Aqui está o último Minuto Azul. O Minuto Azul é um podcast realizado no âmbito do projeto Ler+ Ciência / Os 4 elementos / Ler+ Mar do Plano Nacional de Leitura PNL2027.
Agradecemos a todos os alunos envolvidos e à responsável pela atividade, Prof.ª Maria José Pires.
Gostas de correr, saltar e lançar? Então, estas provas são para ti! Inscreve-te com o teu professor de Educação Física e vem passar uma manhã muito divertida numa competição saudável.
No próximo dia 23 de fevereiro realizar-se-ão os "Megas" na nossa escola.
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se a 30 de janeiro. Esta data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal. Foi escolhido este dia como forma de assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi. No contexto desta efeméride, a Cidadania e Desenvolvimento desafiou os alunos e os professores do nosso Agrupamento a realizarem "mãos" com mensagens de paz. O resultado foram algumas centenas de mãos que podem ser vistas no átrio de cada escola. Tal como dizia Gandhi, não devemos lutar contra a violência mas a favor da Paz. Bem haja a todos os que que contribuíram.
Aqui estão os abanicos dos alunos que participaram na 1ª fase do concurso, a nível de escola. O abanico vencedor participará no concurso nacional I Concurso de abanicos de San Valentín que acaba no dia 2 de fevereiro. Neste momento já acabou o prazo para participarem no concurso e começou a fase da votação do "melhor" leque. Neste padlet pode votar toda a comunidade escolar, escolhendo o leque mais criativo e apelativo. Só se pode votar uma vez. Vê mais informações neste padlet:
"Um trágico acidente mudou tudo para a pequena Frida Kahlo. Presa a uma cama, deu asas à imaginação e libertou-se através da arte: o sonho de se tornar uma grande pintora transformou a sua vida numa lição de irreverência e independência para todos nós.
Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos."
Os alunos de História A da Prof.ª Ana Brioso, refletiram sobre o tema, no dia em que se assinala a Memória das Vítimas do Holocausto, depois da visualização de alguns documentários online, conforme sugestão da DGE. Depois, os alunos, voluntariamente realizaram e produziram este pequeno filme. Obrigado alunos e professora.
Partilhamos a leitura do poema "Até amanhã", do livro com o mesmo nome de Eugénio de Andrade, que nos foi enviado pelo Dinis Pereira, do 10LH2. Parabéns, Dinis, pela tua excelente leitura e contribuição para esta celebração do Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade.
Continuamos a celebrar o Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade. Hoje com uma partilha muito especial - a leitura do poema "Urgentemente", feita pela aluna Gabriela Dias do 7C com a sua encarregada de educação. A partilha foi feita pelo professor de português, António Reis, a quem agradecemos a partilha. Parabéns Gabriela e Mãe, leram maravilhosamente!
O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Fundão realizou ontem, dia 26, uma Jornada de Educação e Formação de Adultos. A Jornada foi direcionada para a realidade da nossa região e para a problemática dos territórios de baixa densidade, no que diz respeito ao impacto dos fundos comunitários. Os nossos leitores poderão assistir aos conteúdos dessa iniciativa através do seguinte vídeo de divulgação.
Ainda, no âmbito das comemorações do centenário de Eugénio de Andrade, os alunos do 7º B e do 7º C, entre os dias 19 e 26 de janeiro, na disciplina de Português, procederam à leitura, reprodução e ilustração de poemas de Eugénio de Andrade, que se encontram expostos, no Agrupamento de Escolas do Fundão, no átrio da Escola João Franco.
Alunos do Agrupamento de Escolas do Fundão, foram ontem, dia 26 de janeiro, experimentar desportos de inverno. A promoção do ecletismo, dando a experimentar espaços desportivos diferentes e a criação e fortalecimento de parcerias com outras instituições, são objetivos do grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas do Fundão.
A "Ice Arena", da responsabilidade da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, abriu no mês passado, uma mega pista de gelo com 400 metros na Serra da Estrela, um dos destinos do País mais procurados anualmente, sobretudo por quem gosta de neve e desportos de inverno. É sobretudo um equipamento de lazer mas tem também uma vertente desportiva. Para além de patinar no gelo, é uma valência para modalidades como hóquei no gelo, patinagem artística e de velocidade.
Acompanhados pela Professora Ana Pedro, Professora Cristina Carvalho e Professor João Alexandrino, os alunos aproveitaram com muitos sorrisos, algumas quedas e bolas de neve, a oportunidade de terem aulas na Serra da Estrela.
Uma experiência única, para a maioria dos nossos alunos, que manifestaram ter sido um sonho tornado realidade!
No decorrer do 1.º período, o artista plástico fatelense Luís Padinha e a Junta de Freguesia lançaram um desafio à comunidade escolar que consistia na participação das crianças num projeto de pintura. O tema escolhido foi “A Montanha”. Ao longo de um mês, uma vez por semana, as crianças do JI e da EB puderam dar largas à imaginação. Pela primeira vez, pintaram telas com tintas acrílicas. A pouco e pouco, foram surgindo belas paisagens com montanhas, árvores, animais e alguns elementos humanos. Cada um empenhou-se em fazer “nascer” a sua obra com alegria e motivação. No final, todos ficaram muito orgulhosos do quadro que conseguiram pintar. Para dar a conhecer o trabalho realizado pelas crianças, os responsáveis pela organização, convidaram a população para uma exposição de pintura coletiva.
[Notícia enviada pelas Professoras Ana Baptista e Maria Patrocínia Roque]
Estão abertas as inscrições, até dia 15 de fevereiro, para a 3ª edição do Concurso de Leitura para Pais. Esta é uma iniciativa da Biblioteca destinada a familiares de alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas do Fundão.
O Concurso será realizado sempre de forma eletrónica e à distância.
O regulamento e o formulário para as inscrições podem ser vistos clicando AQUI.
Vamos lá inscreverem-se, Encarregados de Educação!
"Jesusalém é seguramente a mais madura e mais conseguida obra de um escritor em plena posse das suas capacidades criativas. Aliando uma narrativa a um tempo complexa e aliciante ao seu estilo poético tão pessoal, Mia Couto confirma o lugar cimeiro de que goza nas literaturas de língua portuguesa. A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado, diz um dos protagonistas deste romance. A prosa mágica do escritor moçambicano ajuda, certamente, a reencantar este nosso mundo." António-Pedro Vasconcelos
A Escola E.B. 1 da Fatela deu continuidade à tradição de cantar as janeiras, juntando alunos, professoras, auxiliares e encarregados de educação. Podem ver tudo no vídeo que anexamos!
"Destinado a tornar-se o livro favorito de todas as famílias, Não Abras Este Livro foi criado pela celebridade australiana, Andy Lee. Comediante, ator, músico e colaborador regular de rádio, escreveu o seu primeiro livro por ocasião do primeiro aniversário do sobrinho, George, mas assim que tentou imprimir uma cópia, foi-lhe imediatamente proposta a publicação.
As ilustrações fortes e vibrantes captam desde a primeira página. Não Abras Este Livro é interpretado por um personagem cheio de humor, que implora aos leitores que não virem a página.
Hilariante e cativante, do início ao fim, para leitores de todas as idades."
"Andy Lee pede mais uma vez aos leitores de todo o Mundo que não abram este livro!
Páginas hilariantes que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos."
"Aos doze anos, Samuel tem um único objetivo: encontrar a sua casa levada pelo furacão e voltar à vida que tinha com os pais na cidade. O seu amigo Rá contou-lhe as histórias sobre os Piratas do Multiverso e mil outras conspirações intergalácticas que parecem explicar tudo: o velho Benício e o seu tesouro, o veleiro que misteriosamente surge no horizonte, a sinistra criatura que habita a Ilha dos Lobos... e até o paradeiro da casa desaparecida.
Kaya - que sonha ser jornalista - juntar-se-á a eles, ainda que a sua racionalidade nem sempre seja bem-vinda.
Os Reis do Mar é uma empolgante aventura sobre o lugar - e a idade - onde a imaginação e o real se encontram. Segundo título da Trilogia do Furacão, iniciada com o aplaudidíssimo Não Te Afastes, eis mais uma obra-prima da literatura juvenil portuguesa, a que o autor já nos habituou."
Como hoje é Domingo, e para quem já leu o livro "O Rapaz ao Fundo da Sala", propomos um momento de descontração com a realização de um Kahoot da autoria das alunas Camila Mendes, Diana Lopes e Rita Rodrigues. Agradecemos às alunas, a quem damos os parabéns, e à professora Rosa Antunes, pelo seu envio. Para a realização do Kahoot, basta clicarem na capa do livro.
«No âmbito das comemorações do centenário de Eugénio de Andrade, os alunos Leonor Carriço, Leonor Gomes e Pedro Oliveira, da turma 11LH decidiram presentear os professores com a declamação do poema "Procuro-te".
Natália Correia um dia afirmou que "a poesia é para comer", pelo que o momento foi adoçado pela partilha de uns bolinhos, confecionados por uma Encarregada de Educação, depois enfeitados com versos de Eugénio.»
"«Voltei ao sítio, já o Sol se pusera, lancei o anzol e esperei. Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água. Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci.»
Publicada originalmente em As Pequenas Memórias (2006), esta recordação de infância de José Saramago transformou-se num conto universal, pleno de sabedoria e doçura, agora com as encantadoras ilustrações de Yolanda Mosquera."
Carolina Oliveira, do 10CT3, lê o poema "As palavras" de Eugénio de Andrade, contribuindo, assim, para a celebração do Centenário do nascimento do autor.
Damos voz aos "Versos de Eugénio", com a leitura do poema "O Inverno", de Eugénio de Andrade, por Ana Mesquita do 10CT3 e sua mãe. Assim se celebra o Centenário do nascimento do autor.
Alguns alunos do 7A e 7E optaram por celebrar o Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, através do retrato e caricatura (trabalho divulgado pela docente da equipa da biblioteca, Regina Costa):
Ainda no âmbito da celebração do Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, O Vítor Cordeiro do 7E, a partir do poema Urgentemente, de Eugénio de Andrade, elaborou a sua versão (poema enviado pela docente da equipa da biblioteca, Regina Costa).
Desta vez, foi a docente Leonor Lopes a ler um poema de Eugénio em "Dar Voz aos Versos de Eugénio". Assim se celebra o Centenário de Eugénio de Andrade.
Preparamos, com o 11CT2, uma apresentação para celebrar o Centenário do nascimento deste grande poeta do concelho do Fundão - Póvoa de Atalaia. Amplia a apresentação para veres e ouvires textos de algumas das obras de referência do poeta.
Continuamos a "Dar Voz aos Versos de Eugénio" com a leitura do poema "A Sílaba", de Eugénio de Andrade, por uma das assistentes operacionais da nossa biblioteca, Judite Gonçalves.
O Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas do Fundão celebra o Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, dando "Voz aos Versos de Eugénio", desta vez com o poema "Urgentemente", lido pela aluna Maria Ferreira do 10CT2, com o seu irmão, Tomás Ferreira.
O Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas do Fundão continua a celebrar o Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, dando "Voz aos Versos de Eugénio", desta vez com o poema "Caminha sílaba a sílaba", lido pela aluna Matilde Manique do 10CT3, com o seu pai.