia y cultura.

Maria Costa, 11.ºLH

La excursión escolar a Salamanca fue una experiencia increíble, llena de aprendizaje y momentos inolvidables. Fue una oportunidad única para practicar español, explorando una ciudad llena de historia y cultura. Además, el viaje nos permitió estrechar lazos de amistad y relacionarnos de forma distendida con nuestros compañeros. Entre paseos por las encantadoras calles, la jornada fue enriquecedora y divertida.

Joana Félix, 12.ºCT1

Me gustó mucho la excursión escolar a Salamanca. Aprendí mucho, me gustó ir al instituto, porque hicimos cosas divertidas, hablamos el idioma español y aprendimos cosas nuevas. También me gustó que paseáramos por Salamanca, porque pudimos ver muchas cosas nuevas y hablar más español. Me gustó mucho Salamanca e iré allí si tengo más oportunidades, creo que fue una excursión escolar muy productiva y de nuevos aprendizajes.

Joana Correia, 11.ºLH

Salamanca es una ciudad fascinante, donde pude disfrutar de su impresionante arquitectura, aprender sobre su rica historia y apreciar el ambiente único de sus calles y plazas llenas de vida.

Guilherme Matos, 11.ºLH

Me ha gustado mucho visitar Salamanca, es una ciudad encantadora. La gente es muy amable y respetuosa, con algunas personas pude practicar la lengua española. Me divertí mucho paseando por las calles y visitando el Museo DA2.

Maria João Marques, 11.º LHCSE  

La excursión escolar me gustó un montón. Salamanca es una ciudad increíble para visitar, las tiendas son muy buenas y el Museo DA2 fue muy educativo, realmente disfruté la visita guiada.

José Martins, 11.º AV

Tomás Pires no Leituras (Com)Vida

Quem nos vem ler hoje é  o Tomás Pires, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha e o livro do qual escolheu um excerto para ler é As Aventuras de Vítor na Floresta.

Neste livro, o "Vítor e o Tim vão fazer um passeio na floresta. Seguem por um percurso pedestre e têm o cuidado de se guiarem pelas setas que estão penduradas nas árvores. Mas acabam por se perder e, já cansados e aflitos, são salvos por um veado que lhes indica o caminho de volta a casa!"

Parabéns Tomás! Estiveste muito bem!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Está lançado o Concurso de Leitura “AEF a LER” para o 1.º Ciclo!

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão tem o prazer de anunciar o arranque da nova edição do Concurso de Leitura “AEF a LER” para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, um evento que pretende inspirar o gosto pela leitura entre todos os alunos. Este ano, há uma novidade: o concurso será alargado a todas as turmas do 1.º ao 4.º ano, garantindo que cada aluno tem a oportunidade de mergulhar no fascinante mundo dos livros.

AEF a Ler

Os livros escolhidos

Para os alunos do 1.º e 2.º ano, o livro selecionado é A Batata no Sofá, de Jory John, com ilustrações de Pete Oswald. Esta história hilariante e comovente promete cativar os leitores mais pequenos, mostrando-lhes que a amizade e a aventura podem surgir nos lugares mais inesperados.

Já os alunos do 3.º e 4.º ano irão desvendar os mistérios de Nimbus e o Enigma da Música Desaparecida, escrito por Ana Luísa Pleno Rajão e Gabriela Sotto Mayor. Um enredo intrigante que mistura música e mistério, ideal para desafiar as mentes curiosas e fomentar discussões entusiasmantes sobre a leitura.

Porquê participar?

O Concurso de Leitura “AEF a LER” é uma oportunidade única para incentivar as crianças a descobrir o prazer da leitura, a desenvolver competências de compreensão e expressão e a partilhar momentos enriquecedores com os colegas. Além disso, promove o espírito de grupo e o envolvimento da comunidade escolar.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e decorrem até ao último dia de aulas do 1.º período.

Juntos, vamos fazer do “AEF a LER” uma celebração do prazer de ler e aprender.

AEF a ler

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Zaynab Alamgir no Leituras (Com)Vida

Temos de parabenizar a Zaynab Alamgir, aluna da turma ST2A (docente Ema Brito) da Escola E.B. 1 Santa Teresinha, pela forma como, no segundo ano, e não sendo a sua língua materna, nos lê um excerto em português. É um orgulho! E que bem que nos leu uma passagem do livro Não Abras Este Livro Nem no Natal, de Andy Lee.

"Após o sucesso dos outros livros, Andy Lee pede aos seus leitores de todo o mundo para não abrirem este livro…nem no Natal!
Fica a dúvida do que irá acontecer desta vez. Contraria o pedido do autor, abre o livro e vem descobrir o que nos traz este novo título. Mais um livro com um final surpreendente, que não vai deixar ninguém desiludido."

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Rosarinho, irmã do Joaquim Diamantino no Leituras (Com)Vida

Hoje trazemos uma "leitura" muito especial - a irmã do aluno Joaquim Diamantino da turma ST2A (professora Ema Brito), a Rosarinho, de apenas 4 anos, também quis ler uma história.

O livro é De Que Cor É um Beijinho, de Rocio Bonilla.

Uma leitora que promete! Parabéns, Rosarinho! 👋👋👋

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Ana Francisca Carvalho no Leituras (Com)Vida

Hoje trazemos a leitura de um excerto do livro 365 Contos de animais Mágicos, pela voz da Ana Francisca Carvalho, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha.

"Corujas em greve, um urso vaidoso, flamingos distraídos, um lama super-herói, guaxinins malabaristas, arco-íris e unicórnios... 365 contos repletos de magia e animais fantásticos, para momentos de partilha e muita diversão."

Parabéns Ana Francisca! Estiveste muito bem!

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Movimento e Criatividade: A Biblioteca Escolar e a Companhia Camisola Preta continuam a Inspirar os Alunos

A Biblioteca Escolar voltou a ser palco de criatividade e expressão artística com a 2.ª Edição do Workshop de Dança Contemporânea, que reafirma a importância da arte no âmbito do projeto "Leiria Não Existe".

Depois do sucesso da primeira edição, o Workshop de Dança Contemporânea, dinamizado pela coreógrafa Thaís de Melo, da Companhia Camisola Preta, voltou a surpreender e inspirar os alunos do 11.º CT1 do Agrupamento de Escolas do Fundão. A iniciativa decorreu no âmbito da parceria com a Biblioteca Escolar e contou com o envolvimento da professora de Educação Física, Juliana Duarte, que mostrou interesse em que os seus alunos tivessem a oportunidade de participar na atividade.

Integrado no projeto "Leiria Não Existe", o workshop desafiou os participantes a explorarem movimentos e emoções, fundindo a dança contemporânea com a narrativa deste projeto artístico à volta escritor surrealista Mário-Henrique Leiria. A coreógrafa Thaís de Melo, com a sua sensibilidade e técnica, guiou os alunos numa experiência única, onde o corpo se tornou veículo de criatividade e interpretação.

Tal como na primeira edição, este encontro reforça o papel da Biblioteca Escolar como espaço de colaboração e inovação, promovendo o contacto dos alunos com novas linguagens artísticas e formas de expressão.

Convidamos a comunidade educativa a explorar algumas imagens desta edição, onde a dança, tal como as palavras de Mário-Henrique Leiria, nos desafia a conectar pessoas, lugares e histórias através de uma perspetiva criativa e surrealista, num espaço que a Biblioteca Escolar continua a promover.

Continuemos a criar e a imaginar juntos!

Concurso de Máscaras 2024: Tradição e Criatividade em Destaque!

Na Biblioteca, estamos sempre atentos a iniciativas que, como o Concurso de Máscaras, fomentam a criatividade, fazem a ponte com as tradições culturais e promovem a aprendizagem de línguas estrangeiras de forma envolvente e original.

É com entusiasmo que anunciamos mais uma edição do Concurso de Máscaras, dinamizada pela professora coordenadora do Projeto “Palabras a tu ritmo”, Ana Gabriela Baptista, com a colaboração do grupo de espanhol e professores de artes e educação visual, no âmbito das celebrações do "Día de los Muertos"! Este concurso convida os alunos a darem asas à criatividade, elaborando máscaras faciais e caveiras coloridas inspiradas na rica tradição mexicana que celebra o "Dia de los Muertos" com alegria e festividade no início de novembro.

As máscaras e caveiras estão agora em exposição virtual! Convidamos toda a comunidade escolar a participar na votação para escolher a criação mais apelativa e criativa. Para votar, basta ir a esta página e clicar no "gosto" no canto inferior esquerdo da máscara ou caveira que mais o impressionar. Atenção: só será possível votar uma única vez!

Parabéns a todos os alunos que já participaram nesta atividade, mostrando criatividade e talento. Não se esqueçam de votar e de incentivar os amigos a fazerem o mesmo.

Celebremos juntos a arte, a tradição e o empenho dos nossos alunos!

Concurso Mascaras

Rafael Ramos no Leituras (Com)Vida

E as leituras continuam de "vento em popa": Hoje trazemos a leitura do Rafael Ramos, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha, que nos traz a leitura de um excerto do livro  Não Abras Este Livro, de Andy Lee.

"Destinado a tornar-se o livro favorito de todas as famílias, Não Abras Este Livro foi criado pela celebridade australiana, Andy Lee. Comediante, ator, músico e colaborador regular de rádio, escreveu o seu primeiro livro por ocasião do primeiro aniversário do sobrinho, George, mas assim que tentou imprimir uma cópia, foi-lhe imediatamente proposta a publicação.

As ilustrações fortes e vibrantes captam desde a primeira página. Não Abras Este Livro é interpretado por um personagem cheio de humor, que implora aos leitores que não virem a página.

Hilariante e cativante, do início ao fim, para leitores de todas as idades."

Parabéns Rafael, foste muito expressivo e este livro é super divertido!

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Estão aí as XII Olimpíadas da Língua Portuguesa! Inscreve-te!

As XII Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões) que visa promover o bom uso do nosso idioma pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Vamos participar nestas olimpíadas, no ano em que ainda celebramos os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Inscreve-te junto do teu professor de Português, até ao dia 6 de dezembro. Podes consultar o regulamento, outras informações gerais e documentos necessários na página das XII Olimpíadas da Língua Portuguesa ou junto do teu professor de Português.

Olimpiadas

Rafael Silva no Leituras (Com)Vida

Hoje é o Rafael Belo Silva, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha, que nos traz a leitura de um excerto do livro  Miles do Futuro 3 - A Nave Assombrada.

Neste livro, os Callisto procuram uma nave espacial velha e em mau estado, uma nave fantasma, para se certificarem de que ninguém ficou preso a bordo. Mas a nave assustadora reserva surpresas aterradoras. Será que vão completar a sua missão ou será que vão ficar presos na nave fantasma para sempre?

Parabéns Rafael, gostamos muito da tua leitura e do vídeo tão criativo!

domingo, 24 de novembro de 2024

"Dez Minutos a Ler" nas turmas do 5ºD e 6ºE

Alguns docentes de português estão a implementar o "Dez Minutos a Ler", um projeto de leitura desenhado pelo PNL (Plano Nacional de Leitura) e que, mesmo descontinuado em termos nacionais, continua a ser desenvolvido, dada a importância de contribuir para a promoção do gosto pela leitura, pelos livros, indispensáveis ao desenvolvimento de hábitos de leitura e à formação de leitores competentes.

Fica um registo da sua implementação nas turmas do 5ºD e 6ºE da docente da equipa da Biblioteca Escolar, Conceição Alves, turmas nas quais se realiza todas as segundas-feiras.

sábado, 23 de novembro de 2024

Clube de Leitura do 2.º ciclo

No dia 22 de novembro decorreu uma sessão do Clube de Leitura do 2.º ciclo, com a docente da equipa da Biblioteca Escolar, Conceição Alves, na qual os/as alunos/as tiveram oportunidade de partilhar leituras. 

CLE

CLE

CLE

CLE

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Vicente São Pedro no Leituras (Com)Vida

Vicente São Pedro, da turma ST2A (da docente Ema Brito), presenteou-nos com a leitura de uma passagem do livro O Coala Que Foi Capaz, de Rachel Brigth e Jim Field.

Este é um livro conta-nos a história de Kevin, que é um coala que gosta de manter tudo na mesma, exatamente na mesma. Mas quando um dia a mudança surge sem ser convidada, o Kevin descobre que a vida pode estar cheia de novidades e ser maravilhosa!

Parabéns Vicente, fizeste uma leitura muito divertida! Gostamos também muito de poder ir vendo as ilustrações! 👏👏👏

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Leiria Não Existe: Biblioteca Escolar Promove a Expressão em parceria com a Companhia Camisola Preta

No passado dia 20 de novembro, realizou-se o workshop "Corpo e Movimento", uma iniciativa que envolveu 29 alunas do Grupo de Dança, sob a orientação de Thaís de Melo, coreógrafa da Companhia Camisola Preta.

Este workshop integra o projeto “Leiria não Existe”, inspirado na obra surrealista de Mário-Henrique Leiria, propondo uma abordagem interdisciplinar entre dança e poesia. A proposta era clara: proporcionar a criação um espaço de aprendizagem onde a liberdade criativa e o trabalho colaborativo fossem a tónica principal.

Explorando o surrealismo através do movimento

Os exercícios desenvolvidos centraram-se em competências como a atenção, perceção e concentração, desafiando as participantes a explorar a expressão corporal enquanto meio de comunicação e descoberta. Sob a orientação de Thaís de Melo, as alunas experimentaram os processos criativos utilizados na conceção dos espetáculos da Companhia Camisola Preta, envolvendo-se no universo único do escritor surrealista Mário-Henrique Leiria.

A professora de Educação Física, Cristina Cruz, acompanhou de perto a atividade, juntamente com o Núcleo de Estágio de Educação Física, reforçando a ligação pedagógica entre a expressão artística, o currículo escolar e também a formação de professores.

Uma parceria que fomenta a arte na Escola

Esta iniciativa resultou de uma frutífera parceria entre a Biblioteca Escolar do AEF e a Companhia Camisola Preta, na sequência de uma candidatura desta última à Direção-Geral das Artes. A Biblioteca Escolar estabeleceu uma parceria com este projeto, promovido pelo nosso ex-aluno, João Figueira, trazendo à comunidade escolar uma atividade que alia arte, cultura e educação, sublinhando o seu papel, enquanto Biblioteca Escolar, como espaço de descoberta e de inovação.

O impacto positivo desta atividade já se faz sentir, e o projeto não termina aqui. Está previsto um novo workshop, desta vez dirigido a uma turma de alunos, no âmbito da disciplina de Educação Física, para continuar a explorar a criatividade através do movimento. No segundo período, decorrerão outras atividades da iniciativa "Leiria Não Existe, no âmbito das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa.

Ao promover parcerias como esta, a Biblioteca Escolar reafirma o seu compromisso em enriquecer a formação dos nossos alunos, aproximando-os da arte e da cultura contemporânea, enquanto estimula a sua capacidade criativa e colaborativa. 

Que esta seja apenas mais uma de muitas oportunidades para construir pontes entre a educação, a arte e a leitura!


Leiria

URGENTE! Vota na equipa do Fundão!!!!!!

Chegou-nos hoje uma notícia maravilhosa: uma equipa de 4 alunos/as, passaram à 2ª fase, a nível Nacional do concurso mini COP!

A equipa Mega Minds (Beatriz Barros; 12º CT1, Dinis Nabais; 12º CT1, Luana Abelho; 12ºCTAV e Sara Gonçalves; 12ºCT1) foi selecionada para a 2ª fase do concurso mini COP com a ideia «Bioplásticos, o Futuro!». Esta iniciativa advém da problemática dos plásticos e, deste modo, o grupo pretende sintetizar bioplásticos a partir do amido patente nas cascas da batata, acabando por lhe dar uma segunda vida, caso contrário iria para o lixo doméstico.

Agora, precisam URGENTEMENTE que votem, em massa, na sua ideia, pois são os únicos a representarem o Distrito de Castelo Branco! Partilhem com todos os vossos conhecidos para que a equipa da vossa escola consiga chegar mais longe!

Vamos lá votar!!!!!!!!!!

Como votar? É muito fácil votar! Basta ir à página de instagram viagem pelo clima e colocar gosto no vídeo «Bioplásticos, o Futuro!». 


Apenas se pode votar de 20/11 a 28/11.

 

Votem!!!!!!!!!!!!

Bioplasticos

Madalena Barata no Leituras (Com)Vida

A Madalena Barata, da turma ST2A (da docente Ema Brito), presenteou-nos com a leitura de uma passagem do livro O Amor nas Pequenas Coisas, de Stella J. Jones

Este é um livro que ensina que o amor está em pequenas coisas, como um beijinho, um sorriso, uma chávena de chá...

Parabéns Madalena, gostamos muito da tua leitura!!!!! És muito expressiva e a tua leitura é cativante! 👏👏👏

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Madalena Castro no Leituras (Com)Vida

A Madalena Castro, da turma ST2A (da docente Ema Brito), presenteou-nos com a leitura de uma passagem do livro O Monstro das Cores, de Anna Llenas.

Parabéns Madalena, gostamos muito da tua leitura!!!!! Esse livro é maravilhoso! 👏👏👏

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Laura Oliveira no Leituras (Com)Vida

Desta vez, foi Laura Oliveira, da turma ST2A (da docente Ema Brito), que nos leu uma passagem do livro Vou Gostar de Ti, Aconteça o Que Acontecer, de Deby Gliori.

Parabéns Laura, lês muito bem!!!!! E esse livro promete! 👏👏👏

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Joaquim Diamantino no Leituras (Com)Vida

Hoje é o Joaquim Diamantino, da turma ST2A (da docente Ema Brito), que nos traz a leitura de uma passagem do livro Não Abras Este Livro Outra Vez, de Andy Lee.

Parabéns Joaquim, lês mesmo bem!!!!! E escolheste um livro super divertido! 👏👏👏

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

O Problema (de Matemática) do mês de novembro está aí!

Olá alunos do 2.º e 3.º ciclo!

Depois da entrega dos prémios e certificados aos vencedores e participantes da edição de outubro, aí está o problema do mês de novembro!

Podes candidatar-te novamente a Matemático do Mês!

Faz o "download" dos enunciados do problema e tenta resolvê-lo. Depois, explicas-nos como fizeste, enviando uma fotografia ou um "scan" da resolução para:

bibliotecas@esfundao.pt

Indica o teu nome e a tua turma.

Não te esqueças de que necessitas dos quatros passos de resolução de um problema:

1 - Interpretar a informação (os dados)

2 - Pensar num plano de resolução.

3 - Aplicar o plano de resolução.

4 - Verificar a resolução.

Se responderes de forma correta e a resposta chegar bonitinha, já te podes considerar um vencedor.😄

Se és aluno do 2.º ciclo (5.º e 6.º ano), descarrega o problema aqui.

Se és aluno do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano), descarrega o problema aqui.

Ficamos à tua espera. E aqui está a foto dos vencedores de outubro.

matemática

A mãe do aluno Vicente São Pedro do ST2A no Leituras (Com)Vida

Desta vez, foi a mãe do Vicente São Pedro, do ST2A (turma da docente Ema Brito) que nos presenteou com uma leitura fantástica, que nos deixa presos ao écrã. Os pais são extremamente importantes na promoção da leitura entre os filhos. Parabéns pela participação no nosso Leituras (Com)Vida! 

Sandra Esteves leu O Ovo do Ivo, de Karen Sapp e David Bedford. 

José Pires no Leituras (Com)Vida

Cá temos a 2ª leitura da Escola E.B. Santa Teresinha, no nosso Leituras (Com)Vida.

Desta vez, foi o José Pires, da turma ST2A (da docente Ema Brito), que nos leu o livro Pingu Carteiro, de Sibylle von Flüe.

E que bem leu o José! Está de parabéns pela sua expressividade e fluência na leitura, que são surpreendentes para um aluno do 2º ano. 👏👏👏

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

O Museu veio (outra vez) à Escola

A estreita relação entre o AEF e o Museu Arqueológico do Fundão concretizou-se, mais uma vez,  com a dinamização pela equipa dos seus técnicos Eng.º Pedro Mendonça e Dra. Joana Bizarro, do  Ateliê Pedagógico de Arqueologia Experimental “O Quotidiano do Homem na Pré-História”, que decorreu entre os dias 25 e 31 de outubro, destinado  a todas as turmas de 5º e 7º ano, na Biblioteca Escolar e ainda do ateliê  “Vestígios da Romanização no Concelho do Fundão”, no dia 6 de novembro, destinado às turmas de Línguas e Humanidades de 10º ano.  

A vinda do Museu Arqueológico do Fundão à nossa escola contribuiu, mais uma vez, para a promoção do conhecimento, valorização, preservação e divulgação do património concelhio junto de cerca de 220 alunos dos 3 ciclos de ensino.

[Prof.ª Ana Brioso]

No São Martinho prova uma castanha... e lê um livrinho!

O núcleo de estágio de português e espanhol organizou uma pequena exposição sobre provérbios relacionados com castanhas e o dia de S. Martinho. Também a Biblioteca do AEF  aproveitou a ocasião para sugerir duas leituras para este mês de outono :

- O Homem das Castanhas de Søren Sveistrup para quem gosta de  ler um bom policial e thriller político;

O Outono do Patriarca, um romance de Gabriel Garcia Lorca, no qual apresenta uma caricatura dos regimes ditatoriais.

Sao Martinho

Sao Martinho

Sao martinho

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Vencedores do Problema do Mês de Outubro

Entregamos hoje os Certificados e lembranças aos alunos/as vencedores/as do "Problema do Mês de Outubro". Parabéns a todos/as! Agradecemos a excelente colaboração do professor de matemática da equipa da biblioteca, Carlos Leal! Deixamos também um especial agradecimento ao nosso Diretor, Joaquim Guedes, que entregou os prémios e incentivou os/as alunos/as a continuarem a participar nestas iniciativas.

Até ao próximo problema serão designados como os nossos Matemáticos, ou, quase poderíamos dizê-lo, "Matemágicos", pois são os nossos mágicos da matemática!

problema

2º Ciclo:

1º Lugar - Gabriel Monsanto, 5C

2º Lugar - Matilde Gonçalves, 6B

3º Lugar - Maria Paula, 5A

3º Ciclo:

1º Lugar - Lara Costa, 9E

2º Lugar - Diana Alexandre, 9E

3º Lugar - Gustavo Simões, 9E

Muitos parabéns aos vencedores e a todos os que participaram. Ninguém perdeu! Ganharam, isso sim, conhecimento!

Estejam atentos/as, na sexta-feira, dia 15 de novembro, sairá mais um problema do mês!

São Martinho na Biblioteca da EB1 de Valverde: Inclusão e Tradição de Mãos Dadas para Acolher todos os Alunos

A Biblioteca Escolar da EB1 de Valverde celebrou o Dia de São Martinho com atividades que ultrapassam a simples comemoração: ao partilhar a lenda de São Martinho com a turma VAL2, a biblioteca promoveu uma verdadeira experiência de inclusão na diversidade. Com o apoio de colegas portugueses, inspirados na partilha efetuada pelo jovem Martinho, os alunos estrangeiros da turma conheceram a história desta tradição e participaram na dramatização e na construção de cenas da lenda. Esta iniciativa reforça o papel da Biblioteca Escolar como espaço integrador, onde as histórias e tradições locais contribuem para a construção de uma comunidade escolar mais diversa e inclusiva. Aqui fica o relato da Prof.ª Ana Batista, bem como algumas imagens.


 O dia 11 de novembro chegou e, na Biblioteca da EB1 de Valverde, não se esqueceram de comemorar esta data ligada a uma importante tradição. Festejou-se o Dia de São Martinho e, como as atividades são desenvolvidas semanalmente em cada turma, de forma rotativa, desta vez ocorreram na Turma VAL2. Primeiramente foi apresentada a Lenda de São Martinho, de forma cantada, e de seguida fez-se a análise da mesma. Na turma, como há alunos estrangeiros que não a conheciam, todos os colegas participaram na explicação das personagens, da relação com o tempo mais ameno nesta época e na tradição do magusto. Passou-se depois a uma atividade em que os alunos pintaram, recortaram e colaram os diversos elementos da lenda de forma ordenada.
Seguiu-se a dramatização de cenas da lenda (escolhidas com o lançamento de um dado) em grupos de dois alunos (escolhidos de forma aleatória através de uma roleta). Esta parte realizou-se de forma muito divertida, com uma participação entusiástica, tanto pela oportunidade de dramatizar, como pela forma de escolher os grupos e a cena que pertencia a cada um.
Houve ainda tempo para cantar a lenda e uma canção sobre as castanhas.

[Prof.ª Ana Batista]

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Margarida Pissarra no Leituras (Com)Vida

É com muito prazer que, este ano letivo, recebemos a colaboração, no nosso Leituras (Com)Vida, do 1.º ciclo. E já nos chegou a primeira leitura!

Agradecemos à docente Ema Brito e congratulamos a Margarida Pissarra, da turma ST2A da Escola E. B. 1 Santa Teresinha, que leu tão bem! Muito parabéns, Margarida! 👏👏👏

A Margarida lê-nos uma passagem do livro Beijinhos Beijinhos, de Selma Mandine.

Bibliofit de Novembro Com as Alunas Diana Ferreira e Bianca Gonçalves, do TAS24

Este mês, as alunas Diana Ferreira e Bianca Gonçalves, do TAS24, sob orientação da docente Cristina da Cruz e do Núcleo de Estágio de Educação Física, propõem uma aula de treino de pares. 

Vamos treinar?

Se quiserem fazer mais exercícios, aconselhamos a consulta das várias rubricas do Bibliofit compiladas no sítio em linha da Biblioteca Escolar, que pode consultar aqui!

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Alunas do AEF Conquistam Prémio do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge!

Na Biblioteca do Agrupamento de Escolas do Fundão, gostamos sempre de celebrar a dedicação e a criatividade dos nossos alunos. As alunas Matilde Saraiva, Sofia Machado, Leonor Marques e Marta Nogueira participaram no prestigiado concurso DNA & Saúde, promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. O trabalho intitulado "Auscultem o DNA!", das alunas Leonor Marques e Marta Nogueira, conquistou uma menção honrosa a nível nacional e será oficialmente distinguido amanhã, dia 12 de novembro, numa cerimónia na Fundação Champalimaud, em Lisboa. Neste artigo, enviado pela professora de Biologia Maria João Baptista, damos a conhecer os detalhes do projeto, que une ciência, criatividade e a valorização de materiais reciclados, inspirando a comunidade educativa sobre o impacto do DNA na saúde.

Duas equipas do Agrupamento de Escolas do Fundão, constituídas pelas alunas: Matilde Saraiva do 11.º CT1 e Sofia Machado do 11.º CT2; Leonor Marques do 11.º CT1 e Marta Nogueira do 12.º CTAV, participaram no concurso DNA & Saúde, promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

A equipa Leonor Marques do 11.º CT1 e Marta Nogueira do 12.º CTAV viram o seu trabalho premiado, pelo que, amanhã, dia 12 de novembro, irão participar na cerimónia de entrega do mesmo, a qual decorrerá em Lisboa, na Fundação Champalimaud (ver modelo premiado e programa da cerimónia, ao fundo).

O concurso intitulado DNA & Saúde teve como objetivo questionar alunos de 10.º, 11.º e 12.º ano de escolaridade sobre o que é e como se forma o DNA, bem como sobre a importância que pode ter na saúde das pessoas. Trabalhando em grupos de dois elementos, a missão dos alunos foi serem criativos na construção de um modelo da dupla hélice com materiais reciclados, aplicando os conhecimentos adquiridos na disciplina de Biologia e Geologia.

A nível nacional foram premiados apenas três trabalhos (um primeiro lugar e duas menções honrosas), tendo as alunas premiadas recebido uma menção honrosa pelo trabalho com o título "Auscultem o DNA!".

Na construção do modelo “Auscultem o DNA!” usaram:

- arame para elaborar o esqueleto da estrutura do DNA;

- papel de jornal velho e cola de madeira para cobrir a estrutura em arame, evidenciando os constituintes do DNA. O jornal contém, tal como o DNA, letras e informações que podem ser positivas e negativas. A cola permitiu unir todos os constituintes, simulando as ligações químicas;

- brinquedos danificados, de equipamento médico, uma vez que na nossa escola há alunos desde pré-escolar que os usam. Além disso, a gamificação é uma importante metodologia de aprendizagem (a sua utilização faz parte do ADN do Agrupamento), tanto junto das crianças como dos jovens;

- cartão de embalagens de medicamentos, para a base e para redigir conselhos dirigidos a toda a população, à semelhança das indicações de uma bula, já que o tema do concurso era DNA & Saúde.

A inspiração para o modelo do DNA surgiu com a exploração, na aula de Biologia e Geologia, dos trabalhos de diversos investigadores que contribuíram para a descoberta da biomolécula que contém a informação necessária à formação de um ser vivo, bem como, acerca da constituição química e estrutura da mesma. Destacam-se os trabalhos de Frederick Griffith, Osvald Avery e colaboradores, Alfred Hershey e Martha Chase. Em 1953 James Watson e Francis Crick, propuseram um modelo tridimensional do DNA e a hipótese da sua replicação ocorrer de forma semiconservativa, o que veio a ser confirmado por Meselson e Stahl.

Como a mensagem que se pretendeu transmitir foi a de que devemos estar atentos ao nosso perfil genético, no sentido de identificar variações no DNA que aumentam o risco de determinadas doenças, a construção do modelo do DNA baseou-se no formato de um estetoscópio, por ser um instrumento médico utilizado principalmente para auscultar sons internos do corpo.

Assim, os tubos do estetoscópio correspondem à estrutura da dupla hélice, constituída por duas cadeias polidesoxirribonucleotídicas antiparalelas, com ligações entre elas por pontes de hidrogénio entre bases complementares A-T e G-C. Numa das extremidades 5´- 3´foram colocados dois auriculares e na oposta uma cabeça de um estetoscópio.

Esta cabeça permite movimentos flexíveis por todo o DNA, por forma a simular o trabalho da medicina genética, que ao analisar os nossos genes nos ajuda a compreender melhor os riscos de doença genética, a implementar estratégias de prevenção e a ajustar os tratamentos às necessidades individuais.

[Prof.ª Maria João Baptista]

O modelo premiado

Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...