terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Parafraseando Eugénio - 11LH

Partindo desta  quadra de Eugénio de Andrade, a turma do 11LH, construíram as suas próprias quadras (que nos foram enviadas pela docente Leonor Lopes) para, assim, celebrar o Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade. 

Foi para ti que criei as rosas.

Foi para ti que lhes dei perfume.

Para ti rasguei ribeiros

e dei às romãs a cor do lume.


PARAFRASEANDO EUGÉNIO


Foi para ti que criei o céu.

Foi para ti que lhe dei estrelas.

Para ti criei um escarcéu

e iluminei essas feições tão belas.

                                [Lara Damião]

 

Foi para ti que criei o amor.

Foi para ti que lhe dei valor.

Para ti roubei o mundo

e só olho para ti com olhar profundo.

                                [Beatriz Moreira]

 

Foi para ti que escrevi esta carta.

Foi em ti que me inspirei.

Para ti iluminei o céu de luz

e às estrelas eu te apresentei.

                            [José Moura]

 

Foi para ela que procurei as cores.

Foi para ela que criei a tela.

Para ela ofereci meus amores

e me apaixonei nos tons dela.

                        [Leonor Carriço]

 

Foi para ti que inventei o céu

Foi para ti que o enchi de estrelas cheias de luz

Por ti roubei a lua

E tudo isto, porque o teu brilho me seduz.

                                         [Leonor Gomes]

 

Foi por ti que me apaixonei.

Foi por ti que chorei.

Por ti me perdi

e me encontrei.

                   [Luísa Pereira]

 

Foi para ti que criei o mar.

Foi por ti que lhe dei vida.

Por ti comecei a amar

e dei por mim perdida.

                    [Mafalda Cruz]

 

 

Foi para ti que pensei nas cores.

Foi para ti que teci o temível ruído.

Para ti usei a agulha e a linha

e deixei as lamurias no tecido.

                            [Maria Freire]


Foi para ti que fiz a Música.

Foi para ti que lhe dei harmonia.

Para ti compus os versos

e nos incluí nesta sinfonia.

                            [Pedro Oliveira]

 

Foi para ti que dei luz ao sol.

Foi para ti que lhe dei o calor.

Por ti atravessei desertos

para o sol me iluminar no meu amor.

                               [Matilde Bonifácio]

 

Foi por ti que criei um jardim

Como se tratasse de um retrato teu.

Foi por ti que criei o mundo,

Um refúgio só teu e meu.

                         [Teresa Fernandes]

 

Foi para ti que criei a maçã proibida.

Foi para ti que lhe dei uma mordida.

Por ti abandonei o meu coração

e dei por mim traída pela tentação.

 

Foi para ti que roubei uma harpa.

Foi por ti que deixei cair o véu .

Para ti toquei uma melodia

e construí uma ponte até ao céu.

 

Foi para ti que criei os cisnes.

Foi por ti que os pintei de branco.

Por ti lutei com deusas gregas

e mostrei como o meu amor é franco.

 

Foi para ti que fiz voar a joaninha.

Foi por ti que lhe apaguei as pintinhas.

Para te sussurrar ao ouvido

que estou com muitas saudadinhas.

                            [Carolina Valente]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quando as aulas de História acontecem nos monumentos...

Neste ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi comemorado com a deslocação de algumas aulas de História para a aldeia de Alcaide...