Aceitamos o desafio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas para celebrar o Dia Mundial do Livro, que é comemorado, desde 1995 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
"No ano em que continuam as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinala esta efeméride com o cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2025.
"Ler é Ser Livre" é o mote que inspira não só o cartaz, mas também as celebrações desta data, promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril.
A ilustração do cartaz é da autoria de Rachel Caiano, distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2024.
Nem dez vidas me bastariam, eu sei,para ler os livros que fui arrecadandoe que me desafiam para queme perca neles como um peregrinonas rotas de um mitigado desespero.Sou eu que pertenço aos livrose não o contrário, já o disse tantas vezes,pois o que eles vão entesourandoé a pequenez do tempo que me restapara os ler e neles me encontrar.Os livros falam de vidas e de guerrase eu só falo do que os livros contam,esquecido que ando do que vivie bem podia e devia contar-vos.São os livros que me acenam,apontando-me para os mostradoresdos seus relógios imóveis e opacos,assim como quem diz: por mais que vivas,por mais que faças, tu partiráse nós, bem ou mal, havemos de ficar,porque não nos cansámos de vivera ficção de que são feitas estas vidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante