sexta-feira, 29 de abril de 2022
Uma adivinha em Espanhol
AEF marca na 2ª jornada Inter CLDE Futsal iniciados femininos Desporto Escolar
No dia 27 de abril, a nossa escola participou na 2ª jornada do Inter-CLDE de futsal em iniciados femininos no Pavilhão da Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Para além da nossa escola participaram as equipas da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo e Escola Secundária Afonso de Albuquerque, ambas da Guarda. O segundo jogo opôs a nossa escola à equipa da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo foi de início bastante competitivo, mas mostrámos a nossa superioridade na segunda parte, terminando o jogo com uma vitória por 5-2. Os golos da nossa equipa foram marcados pela Ana Filipa Mesquita (9ºD), Beatriz Lourenço (9ºC) , Diana Felix (8ºF) e Ana Alcobia (8ºF) que bisou na partida.
Prof. Vanessa Gil
Da Guerra Colonial ao 25 de Abril
Nas comemorações dos 48 anos da Revolução do 25 de Abril, a docente Ana Brioso, em articulação com a Biblioteca Escolar, organizou a realização da conferência "Da Guerra Colonial ao 25 de Abril" que contou com a presença do Professor Casimiro Santos e do Enfermeiro de guerra Pedro Taveira. A conferência teve como destinatários principais dos alunos de História A do 12º ano que nos enviaram as seguintes apreciações. Obrigado alunos e parabéns à docente por esta iniciativa.
«Começámos por ouvir o professor Casimiro Lopes que nos fez uma abordagem mais teórica, intercalando com a sua experiência durante a época. Contou-nos que anteriormente à revolução, a vida era ainda mais dura do que pensávamos… muitos pais eram obrigados a abdicar do desejo de permitir que os filhos obtivessem instrução, o que felizmente não se verificou no caso de ambos, porém foi uma decisão árdua, necessitando de se deslocar para poder fazer os estudos. Como uma pessoa do meio rural, contou-nos que as dificuldades que se sentiam eram ainda maiores nestes casos, devido à impossibilidade de contactar recorrentemente com a família e porque a vida rural era muito diferente da vida urbana. A parte mais interessante, para mim, foi o seu contributo na revolução, que apesar de ter sido singelo, é de uma enorme emoção. Fora informado no seu batalhão que os representantes e seguidores do MFA se moviam em Lisboa, aplicando o golpe que marca até hoje os nossos dias, ditando o fim de um regime autoritário e totalizante de 48 anos, iniciando a política dos 3 D’s que permitiu a partir da Junta de Salvação Nacional, iniciar a democratização, descolonização e desenvolvimento de Portugal, que vivera silenciado e reprimido por quase cinco décadas. Naturalmente, sentiu-se feliz pela libertação do povo, pela nova fase do país e também por não ter sido direcionado ao território Africano onde teria de lutar “pela pátria”. Conta-nos os desafios do pós-golpe, os quais já estudamos em História A, como as expropriações, o incremento da via mais radical ligada à esquerda-comunista que de certo modo nos aproximaria do modelo da união soviética, mas não só… abordou também a melhoria de condições de vida dos operários, das mulheres e do povo como um todo, que mesmo passando por um caminho sinuoso, se via finalmente livre e possuidor de um olhar reivindicativo e progressista.
Seguiu-se então o enfermeiro Pedro Taveira, que nos contou um pouco sobre a sua jornada antes mesmo de ir para o território de guerra. Na sequência, destacou alguns episódios que o assustaram em território africano e mostrou-se incomodado com a situação que vivemos atualmente entre a Ucrânia e Rússia, pois sabe e conhece de perto como é um cenário de guerra, mostrando-se de certo modo inconformado com tudo aquilo que se está a passar no mundo. Contou que viver um cenário de guerra é aterrorizante e constantemente se vive em preocupação e stress. Destacou ainda o papel de uma mulher francesa que iniciou o processo designado por “enfermeiras de guerra”, destacando que o papel da mulher também foi importante no resgate de feridos, porém não valorizado e inferiorizado. Além disso, conta-nos alguns dos seus medos e traumas, que para além do óbvio, conta-nos que ao sentir que o seu avião era atacado, começou a ter medo de voar e partir para os resgates que realizava dia após dia. Conta-nos também a história aterrorizante de quando ouviu mísseis por cima dele e dos seus acompanhantes, e do cenário catastrófico e funesto que via ao sobrevoar o campo de guerra, procurando por feridos, que muitas vezes já se encontravam tão debilitados que se lamentavam por nunca mais voltarem a ver os seus, sabendo que ali seria o seu fim.
Ambos se mostraram abertos a questões e foram bastante simpáticos com os alunos, e foi por isso que gostei tanto desta conferência, pois são “documentos históricos” que se encontram vivos e que não tiveram receio de partilhar as suas experiências connosco, e agradeço bastante por isso. Compartilharam também as suas opiniões sobre o que ocorre nos dias atuais, em Portugal e na restante Europa, mostrando-se alarmados com a situação. Nunca devemos esquecer da luta daqueles que hoje nos garantem a liberdade e nos permite viver em democracia.
Após a conferência, dirigimo-nos à Biblioteca Municipal tendo sido recebidos pela Dra. Dina Matos, que nos guiou a uma exposição de livros proibidos pelo Estado Novo através da censura, falou-nos do papel da revolução e que dimensão atingiu no Fundão e na região, mas também nos mostrou inúmeros exemplares do Jornal do Fundão dessa época, até mesmo os que estavam censurados com o “lápis azul”. A exposição das “3 Marias" também me chamou bastante a atenção, visto que o papel da mulher sempre foi importante porém ainda mais censurado, e com o 25 de abril, obtivemos finalmente direitos que nunca nos deveriam ser recusados.
Em suma, o dia 26 de abril foi uma continuação da comemoração do nosso querido 25 de abril, e foi um dos momentos mais bonitos que passei na escola, porque realmente me enriqueceu bastante. Adoraria poder contactar com ainda mais pessoas que possuam este tipo de experiência, pois é sempre algo que me desperta curiosidade e que nunca devemos esquecer, de forma a valorizar sempre os esforços que estão por trás da (nossa) democracia e que, infelizmente, está a perder lugar em alguns países.»
Margarida Fernandes, 12º LH
Os testemunhos de quem viveu realmente na guerra e tentou socorrer os feridos, fez-me ficar ainda mais pensativa em relação ao que se passa na Ucrânia, que nos está tão próxima e já dura há tanto tempo.»
Rita Matos, 12º LH
Carolina Falcão, 12º LHAV
«A forma como pudemos comemorar o 25 de abril foi muito interessante e de elevada importância para o desejado perfil do aluno. Tendo sido o primeiro dia que pudemos retomar no espaço escolar o não-uso da máscara, intensificou esta ideia de LIBERDADE e quanto a mesma é importante na vida de todos nós.»
Diana Raposo, 12ºLH
Isto Nunca Aconteceu, Lara Prescott
**Sinopse**
1956. Boris Pasternak está a escrever Doutor Jivago, um livro controverso capaz de provocar dissensão na União Soviética. Com medo do seu poder subversivo, os soviéticos censuram-no e proíbem a sua publicação. Mas isso não impede que no resto do mundo a obra se transforme num bestseller… e numa possível sentença de morte para o autor. A CIA está atenta aos acontecimentos e planeia utilizar o livro para influenciar a Guerra Fria a seu favor. Contudo, os agentes destinados a esta missão não são os espiões tradicionais. Duas secretárias - a charmosa e experiente Sally e a talentosa e novata Irina - são encarregadas da missão das suas vidas: devolver clandestinamente Doutor Jivago à URSS e utilizá-lo como arma de propaganda.
No entanto, esta não será uma missão fácil. Há pessoas dispostas a morrer por este livro - e agentes prontos a matar por ele. De Moscovo a Washington, de Paris a Milão, Isto Nunca Aconteceu retrata um momento único na história da literatura - contado com emoção e detalhes históricos cativantes. E no coração deste romance inesquecível está a poderosa convicção de que o poder da palavra escrita pode transformar o mundo.
quinta-feira, 28 de abril de 2022
Leituras (Com)Vida - Matilde Marcelino, do 12ºCT1, lê George Orwell
Partilhamos mais uma apresentação, do livro A Quinta dos Animais, de George Orwell, feita pela Matilde Marcelino, do 12º CT1. Parabéns, Matilde! Adorámos a tua apresentação. Agradecemos a partilha à docente Maria de Jesus Lopes.
Leituras (Com)Vida - Margarida Barata, 12CT1 lê George Orwell
Partilhamos esta excelente apresentação, que nos chegou através da docente Maria de Jesus Lopes, feita pela Margarida Barata, do 12CT1, uma apresentação excelente e muito pertinente quando falamos na importância de salvaguardar a nossa liberdade. Parabéns, Margarida!
Irmãs, Sue Fortin
Sinopse do livro:
Uma perdeu-se.
A outra mentiu.
Alice: bonita, simpática, manipuladora, mentirosa.
Clare: inteligente, leal, paranoica, ciumenta.
Clare acha que Alice é uma mentirosa manipuladora que tenta roubar a sua vida.
Alice acha que Clare tem ciúmes do seu regresso, após um desaparecimento prolongado, e da sua nova situação familiar.
Uma das duas está a dizer a verdade. A outra é uma maníaca.
Duas irmãs, uma só verdade.”
quarta-feira, 27 de abril de 2022
A Guerra de Hedy, Jenny Lecoat
**SINOPSE**
No fim de junho de 1940, as Ilhas do Canal, ao largo da costa francesa, são ocupadas pelas forças nazis.
A jovem Hedy Bercu, uma judia vienense que chegara a Jersey dois anos antes, fugindo da anexação da Áustria pela Alemanha, encontra-se novamente encurralada. Porém, desta vez, parece não haver como escapar.
Apesar de judia, Hedy encontra trabalho como tradutora junto das autoridades ocupantes e começa a participar em atos de resistência. É então que se apaixona pelo tenente alemão Kurt Neumann, iniciando uma relação proibida da qual rapidamente a sua vida passa a depender.
A Guerra de Hedy acompanha a vida desta jovem mulher e a luta que travou para sobreviver à ocupação nazi e evitar a deportação. Baseada em factos verídicos, esta é uma história de coragem, amor e esperança numa época em que a crueldade imperou: a Segunda Guerra Mundial.
terça-feira, 26 de abril de 2022
O Mundo que Conhecíamos, Alice Hoffman
**SINOPSE**
À beira da Segunda Guerra Mundial, com o controlo nazi a apertar sobre Berlim, a coragem e o amor de uma mãe oferecem à filha uma oportunidade de sobreviver.
Em Berlim, na época em que o mundo mudou, Hanni Kohn sabe que deve mandar embora a filha de 12 anos, para a salvar do regime nazi. O desespero leva-a até Ettie, a filha de um rabino, cujos anos a bisbilhotar perto do pai lhe permitem criar uma criatura judia mística, um golem raro e incomum que jura proteger a filha de Hanni, Lea. Depois de Ava ganhar vida, ela, Lea e Ettie ficam eternamente ligadas, os seus caminhos predestinados a cruzar-se, os seus destinos ligados.
Lea e Ava viajam de Paris, onde Lea encontra a sua alma gémea, para um convento no Oeste de França, conhecido pelas rosas de prata, chegando a uma escola numa aldeia no topo de uma montanha onde três mil judeus foram salvos. Enquanto Ettie permanece escondida, à espera de se tornar a lutadora que está destinada a ser.
Num mundo onde o mal pode ser encontrado em cada esquina, surgem personagens extraordinárias que nos levam numa jornada impressionante de perda e resistência, entre o fantástico e o mortal, num lugar onde todos os caminhos levam ao Anjo da Morte e o amor não tem fim.
Dar Voz à Poesia de Saramago, por Daniela Dias, 11ºCT1
Nesta rubrica de hoje do "Dar Voz à Poesia de Saramago", convidamos-te a ouvir a leitura do poema "Poema Seco", de José Saramago, por Daniela Dias, do 11º CT1.
segunda-feira, 25 de abril de 2022
Sempre!
Liberdade é a Paz
É a alegria na nossa vida
É algo de novo, é algo que se sente
É ter direito de nos expressarmos
Liberdade é ser livre
É dizer o que se pensa
É poder dizer o que se sente
Liberdade é não censurar
É poder dizer algo sem ninguém criticar
É poder dar a nossa opinião
É ser livre de tomar as decisões
É poder seguirmos os nossos sonhos sem ninguém nos impedir
Liberdade é ser feliz
É poder fazer qualquer coisa
Liberdade é um mundo aberto
É andar na rua sem medo
É uma luta constante
É uma ilusão que gostamos de cultivar
É podermos falar, pensar
Liberdade é …
É sermos livres!
Turma INOVA 8
domingo, 24 de abril de 2022
Há concursos e concursos! Alunos do AEF obtêm o 1º e 3º lugares nas Olimpíadas da Física!
De todos aqueles em que participamos, há concursos e concursos.
Na fase regional das Olimpíadas da Física, organizadas de forma irrepreensível pela Sociedade Portuguesa de Física, quatro alunos nossos conseguiram obter o primeiro e terceiro lugares dos escalões A (3º ciclo) e B (ensino secundário), neste concurso de jovens promessas nas áreas da Física realizado ontem, 23 de abril. O concurso foi realizado presencialmente em oito cidades portuguesas (Coimbra, Covilhã, Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto e Vila Real). A prova, elaborada de forma clara, precisa e exigente, foi respondida pelos nossos alunos na Universidade da Beira Interior. Os resultados foram divulgados pouco tempo depois, sendo ainda sugeridos aos alunos aspetos em que poderiam melhorar, bem como recomendações de como conseguir fazer melhor em futuras fases destas Olimpíadas. Claro, não nos esquecemos que a transparência é uma propriedade física, no campo da ótica, que permite que a Luz passe através dos materiais sem que se disperse pelas superfícies! ;-)
Aqui estão os resultados que nos chegaram através da docente de Física e Química, profª. Cristina Guedes!
Os alunos conseguiram...
- o 3.º lugar, no escalão A, com a participação dos alunos Francisco Fazenda e Martim Ramalho, do 8.º A
- o 3° lugar, no escalão B, com a participação do aluno Guilherme Tavares, do 11° CT3.
- o 1° lugar, no escalão B, com a participação do aluno Rafael Santos, do 11° CT3, que foi apurado para a final nacional que se realiza a 28 de maio em Coimbra.
Parabéns rapazes pelo empenho, resultados e boa disposição!
sábado, 23 de abril de 2022
INOVA8 celebra o 25 de abril com poema coletivo
LIBERDADE É…
Liberdade é a Paz
É a alegria na nossa vida
É algo de novo, é algo que se sente
É ter direito de nos expressarmos
Liberdade é ser livre
É dizer o que se pensa
É poder dizer o que se sente
Liberdade é não censurar
É poder dizer algo sem ninguém criticar
É poder dar a nossa opinião
É ser livre de tomar as decisões
É poder seguirmos os nossos sonhos sem ninguém nos impedir
Liberdade é ser feliz
É poder fazer qualquer coisa
Liberdade é um mundo aberto
É andar na rua sem medo
É uma luta constante
É uma ilusão que gostamos de cultivar
É podermos falar, pensar
Liberdade é …
É sermos livres!
Poema coletivo – 8º
INOVA
Exposição Ler o 25 de Abril
A biblioteca não quis deixar de assinalar o 25 de Abril, e fê-lo com uma exposição de poemas e de livros alusivos ao tema. Se ainda não viram, não deixem de passar pela biblioteca.
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - um livro para qualquer idade
No Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, trazemos também uma leitura para todas as idades de excertos do Livro do Ano, de Afonso Cruz.
Dia Mundial do Livro - 1º ciclo
Continuamos a celebrar o Dia do Livro, agora com uma surpresa para os alunos do 1º ciclo! Esperamos que gostem!
Dia Mundial do Livro - uma leitura para os mais pequenos!
Neste Dia do Livro, celebramos o livro e a leitura. Começamos por uma leitura, para os mais pequenos, do livro Gosto de Ler! Especialmente para os nossos alunos do pré-escolar!
Dar Voz à Poesia de Saramago, por Eduardo Pizarro do 12LH e Catarina Martins do 12CTCSE
Neste Dia Mundial do Livro, não podíamos deixar de partilhar, na rubrica "Dar Voz à Poesia de Saramago" (da docente Cesaltina Neves), a canção feita a partir do poema de José Saramago, "Dissemos, e partimos", numa composição original de Eduardo Pizarro (12LH) e Catarina Martins (12CTCSE). É tão bom ouvir-vos!
sexta-feira, 22 de abril de 2022
Dar Voz à Poesia de Saramago, por Matilde Oliveira do 11ºCT1
Nesta rubrica de hoje do "Dar Voz à Poesia de Saramago", convidamos-te a ouvir a leitura do poema "As palavras são novas", de José Saramago, por Matilde Oliveira do 11º CT1. Um lindo poema!
Hoje é o Dia Mundial da Terra
Comemora-se hoje o Dia Mundial da Terra, como fizeram questão de nos lembrar os nossos colegas, professores de Biologia.
Para assinalar este dia, disponibilizamos aos nossos leitores o livro A Revolta da Natureza em Brimsa, da autoria de Vanda Brotas Gonçalves e ilustrado por Rui Sousa. O livro é disponibilizado pela Ciência Viva e foi elaborado no âmbito do projeto Portugal twinning for innovation and excellence in marine science and earth observation (portwims)”, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020.
De que nos fala o livro? Parece que a Natureza se revoltou na cidade de Brimsa. Os personagens desta história são os amigos da escola que se vêm envolvidos numa teia crescente de fenómenos nunca vistos e assustadores. Tudo começou com um estranho SMS “troco tempo e haveres pelo bem da cidade e do ambiente”. E mais não dizemos.
Quem quiser saber o desenrolar da história, clica aqui e descarrega o livro.
Bom Dia Mundial da Terra para todos!
quinta-feira, 21 de abril de 2022
Dar Voz à Poesia de Saramago, por Maria Loureiro do 11ºCT1
Hoje Damos voz à poesia de Saramago com a leitura do poema "As Palavras de Amor", de José Saramago, desta feita por Maria Loureiro do 11º CT1. E que bem nos sabe ouvir as sábias palavras de Saramago!
quarta-feira, 20 de abril de 2022
Dar Voz à Poesia de Saramago, por Maria Meireles do 11ºCT1
Continuamos a partilhar a rubrica "Dar Voz à Poesia de Saramago" (da docente Cesaltina Neves), desta vez com a leitura do «Poema à Boca Fechada», de José Saramago, por Maria Meireles, do 11ºCT1. Muito bem, Maria!
terça-feira, 19 de abril de 2022
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022 - Património contra a crise climática
domingo, 10 de abril de 2022
Retratos e caricaturas de José Saramago, pelo 12AV
Os retratos e caricaturas de José Saramago decorreram de uma articulação entre o Departamento de Línguas (docente da equipa da biblioteca, Cesaltina Neves) e o Departamento de Expressões (Rosalina Gomes) na celebração do Centenário do nascimento de José Saramago e estiveram expostos na Semana Aberta do Agrupamento. Parabéns aos alunos do 12ºAV e professora.
sábado, 9 de abril de 2022
Entrega de Prémios e Certificados do II Concurso de Leitura para Pais
No passado dia 8, pelas 18h30, decorreu, na biblioteca da Escola Secundária, a entrega dos prémios do II Concurso de Leitura para Pais, organizado pela biblioteca, que, mais uma vez, reforçou a importância de abrir a escola/biblioteca à comunidade.
Os objetivos do Concurso foram os de, para além de estimular o gosto pela leitura, promover o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, contribuir para reforçar a participação dos Pais e Encarregados de Educação nas atividades promovidas pelo Agrupamento de Escolas do Fundão. Para além destas especificidades pretendia-se ainda que os alunos desenvolvessem e melhorassem competências no âmbito da leitura, através do exemplo dado pelos adultos.
Agradecemos a presença do nosso diretor, Estêvão Lopes, que realçou a importância de atividades desta natureza e congratulou as mães pelo seu envolvimento e participação.
1º lugar: Débora Marisa Lourenço Caires da Costa, mãe da aluna Madalena Ballhause, do 10CT2;
2º lugar: Paula Alexandra Geraldes Lindeza, mãe do aluno José Leal, do 5B;
3º lugar: Maria João Catarino Pauleta Rico, mãe da aluna Rita Matos, do 12LH;
Menção honrosa: Ana Sílvia Pinto, mãe da aluna Joana Salvado do 7B.
Uma Escola Aberta ao Mundo, 12º Línguas e Humanidades
Decorreu, no dia 8, na biblioteca da Escola Secundária do Fundão, pelas 18h30 a atividade "Agrupamento de Escolas do Fundão - Uma Escola Aberta ao Mundo", em que alunos do 12º de Línguas e Humanidades, da professora Ana Brioso, puderam partilhar os seus trabalhos com os encarregados de educação.
Esta cerimónia teve início com um momento musical muito criativo, proporcionado pelo aluno Eduardo Pizarro.
Seguiu-se a apresentação dos trabalhos, começando pelo trabalho "O Fim da União Soviética", pelos alunos Margarida Fernandes, Diogo Garcia e João Gonçalves.
As alunas Alice Alvo, Ana Teixeira, Maria Dixo e Rita Mesquita, apresentaram o trabalho que deu o título à atividade. A comunicação resultou de um trabalho de investigação a partir de dados oficiais em diversas fontes locais (Município e AEF) e também da recolha de dados de caráter mais pessoal a partir de entrevistas aos alunos da escola e aos chegados à escola sobre os movimentos migratórios que atualmente se vêm concentrando no município do Fundão. Este trabalho foi apresentado no XXVI Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana.
Terminou-se com lanchinho partilhado, feito pelos alunos, que se revelou um excelente momento de convívio.
sexta-feira, 8 de abril de 2022
Dia da Mobilidade Sustentável
No âmbito da Semana Aberta e do projeto CES4KIDS, o Grupo de Educação Física / turma APS21, promoveram, no dia 7 de abril, o "Dia da Mobilidade Sustentável". Foram muitos os alunos que trouxeram as suas rodas para a escola: vimos alunos com bicicletas, trotinetas, skates e patins!
Vamos tornar isto um hábito?
Tertúlias da Atividade Física, Desporto e Saúde: Atletismo à Conversa
No âmbito da Semana Aberta, o Grupo de Educação Física em parceria com a Biblioteca do AEF promoveram, no dia 8 de abril, a terceira edição das "Tertúlias da Atividade Física, Desporto e Saúde: Atletismo à conversa", com a participação de Fábio Barata, do Grupo Convívio e Amizade nas Donas, António Catarino, do Clube Triatlo do Fundão e Hélio Costa, atleta de Trail do Boavista Futebol Clube. Foi uma tertúlia rica em conhecimento, experiências de vida e muita emoção. Agradecemos aos preletores pelos ensinamentos, bem como aos atletas séniores presentes, Pedro Santos e Rogério Palmeiro.
Parabéns também aos alunos Miguel Pires e Matilde Marcelino pela excelente moderação, aos tertulianos pelas perguntas, à Direção do AEF pelo apoio e, finalmente, ao pessoal não docente pela decoração do auditório.
Até à próxima edição!
[Vanessa Gil]
Dança Connosco
No âmbito da Semana Aberta, as professoras Anabela Pinho, Cristina Cruz e Vanessa Nunes Gil promoveram, no dia 6 de abril, a atividade "Dança connosco zumba e combat" com algumas turminhas do 1º ciclo do Agrupamento. A julgar pela alegria nos rostos dos nossos pequenos alunos, acreditamos ter sido superdivertido. Obrigada pelo convite e por nos proporcionarem mais uma vez momentos tão maravilhosos.
Até à próxima!
[Prof. Vanessa Gil]
Dia Internacional da Pessoa Cigana
Neste dia 8 de abril comemora-se o dia Internacional da Pessoa Cigana e nada melhor que parabenizar o nosso aluno Honório do 11º CSEAV pela admissão na IIIª Edição do Programa ROMA Educa, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações.
Parabéns Honório!
[SPO]
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Minuto Azul 9 - Overfishing
Desta vez, a rubrica Minuto Azul é em inglês e fala-nos da sobrepesca, uma ameaça para a biodiversidade marinha e que assume uma postura devastadora sobre os ecossistemas aquáticos. Sempre a aprender com os alunos e professoras do projeto Ler+Mar!
quarta-feira, 6 de abril de 2022
Entrega de Prémios do Problema do Mês de Março do 2º ciclo
Decorreu hoje, no Gabinete da Biblioteca, a entrega dos prémios do Problema do Mês, desafio mensal promovido pela Biblioteca Escolar, no âmbito da disciplina de Matemática do 2º ciclo.
Os prémios foram entregues pelo docente da equipa da Biblioteca, Alberto Nogueira e professores bibliotecários.
Recordamos que os vencedores, agora nomeados “matemáticos do mês de março”, são
Lara Costa, do 6D (1º lugar),
Gustavo Simões, do 6D (2º lugar) e
Matilde Marques, também do 6D (3º lugar).
Estes alunos receberam um prémio pela sua prestação e, para além disso, tal como a todos os participantes, foi-lhes atribuído um certificado de participação e todos receberam um marcador de livros.
Parabéns a todos e preparem-se porque, no próximo período, teremos mais um desafio!
Dar Voz à Poesia de Saramago, por Sara Ramos, 11ºCT1
A rubrica "Dar Voz à Poesia de Saramago" traz, desta vez, a leitura do poema «Se não Tenho Outra Voz», de José Saramago, por Sara Ramos, 11ºCT1. Parabéns aos alunos e docente por esta forma maravilhosa de celebrar o Centenário do nascimento de José Saramago!
terça-feira, 5 de abril de 2022
Minuto Azul 8 - Aquecimento dos Oceanos
A rubrica "Minuto Azul" traz, desta vez, à reflexão a temática do aquecimento dos oceanos, responsável por consequências devastadoras sobre as quais vale a pena refletir. Mais uma vez, os nossos parabéns às professoras e alunos envolvidos neste projeto.
[Olga Nabais]segunda-feira, 4 de abril de 2022
Natureza, Ciência e Arte - Eduarda Moreira, INOVA8
Divulgamos um trabalho feito pela Eduarda Moreira, do INOVA8, orientada pela docente da equipa da biblioteca, Maria José Pires.
«"Natureza, Ciência e Arte" é um trabalho desenvolvido na tutoria com o objetivo de motivar a aluna para vir à escola; desenvolver a sua autoestima; promover a sua integração na turma; sensibilizar para a importância do empenho e do rigor na realização de tarefas.
Desenharam-se e recortaram-se figuras geométricas e, com elas, foram feitas composições, que, coladas em pequenas cartolinas, deram origem a diversos "postais". Estes postais serão vendidos para angariar fundos para diversos fins.»
[Maria José Pires]
A Eduarda e a professora Maria José Pires estão de parabéns. Os postais ficaram fabulosos!
Mensagens populares
-
Hoje, Dia Internacional da Mulher, os alunos e alunas do 7.º E quiseram homenagear todas as mulheres, pelo que produziram e realizaram um ví...
-
Chegou-nos hoje uma notícia maravilhosa: uma equipa de 4 alunos/as, passaram à 2ª fase, a nível Nacional do concurso mini COP ! A equipa Me...
-
A Biblioteca Escolar orgulha-se de apresentar dois trabalhos que estão a representar o Agrupamento de Escolas do Fundão na edição deste ano ...
Mensagem em destaque
E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?
Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...