segunda-feira, 19 de junho de 2023

Agora, os Jogos "Sem Fronteiras" são no AEF!

O grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas do Fundão, organizou e realizou os primeiros Jogos Sem Fronteiras do nosso estabelecimento de ensino. A iniciativa teve em consideração o facto de, cada vez mais, para aqui terem vindo a aprender pessoas de origens distantes e diversas, pelo que se colocou a tónica na matriz multicultural que o Fundão tem vindo progressivamente a evidenciar e que sempre contou com o apoio da Escola, agora através do Desporto. Aqui fica o "relato" dos primeiros Jogos Sem Fronteiras do AEF, num texto redigido pelo Prof. João Alexandrino.

 «O mundo está em constante mudança. A migração é um fenómeno que cria desafios e exige uma resposta social conjunta, tendo em consideração tanto as necessidades dos migrantes quanto as preocupações das comunidades recetoras. Além disso, vivemos numa época de revolução digital. Por estes e outros motivos, consideramos ser fundamental estimular a cooperação e a solidariedade através das relações humanas pois desempenham um papel crucial na construção de comunidades fortes e resilientes.

Saliento que o Agrupamento de Escolas do Fundão tem alunos de 21 nacionalidades diferentes, são 115 estudantes, constituindo-se como aproximadamente 10% do total de alunos. Consta no projeto educativo a missão de dotar os cidadãos do concelho do Fundão de competências e conhecimentos necessários à sua integração plena numa sociedade em constante mudança, respeitando a diversidade cultural dos diferentes estudantes.

A atividade Jogos Sem Fronteiras surgiu no seguimento de várias dinâmicas desenvolvidas durante o ano letivo no Agrupamento de Escolas do Fundão. O projeto do Clube de Cricket levou a que o agrupamento estivesse representado em Lisboa no primeiro torneio da modalidade em escolas de Portugal. Nas sessões semanais deste clube de Cricket juntámos o grupo de Badminton do Desporto Escolar e foram ainda incluídos os alunos do Brave Generation Academy. Com este paradigma da prática desportiva culturalmente praticada por jovens de outros países, como por exemplo Índia e Afeganistão, integrada com uma modalidade enraizada em Portugal, aferimos que o desporto se constitui como um meio favorável à integração. Independentemente da sua origem, os alunos foram-se revelando mais alegres e integrados. O número de participantes nessas sessões foi aumentando significativamente bem como a sua heterogeneidade. Este modelo de integração suscitou interesse como objeto de estudo para tese de Doutoramento de uma colega da Universidade do Porto.

Aferindo nós a pertinência e sucesso de iniciativas desportivas na integração de jovens, através da promoção de sinergias entre instituições, foram também dinamizadas atividades de futsal entre o Agrupamento de Escolas do Fundão, Associação Desportiva do Fundão, Abrigo de São José e a Guarda Nacional Republicana. Estes momentos irão ficar guardados nas memórias dos jovens pois desafiaram alguns dos seus heróis. Todas estas experiências contribuíram para a formação de cidadãos mais preparados, saudáveis e envolvidos na comunidade.

Enaltecendo a importância destas ações, o grupo de Educação Física dinamizou no passado dia catorze a primeira edição dos Jogos Sem Fronteiras. A atividade também promoveu o ecletismo desportivo, incluindo as modalidades de Cricket, Basquetebol, Râguebi, Ténis, Dança e Jogos Tradicionais Portugueses. Com práticas tão variadas, apelou-se ao desenvolvimento físico holístico bem como à descoberta de novos interesses desportivos. A iniciativa foi desenvolvida no Parque Desportivo do Fundão para promoção de novos espaços e interesses. Derrubam-se barreiras e limites aos muros da escola por forma a motivar os jovens para que no seu quotidiano optem por um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

A ação contou com 140 pessoas sendo que, cem foram jovens que residem no concelho do Fundão, independentemente da sua origem, estrato social, etnia, cor, raça, religião, idade, nacionalidade e outras características. Estiveram ainda envolvidas quarenta pessoas que colaboram em instituições que direta ou indiretamente trabalham com jovens do nosso concelho e que entenderam a pertinência da atividade. Foram assim promovidas sinergias entre 15 instituições e/ou projetos do município, pois o desafio da integração requer um esforço coletivo para criar um ambiente inclusivo, de igualdade e respeito para todos.

O grupo de Educação Física agradece pelo imprescindível apoio e colaboração da direção do Agrupamento de Escolas do Fundão e, também ao projeto Bem-vindos à Escola, ao projeto Escola Amiga dos Direitos Humanos, aos projetos de Comunidade, Badminton e Futsal do programa de Desporto Escolar, ao Centro para as Migrações, ao projeto Matriz E8G, à Obra de Socorro Familiar Abrigo de S. José, ao Brave Generation Academy, à Guarda Nacional Republicana, à Associação Desportiva do Fundão, à Câmara Municipal do Fundão, à União de Freguesias do Fundão, à Rádio Cova da Beira e ao Jornal do Fundão.

Os indicadores aferidos da atividade foram excelentes, especialmente pelo ambiente de partilha estimulante e alegre durante os Jogos Sem Fronteiras. Numa próxima edição pretendemos envolver ainda mais jovens e instituições do Fundão porque a união faz a força!»


[Texto e filme: Prof. João Alexandrino]
[Enviado pela Prof.ª Cristina Cruz]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...