Decorreu, este sábado, dia 03 de junho, em Torres Vedras, a Fase Final do Concurso Nacional de Leitura. A Matilde Brito, graças à sua prova de argumentação escrita, foi chamada à Prova de Palco, que consistia na leitura de um excerto de um livro e argumentação sobre o mesmo, tendo obtido o 2º lugar, no seu ciclo de ensino (3º ciclo).
O PNL2027 (Plano Nacional de Leitura) articulando com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); a Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, realizou neste sábado, dia 3 de junho, a Fase Nacional do Concurso Nacional de Leitura.
Apesar de a Matilde ser aluna do 8º ano, escolheu, de entre as recomendações de livros do Catálogo PNL, um livro aconselhado para o ensino secundário - Os Livros que Devoraram o Meu Pai, de Afonso Cruz.
A participação no concurso foi aberta aos alunos das escolas do continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada; aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da DGAE/DSEEPE; aos alunos da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões, IP.
A Matilde destacou-se, não só na leitura, mas também na argumentação, constituindo um bom exemplo para todos os alunos da escola (temos mais leitores como a Matilde), para que estimulem o prazer pela leitura, que lhes permitirá melhorarem o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora, os hábitos de leitura e aumentar e melhorar o conhecimento e compreensão do mundo. Sigam o bom exemplo!
Congratulamos também os alunos de 1º e 2º ciclos do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto pela forma empenhada com que participaram no CNL e pela alegria, boa disposição e camaradagem manifestados.
Afinal, o Fundão tem excelentes leitores!
Que sejam sempre assim e que nunca deixem de ler!
Fantástico! Parabéns, Matilde!
ResponderEliminar