quarta-feira, 25 de março de 2026

Clube de Leitura "Liberdade Literária", de 9.º ano

Decorreu, hoje, mais uma sessão do Clube de Leitura de 9.º ano, "Liberdade Literária, infelizmente com menos participantes, uma vez que coincidiu com uma atividade do Desporto Escolar. Leram-se excertos de livros, comentaram-se preferências e foi combinada uma leitura para a primeira sessão do próximo período. Terminamos a sessão com uns ovinhos da Páscoa e umas fotos criativas na Biblioteca Escolar.





Flash Mob "Semana da Leitura" com o Grupo de Dança do Desporto Escolar

Celebrar a leitura é uma atividade transversal. A Biblioteca Escolar lançou o desafio à docente do Grupo de Dança do Desporto Escolar, Cristina Cruz - um Flash Mob, com livros, que abraçou o desafio com o profissionalismo e entusiasmo de sempre. Parabéns a todos os intervenientes! 
E Viva a leitura e os livros, que nos libertam, ao nos permitirem expandir a mente, oferecendo refúgio e conhecimento de forma a quebrar as amarras da solidão e da ignorância.

Booktrailer realizado pelo Afonso Marcelo, do 9.ºF

Celebramos a Semana da Leitura, com a partilha de alguns booktrailers realizados por alunos do 9.ºF, no âmbito da disciplina de português e em articulação com a Biblioteca Escolar. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pelo Afonso Marcelo, do 9.ºF, que motiva para a leitura do livro O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde, um livro do PNL de 9.º ano.

Podem requisitá-lo na nossa Biblioteca!

Parabéns, Afonso!!


Booktrailer realizado pelo Diego Gonçalves, do 9.ºF

Celebramos a Semana da Leitura, com a partilha de alguns booktrailers realizados por alunos do 9.ºF, no âmbito da disciplina de português e em articulação com a Biblioteca Escolar. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pelo Diego Gonçalves, do 9.ºF, que motiva para a leitura do livro Piadas e Adivinhas de Chorar a Rir, de Miguel Morais, um livro muito divertido.

Podem requisitá-lo na nossa Biblioteca!

Parabéns, Diego e mãe, está super divertido!!


Booktrailer realizado pelo Martim Maia, do 9.ºF

Celebramos a Semana da Leitura, com a partilha de alguns booktrailers realizados por alunos do 9.ºF, no âmbito da disciplina de português e em articulação com a Biblioteca Escolar. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pelo Martim Maia, do 9.ºF, que motiva para a leitura do livro A Convidada Perfeita, de Nelle Lamarr.

Parabéns, Martim, está incrível!!


Martim Fernandes no Leituras (Com)Vida

Nesta Semana da Leitura, o Núcleo de Estágio de Português e Espanhol junta-se à celebração, com leituras. O Professor estagiário Martim Fernandes partilha um poema de O Livro de Cesário Verde, "Contrariedades". E que boa leitura, Martim! 

terça-feira, 24 de março de 2026

Alunos de 9.º e 10.º ano de português assistem à peça "Camoinz Hépyco-Lyrico"

Decorreu hoje, inserida na Semana da Leitura, terça-feira, no Anfiteatro do Agrupamento de Escolas do Fundão, uma representação teatral, no âmbito da disciplina de Português, com a colaboração da Biblioteca Escolar. Inspirada nos temas do programa de 9º e 10º ano que dizem respeito a Camões, poeta épico e Camões, poeta lírico, a peça intititulada "Camoinz Hépyco-Lyrico", é da autoria de Gustavo Rubim, professor de Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa, ensaísta e crítico literário.

De manhã, assistiram à peça 142 alunos de 9.º ano e, à tarde, 141 alunos de 10.º ano. Um momento de aprendizagem, de forma inovadora e divertida.

A representação esteve a cargo de Simão Rubim (protagonista nas Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos, em cena durante 14 anos) e João Marta (que fez a personagem de "Pedro" na série televisiva Uma Aventura), ambos ex-atores da Companhia Teatral do Chiado, fundada por Mário Viegas.

Booktrailer realizado pelo Miguel Guilherme, do 9.ºF

Celebramos a Semana da Leitura, com a partilha de alguns booktrailers realizados por alunos do 9.ºF, no âmbito da disciplina de português e em articulação com a Biblioteca Escolar. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pelo Miguel Guilherme, do 9.ºF, que motiva para a leitura do livro A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne, um livro recomendado pelo PNL2027.

Podem requisitá-lo na nossa Biblioteca!

Parabéns, Miguel, está incrível!!



Booktrailer realizado pela Ema Estevão, do 9.ºF

Celebramos a Semana da Leitura, com a partilha de alguns booktrailers realizados por alunos do 9.ºF, no âmbito da disciplina de português e em articulação com a Biblioteca Escolar. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pela Ema Estevão, do 9.ºF, que motiva para a leitura do livro O Gato Que Nunca Partiu, de Hiro Arikawa.

Parabéns, Ema e respetivos atores, está incrível!!


Maria de Jesus Lopes no Leituras (Com)Vida com um excerto de «A Montanha», de José Luís Peixoto

Nesta📔 Semana da Leitura 📔...

continuamos a celebrar os livros e os autores com mais uma contribuição, para a nossa rubrica Leituras (Com)Vida, da docente Maria de Jesus Lopes, da equipa da Biblioteca Escolar.

O excerto é da mais recente obra de José Luís Peixoto, A Montanha, um livro disponível para requisição na Biblioteca Escolar.👩‍🏫📚

segunda-feira, 23 de março de 2026

Booktrailer realizado pelo Filipe Andrade, do 9.ºF

Celebramos a Semana da Leitura, com a partilha de alguns booktrailers realizados por alunos do 9.ºF, no âmbito da disciplina de português e em articulação com a Biblioteca Escolar. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pelo Filipe Andrade, do 9.ºF, que motiva para a leitura do livro Viagem à Roda do Meu Nome, de Alice Vieira.

Parabéns, Filipe, está muito bom!

Booktrailer realizado pela Leonor Marques, do 9.ºF

Celebramos a Semana da Leitura, com a partilha de alguns booktrailers realizados por alunos do 9.ºF, no âmbito da disciplina de português e em articulação com a Biblioteca Escolar. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pela Leonor Marques, do 9.ºF, que motiva para a leitura do livro O Alienista, de Machado de Assis, um livro recomendado para leitura, no 9.º ano de escolaridade.

Podem requisitá-lo na nossa Biblioteca!

Parabéns, Leonor, está incrível!!

A docente Rosa Antunes no Leituras (Com)Vida

Nesta Semana da Leitura, convidamos alunos e docentes a partilharem leituras na nossa rubrica Leituras (Com)Vida. Agradecemos à docente Rosa Antunes, de Português, que aceitou o desafio e nos trouxe a leitura de um excerto da obra História de uma Gaivota e do Gato Que a Ensinou a Voar, de Luís Sepúlveda. E que bem que sabe ouvir assim uma leitura!🐈🦅📙

Temos este livro na Biblioteca!

sábado, 21 de março de 2026

Dia 21 de março a celebrar a Poesia, as Florestas e a Árvore

O Dia Mundial da Poesia celebra-se anualmente a 21 de março, assim como o Dia Mundial da Árvore.

Assim, o núcleo de estágio de Português e Espanhol transformou o átrio da nossa escola num lugar onde a natureza e a palavra deram as mãos. As disciplinas de português e biologia uniram esforços para criar uma exposição que convidasse toda a comunidade escolar a olhar para o mundo com mais atenção, delicadeza e sentido crítico.

Esta atividade conjunta, reforça a importância do trabalho interdisciplinar conjunto e realça o papel da escola como espaço de criação, participação e cidadania. Num tempo em que a crise climática e o empobrecimento da leitura ameaçam o nosso futuro, gestos como este levam-nos a ter cuidado, imaginação e coragem de acreditar que, a partir de uma semente, o mundo pode mudar.

Árvore
Onde os frutos maduram:
sal e sol em minhas veias,
luz e mel em boca alheia.

Onde plantei
a alta acácia das febres
eu mesmo me deitei,
para ser a raiz da semente,
e de madeira e seiva
se fez o meu corpo.

Agora,
chove dentro de mim,
em minhas folhas se demoram gotas,
suspensas entre um e outro Sol.

Em mim pousam
cantos e sombras
e eu não sei
se são aves ou palavras.
                         [Mia Couto]
                                                       
                                                          [Docente Maria de Jesus Lopes e Núcleo de Estágio de Português e Espanhol]

sexta-feira, 20 de março de 2026

Aí está o "Problema (de Matemática) do Mês" de março (2.º e 3.º ciclos)

Caros alunos do 2.º e 3.º ciclos,

Já chegou o aguardado Problema do Mês de Fevereiro! Esta é a tua oportunidade de voltares a concorrer ao título de Matemático do Mês.

Descarrega o enunciado correspondente ao teu ciclo de ensino e põe à prova o teu raciocínio matemático. Depois de resolveres o desafio, explica cuidadosamente o teu processo de resolução e envia-nos uma fotografia ou digitalização do teu trabalho para: bibliotecas@esfundao.pt.

Não te esqueças de incluir o teu nome e a tua turma no envio. Atenção: não respondas diretamente a este email - envia a tua resolução em anexo!

Para uma boa resolução, lembra-te dos quatro passos fundamentais:

  1. Interpretar a informação (identificar os dados);

  2. Definir um plano de resolução;

  3. Aplicar o plano;

  4. Verificar o resultado.

Se a tua resposta estiver correta e bem apresentada, já podes contar como vencedor! 😄 Em caso de empate, será considerada a data e hora de receção dos trabalhos, por isso não demores… mas capricha na apresentação!

Se és aluno do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos), descarrega o problema [aqui].
Se és aluno do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos), descarrega o problema [aqui].

Ficamos à tua espera. Boa sorte!

Leituras Partilhadas entre o 8.ºC e o 6.ºA

No passado dia 17 deste mês, decorreu uma sessão de "Leituras Partilhadas" 📚entre turmas/ciclos, nomeadamente entre o 8.ºC, da docente Paula Alves e o 6.ºA, da docente Conceição Alves.📖

Estas partilhas de leituras entre alunos de diferentes ciclos de aprendizagem constitui uma estratégia pedagógica enriquecedora e promotora de várias competências. Esta interação favorece não só o desenvolvimento da leitura e da expressão oral, como também estimula a cooperação, a empatia e o sentido de responsabilidade nos alunos mais velhos, que assumem um papel ativo na orientação dos mais novos. Por sua vez, os alunos mais novos beneficiam de modelos próximos e motivadores, o que contribui para o aumento do interesse pela leitura e para a melhoria da compreensão. 

quinta-feira, 19 de março de 2026

Semana da Leitura- de 23 a 27 de março

Divulgamos o cartaz das atividades que serão realizadas ao longo da próxima semana, que é dedicada à leitura, um pouco por todo o país.

"A semana da leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar.
As bibliotecas escolares associaram-se a esta iniciativa desde a primeira edição (em 2007), constituindo-se como as suas grandes impulsionadoras nas escolas."
                                                                                                     [RBE, Rede de Bibliotecas Escolares]

E os Matemáticos do Mês de Fevereiro são...

Ontem foi dia de celebração na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão. Entre sorrisos, curiosidade e o inevitável nervoso miudinho que acompanha estes momentos especiais, procedeu-se à entrega dos certificados e de pequenas lembranças aos participantes da mais recente edição do Problema do Mês.

A sessão contou com a presença do professor Rui Nunes, da direção, que felicitou os alunos pelo empenho, pela coragem em aceitar o desafio e pela qualidade das respostas apresentadas. Marcou também presença o Professor Carlos Leal, a mente criativa por detrás dos problemas que, mês após mês, desafiam o raciocínio e estimulam o pensamento dos nossos alunos.

No 2.º Ciclo, foram distinguidos como Matemáticos do Mês:

  • 1.º lugar: Francisco Alves, 6.º D

  • 2.º lugar: Sara Prata, 5.º C

  • 3.º lugar: Madalena Lanção, 5.º A

Participaram ainda, com grande dedicação, Mariana Rito (5.º C), Santiago Santos (5.º C), Filipa Ascensão (6.º D) e Matilde Mesquita (5.º F), demonstrando persistência, atenção ao detalhe e vontade de levar cada raciocínio até ao fim.

No 3.º Ciclo, os Matemáticos do Mês são:

  • 1.º lugar: Diana Chaves, 9.º E

  • 2.º lugar: Soraia Patrício, 9.º D

  • 3.º lugar: Matilde Gonçalves, 7.º B e Diego Gonçalves, 9.º F

Todos os participantes receberam um certificado, pois aceitar um desafio já é, por si só, digno de reconhecimento. Aos três primeiros classificados de cada ciclo foi ainda entregue uma pequena lembrança simbólica, assinalando o mérito alcançado.

O Problema do Mês continua a provar que pensar exige esforço, mas também proporciona satisfação. Na Biblioteca Escolar, os números não intimidam - despertam a curiosidade e convidam à descoberta. E há sempre quem aceite esse desafio.

Parabéns a todos os participantes!

Fiquem atentos: na próxima sexta-feira, após as aulas, será lançado o novo Problema do Mês de março.

Aí está o Bibliofit de março

O Bibliofit de março voltou a dar vida à Biblioteca Escolar, envolvendo os alunos numa experiência dinâmica e inspiradora. Desta vez, contou com a participação ativa do aluno João Salvado, da turma 10.º CSE, que protagonizou uma demonstração entusiasta, marcada pela generosidade em partilhar cada exercício com a comunidade educativa.

Esta iniciativa continua a fortalecer a ligação entre a leitura, a atividade física e o bem-estar, evidenciando que a Biblioteca Escolar é também um espaço de estímulo ao corpo, à mente e à curiosidade.

A Biblioteca Escolar expressa um agradecimento especial ao aluno pela sua disponibilidade e dedicação, ao Núcleo de Estágio de Educação Física pela colaboração constante, e à professora orientadora Cristina Cruz pelo acompanhamento atento, apoio e orientação fundamentais para a concretização desta iniciativa.

Bibliofit: corpo ativo, mente desperta!

domingo, 8 de março de 2026

Quando aprender Português também é celebrar as Mulheres de todo o Mundo!

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Escolar associa-se à divulgação de um trabalho particularmente significativo, desenvolvido no Curso de Português Língua de Acolhimento, desenvolvido pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Fundão. A atividade foi realizada por uma turma constituída maioritariamente por alunas migrantes, de diferentes nacionalidades, que estão ainda a aprender português e que, através da língua que as acolhe, refletiram sobre temas como a igualdade, a coragem e a conquista de direitos. O resultado revela não apenas um exercício de aprendizagem linguística, mas também um exemplo claro de integração e de valorização da diversidade cultural que caracteriza a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas do Fundão, como podemos ver no que nos enviou a professora Dulcínia Coelho, docente que orientou o trabalho.


Feliz Dia Internacional da Mulher!

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, foi desenvolvido um trabalho especial com uma turma constituída maioritariamente por alunas migrantes, de várias nacionalidades, que frequentam o Curso de Português Língua de Acolhimento.

Ao longo desta atividade, trabalhou-se o vocabulário relacionado com a temática da mulher, da igualdade, da força, da coragem e da conquista de direitos.

Esta iniciativa foi também uma forma de promover a integração e a inclusão, valorizando a diversidade cultural presente na sala de aula. Através da língua portuguesa, criaram-se pontes, fortaleceram-se laços e celebrou-se o papel fundamental da mulher na sociedade.

[Texto enviado pela Prof.ª Dulcínia Coelho]

sexta-feira, 6 de março de 2026

Já conheces os novos jogos da Ludoteca?

Boas notícias! Os novos jogos adquiridos pela Direção da Escola para a Ludoteca já estão disponíveis nos armários do Bar da Escola João Franco.

Sempre que quiseres fazer uma pausa entre aulas ou passar um bom momento com os teus amigos, passa por lá. Vais encontrar mesas disponíveis e um espaço agradável, perfeito para jogar, conviver e divertir-te.

Para facilitar a escolha, nas portas dos armários foram colocadas fotos de todos os jogos disponíveis. Assim, basta espreitar e escolher o desafio do dia!

Entre as muitas opções, podes encontrar:

  • Uno

  • Cluedo

  • Monopólio (versão clássica e Pokémon)

  • Dixit

  • Quizzes

  • Escape Game

  • Torre Infernal

  • Matraquilhos

  • Basquetebol

  • Hóquei no Gelo

  • Sushi Go!

  • Dorf

…e muitos outros jogos que prometem horas de diversão!

⚠️ Lembra-te: os jogos são para todos, por isso utiliza-os com responsabilidade. No final, verifica se todas as peças ficaram guardadas. Se cuidarmos deles, continuarão disponíveis para que todos possam aproveitar.

Reúne os teus amigos, escolhe um jogo e vem pôr a mente e a diversão em ação!

quinta-feira, 5 de março de 2026

Criar, Animar, Aprender: Cinema em Stop Motion na Biblioteca da EB1 de Valverde

A Biblioteca Escolar divulga hoje uma iniciativa dinamizada na Escola EB1 de Valverde, cujos registos nos foram gentilmente endereçados pelas respetivas docentes. O projeto, centrado na criação de filmes em técnica de stop motion, exemplifica a pertinência de integrar o cinema de animação no percurso formativo dos alunos, promovendo de forma integrada literacias artísticas, digitais e colaborativas. Para a Biblioteca Escolar, é fundamental dar visibilidade a estas práticas que não só enriquecem o currículo, como consolidam a relação entre a escola e as famílias. A presença e colaboração direta dos pais na vida escolar, como se verificou nesta atividade, constitui um fator determinante para o sucesso educativo e para a construção de uma comunidade de aprendizagem mais aberta e participativa.

Parabéns a todos, pais, docentes e alunos, envolvidos nesta iniciativa. 

 A nossa Biblioteca Escolar da EB1 de Valverde foi palco de uma experiência criativa e inspiradora que ficará certamente na memória dos alunos das turmas VAL 1 e VAL 2.
Tudo começou quando Alejandro Pereyra, pai de dois alunos destas turmas - cineasta, escritor e músico - se disponibilizou para visitar a escola e partilhar a sua experiência profissional. Durante o encontro, explicou de forma acessível e entusiasmante como se constroem filmes de animação, revelando alguns dos “segredos” do processo criativo e técnico por detrás do cinema.
Os alunos mostraram-se desde logo muito curiosos e motivados. A ideia de criarem o seu próprio filme em técnica de stop motion despertou grande entusiasmo e rapidamente se passou das palavras à ação.
Numa aula de Expressão Artística, com a orientação especial de Mateo e Emílio - filhos do cineasta - os alunos imaginaram uma história original, deram largas à criatividade e construíram as suas personagens em plasticina. Entre risos, ideias partilhadas e muita concentração, nasceram figuras cheias de personalidade e cenários cuidadosamente preparados.
De seguida, com a ajuda das professoras, iniciou-se o processo de fotografia: imagem a imagem, movimento a movimento, os alunos captaram as diferentes posições das personagens. Posteriormente, recorrendo a um programa de edição de vídeo, organizaram as fotografias e deram vida ao seu filme em formato STOP Motion.
Esta atividade permitiu desenvolver competências artísticas, digitais e de trabalho colaborativo, mas, acima de tudo, proporcionou um momento de aprendizagem diferente, criativo e muito enriquecedor.
A Biblioteca Escolar da EB1 de Valverde orgulha-se de promover iniciativas que aproximam a comunidade educativa e que transformam a aprendizagem numa verdadeira aventura criativa.
Aqui fica o registo do produto final de cada turma, testemunho do empenho, imaginação e trabalho de equipa dos nossos alunos.

[Texto enviado pela docente Ana Gabriela Costa]

 

 

quarta-feira, 4 de março de 2026

Raízes que nos unem, culturas que nos enriquecem

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão acolhe e divulga um conjunto de trabalhos realizados por formandos de várias nacionalidades, no âmbito da disciplina de Português Língua de Acolhimento, implementada através do Centro Qualifica do Agrupamento. Esta partilha marca o início de um ciclo de publicações através do qual daremos a conhecer alguns dos trabalhos que nos chegaram. Hoje divulgamos quatro, sendo que os restantes serão publicados em breve.

A iniciativa assume particular relevância para a Biblioteca Escolar enquanto espaço de encontro intercultural, de valorização das identidades e de promoção da inclusão. Ao dar visibilidade a percursos, memórias e geografias diversas, reforça-se a sua missão como lugar de cidadania, diálogo e aprendizagem ao longo da vida. 

Uma palavra de reconhecimento e parabéns aos autores dos trabalhos hoje apresentados, Michael McGee, Rim Allouch, Eisha Saleem e Sana Imran, pelo empenho, qualidade e generosidade na partilha das suas origens.

Deixamos as palavras da professora Dulcínia Coelho, responsável pela dinamização da atividade:

No âmbito da lecionação da UFCD 6456 - “O meu passado e o meu presente”, a professora de Português Língua de Acolhimento (PLA) lançou um desafio muito especial aos seus alunos migrantes: a realização de trabalhos sobre as cidades e os países de origem onde viveram. O resultado foi simplesmente inspirador. Surgiram belíssimos trabalhos que nos levaram numa verdadeira viagem cultural por diversas regiões do mundo, com destaque para cidades do Paquistão, Rússia, Bielorrússia, Inglaterra, Tunísia e África do Sul. Esta atividade permitiu não só valorizar as histórias de vida e as raízes culturais dos formandos, como também promover a partilha, a inclusão e o enriquecimento cultural de todos. Parabéns a todos os participantes pelo empenho, criatividade e orgulho nas suas origens!


Reino Unido

Tunísia

Paquistão

Carachi, Paquistão

terça-feira, 3 de março de 2026

Cartas, Puzzles e Afetos no Átrio da Escola

No âmbito do apoio a iniciativas de promoção da leitura, da expressão escrita e da vivência intercultural, a Biblioteca Escolar associa-se à comemoração do Dia de São Valentim, dinamizada pelos docentes do Departamento de Línguas, incluindo o núcleo de estágio de Português e Espanhol, valorizando a aprendizagem das línguas e a dimensão afetiva da comunicação entre alunos. Partilhamos o texto do professor Ricardo Gaspar, que testemunha uma atividade onde a palavra escrita se transformou em gesto de proximidade, respeito e amizade no espaço escolar.

No dia 11 de fevereiro, o átrio da escola transformou‑se, por uns dias, no lugar mais romântico da cidade e sem precisar de velas perfumadas nem banda sonora de telenovela.

Na exposição “Há amor no ar / Hay amor en el aire”, alguns corações de papel caíam do teto, paredes inteiras encheram-se de mensagens e até o banco parecia fazer suspirar amor a quem passava.

Entre puzzles do amor, cartas misteriosas e “elogios grátis” para arrancar e levar no bolso, os alunos descobriram que dizer “gosto de ti”, “tu importas” ou “estou contigo” pode realmente mudar o dia de alguém.

No fim, talvez ninguém tenha encontrado “su media naranja”, mas todos perceberam que a escola fica bem mais bonita quando a amizade e o amor se tornam uma constante partilha.

[Texto: Prof. Ricardo Gaspar]


Mensagens populares

Mensagem em destaque

Clube de Leitura "Liberdade Literária", de 9.º ano

Decorreu, hoje, mais uma sessão do Clube de Leitura de 9.º ano, "Liberdade Literária, infelizmente com menos participantes, uma vez qu...