terça-feira, 27 de junho de 2023

Dois anos consecutivos com os projetos do Ler+Ciência contemplados no PNL

Pelo segundo ano consecutivo, os projetos "Ler+Mar", "Terra Mater" e "O Fogo de Prometeu" do Agrupamento de Escolas do Fundão foram aprovados pelo Plano Nacional de Leitura 2027, tendo sido hoje divulgados no site os trabalhos realizados.

Não podíamos, por isso, deixar de partilhar os excelentes trabalhos realizados e felicitar todos os que trabalharam nestes projetos de forma articulada com a Biblioteca Escolar. 

Projeto

Como é mencionado no PNL, "Os elementos clássicos - Terra, Fogo, Água e Ar - foram propostos pelos filósofos gregos para explicar a natureza e a complexidade da matéria na Antiguidade, mas na atualidade é na ciência que encontramos respostas para os grandes desafios económicos, sociais e ambientais. Apesar dos inegáveis progressos científicos, que se traduzem na melhoria da qualidade de vida das populações e cujos reflexos se fazem sentir nas mais diversas áreas da nossa vida coletiva - saúde, alimentação, esperança de vida, bem-estar, sustentabilidade –, o acesso ao conhecimento e à informação esclarecida não está ainda ao alcance de todos. A fim de preparar os jovens para um futuro sustentável mais justo e inclusivo, assente em escolhas informadas, éticas e conscientes, propomos às escolas um conjunto de incentivos ao desenvolvimento da literacia científica, designado Os 4 Elementos - Terra, Fogo, Água, Ar. A cada um destes elementos corresponde um projeto específico: Terra Mater, O Fogo de Prometeu, Ler+ Mar e Ler + Espaço." Tirando o Ler+Espaço todos foram trabalhados, viram as suas candidaturas aprovadas e está, agora, no portal do Plano Nacional de Leitura o resultado de cada um dos meritórios trabalhos!

Clica nas imagens abaixo para acederes aos trabalhos!

Projeto "Ler+Mar" - congratulamos os alunos Bruno Sales Ponte (12ºCTAV), Diogo Silva (12ºCT1), Eduardo Faria, Inês Dias e João Belchior (12ºCT2), autores dos textos do projeto; os alunos Afonso Figueiredo, Mateus Rocha e Rodrigo Gonçalves (10º CSEAV ARTVIS), responsáveis pelas ilustrações; a coordenadora do projeto, Maria José Pires; os restantes docentes que se envolveram no projeto: Anabela Santos, Ana Raposo (tradução para o Inglês) e ao docente que coordenou as ilustrações, capa, composição e impressão, José Luís Oliveira. À Biblioteca Escolar, coube apoiar e divulgar todas as etapas do trabalho, nomeadamente os podcasts "Minuto Azul", no Blogue e sítios em linha.

Ler + mar

Projeto "Terra Mater" - congratulamos os alunos Afonso Silva, Dinis Nabais, Laura Fernandes e Matilde Henriques  (em nome de todos os alunos do 10CT2, que representam) e Mónica Padez (TAS21); a docente coordenadora do projeto,  Maria João Batista e as docentes envolvidas no projeto, Alda Fidalgo e Maria José Pires.

Terra mater


Projeto "O Fogo de Prometeu" - congratulamos a aluna Camila Afonso (9ºD) e o docente que coordenou o projeto,  António Pereira. A Biblioteca Escolar colaborou na seleção do trabalho, de entre vários apresentados na turma do 9ºD.

O Fogo de Prometeu

Excelentes trabalhos resultantes de um grande envolvimento por parte de docentes e alunos, numa articulação que desejamos que continue a ter muitos outros sucessos futuros!

Quem desejar visualizar estes trabalhos no sítio do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), basta clicar aqui.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Lanche Multicultural em Português, Língua de Acolhimento

A nossa última publicação dava conta da realização dos Jogos Sem Fronteiras, uma iniciativa do nosso Agrupamento, que realçava o modo como nos estamos a preparar para a integração de um cada vez maior número de alunos provenientes de diferentes países e culturas, cujas famílias procuram o Fundão como lugar de acolhimento e trabalho, dando à cidade um rosto cada vez mais diverso.
Neste contexto, o Centro Qualifica, que integra o AEF, organizou ontem, pelo segundo ano consecutivo, um lanche multicultural destinado aos alunos e professores que frequentam a disciplina de Português Língua de Acolhimento, bem como a outros alunos e famílias do projeto “Bem-Vindos à Escola”.
A Biblioteca esteve presente e conheceu alguns dos alunos que, há tempos, nos leram textos e poemas em voz alta que publicamos por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Gostamos também de nos reencontrar com a Ema Saramago, aluna do último ano do Curso Profissional de Apoio Psicossocial, que tantas vezes colaborou connosco na recolha de contos e lendas de todo o mundo ou na promoção da leitura. A Ema soube ser um elemento facilitador do acolhimento, da inclusão e da diversidade ao ter proporcionado a todos um momento de partilha de emoções sobre o acolhimento de quem chegou a Portugal. A sua atividade, direcionada aos convidados deste lanche, inscreve-se no âmbito do seu projeto “Mais que Palavras”, que mostra o seu aproveitamento e a sua aptidão profissional.
Parabéns Ema e parabéns a todos os professores, formadores e técnicos do Centro Qualifica, bem como aos representantes autárquicos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, que possibilitaram este momento de convívio. Obrigado, alunos e formandos pela vossa presença.


 [English version]

Our last post reported on 'Jogos Sem Fronteiras' (Games Without Borders), a recent event of our Schools' Group (AEF) that highlighted the way we are preparing for the integration of an increasing number of students, from different countries and cultures, whose families seek Fundão as a place of welcome and work, changing the town to an increasingly diverse face.
In this scope, the 'Centro Qualifica' (Qualification Center), which is part of the AEF, has organized yesterday, for the second year, a multicultural snack aimed at trainers and students attending the course of Portuguese as a Host Language, as well as other students and families from 'Bem-Vindos à Escola' project.
The School Library was present and met some of the students who, some time ago, read texts and poems and sent them to us for publishing by the occasion of the World Day for Cultural Diversity. We also enjoyed meeting again Ema Saramago, a finalist student from Psychosocial Support Professional Course, who has often collaborated with us by collecting stories and legends from around the world or making promoting reading spots. Ema was a facilitator of welcoming inclusion and diversity by providing everyone a moment to share emotions about arriving to Portugal as a new country for living in. Her activity, aimed at the guests of this snack, falls within the scope of her 'Mais que Palavras' (More than Words) project, which demonstrates her dedication and professional aptitude.
Congratulations, Ema, and congratulations to all the teachers, trainers, and technicians of 'Centro Qualifica', as well as to the municipal representatives of the City Council and the Parish Council, who made this moment of togetherness possible. 
Thank you also, guest students and trainees from around the world, for joining us.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Agora, os Jogos "Sem Fronteiras" são no AEF!

O grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas do Fundão, organizou e realizou os primeiros Jogos Sem Fronteiras do nosso estabelecimento de ensino. A iniciativa teve em consideração o facto de, cada vez mais, para aqui terem vindo a aprender pessoas de origens distantes e diversas, pelo que se colocou a tónica na matriz multicultural que o Fundão tem vindo progressivamente a evidenciar e que sempre contou com o apoio da Escola, agora através do Desporto. Aqui fica o "relato" dos primeiros Jogos Sem Fronteiras do AEF, num texto redigido pelo Prof. João Alexandrino.

 «O mundo está em constante mudança. A migração é um fenómeno que cria desafios e exige uma resposta social conjunta, tendo em consideração tanto as necessidades dos migrantes quanto as preocupações das comunidades recetoras. Além disso, vivemos numa época de revolução digital. Por estes e outros motivos, consideramos ser fundamental estimular a cooperação e a solidariedade através das relações humanas pois desempenham um papel crucial na construção de comunidades fortes e resilientes.

Saliento que o Agrupamento de Escolas do Fundão tem alunos de 21 nacionalidades diferentes, são 115 estudantes, constituindo-se como aproximadamente 10% do total de alunos. Consta no projeto educativo a missão de dotar os cidadãos do concelho do Fundão de competências e conhecimentos necessários à sua integração plena numa sociedade em constante mudança, respeitando a diversidade cultural dos diferentes estudantes.

A atividade Jogos Sem Fronteiras surgiu no seguimento de várias dinâmicas desenvolvidas durante o ano letivo no Agrupamento de Escolas do Fundão. O projeto do Clube de Cricket levou a que o agrupamento estivesse representado em Lisboa no primeiro torneio da modalidade em escolas de Portugal. Nas sessões semanais deste clube de Cricket juntámos o grupo de Badminton do Desporto Escolar e foram ainda incluídos os alunos do Brave Generation Academy. Com este paradigma da prática desportiva culturalmente praticada por jovens de outros países, como por exemplo Índia e Afeganistão, integrada com uma modalidade enraizada em Portugal, aferimos que o desporto se constitui como um meio favorável à integração. Independentemente da sua origem, os alunos foram-se revelando mais alegres e integrados. O número de participantes nessas sessões foi aumentando significativamente bem como a sua heterogeneidade. Este modelo de integração suscitou interesse como objeto de estudo para tese de Doutoramento de uma colega da Universidade do Porto.

Aferindo nós a pertinência e sucesso de iniciativas desportivas na integração de jovens, através da promoção de sinergias entre instituições, foram também dinamizadas atividades de futsal entre o Agrupamento de Escolas do Fundão, Associação Desportiva do Fundão, Abrigo de São José e a Guarda Nacional Republicana. Estes momentos irão ficar guardados nas memórias dos jovens pois desafiaram alguns dos seus heróis. Todas estas experiências contribuíram para a formação de cidadãos mais preparados, saudáveis e envolvidos na comunidade.

Enaltecendo a importância destas ações, o grupo de Educação Física dinamizou no passado dia catorze a primeira edição dos Jogos Sem Fronteiras. A atividade também promoveu o ecletismo desportivo, incluindo as modalidades de Cricket, Basquetebol, Râguebi, Ténis, Dança e Jogos Tradicionais Portugueses. Com práticas tão variadas, apelou-se ao desenvolvimento físico holístico bem como à descoberta de novos interesses desportivos. A iniciativa foi desenvolvida no Parque Desportivo do Fundão para promoção de novos espaços e interesses. Derrubam-se barreiras e limites aos muros da escola por forma a motivar os jovens para que no seu quotidiano optem por um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

A ação contou com 140 pessoas sendo que, cem foram jovens que residem no concelho do Fundão, independentemente da sua origem, estrato social, etnia, cor, raça, religião, idade, nacionalidade e outras características. Estiveram ainda envolvidas quarenta pessoas que colaboram em instituições que direta ou indiretamente trabalham com jovens do nosso concelho e que entenderam a pertinência da atividade. Foram assim promovidas sinergias entre 15 instituições e/ou projetos do município, pois o desafio da integração requer um esforço coletivo para criar um ambiente inclusivo, de igualdade e respeito para todos.

O grupo de Educação Física agradece pelo imprescindível apoio e colaboração da direção do Agrupamento de Escolas do Fundão e, também ao projeto Bem-vindos à Escola, ao projeto Escola Amiga dos Direitos Humanos, aos projetos de Comunidade, Badminton e Futsal do programa de Desporto Escolar, ao Centro para as Migrações, ao projeto Matriz E8G, à Obra de Socorro Familiar Abrigo de S. José, ao Brave Generation Academy, à Guarda Nacional Republicana, à Associação Desportiva do Fundão, à Câmara Municipal do Fundão, à União de Freguesias do Fundão, à Rádio Cova da Beira e ao Jornal do Fundão.

Os indicadores aferidos da atividade foram excelentes, especialmente pelo ambiente de partilha estimulante e alegre durante os Jogos Sem Fronteiras. Numa próxima edição pretendemos envolver ainda mais jovens e instituições do Fundão porque a união faz a força!»


[Texto e filme: Prof. João Alexandrino]
[Enviado pela Prof.ª Cristina Cruz]

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Voleibol: Profs e alunos do secundário em torneio

O núcleo de estágio de Educação Física organizou um torneio de voleibol entre alunos do ensino secundário e alguns professores, como contou à Biblioteca, Cristina Cruz, uma das professoras nossas colaboradoras na rubrica Bibliofit:

«No dia 7 de Junho realizou-se um torneio de voleibol na nossa escola com turmas do 11º, 12º ano e uma equipa de professores. O torneio foi organizado pelo núcleo de estágio de educação física. Foi uma manhã muito divertida e bastante competitiva.
Nada que impedisse a boa disposição de todos. Participaram 10 equipas, num total de 80 atletas. Para o próximo ano letivo há mais.»

[Enviado pela docente Cristina Cruz]

Visita dos 10LH ao Arquivo Municipal do Fundão

No dia 9 de junho, celebra-se o Dia Internacional dos Arquivos, data instituída pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, em 2007. 

Esta data tem o intuito de consciencializar as comunidades e as entidades produtoras de documentos arquivísticos sobre o valor dos arquivos para garantir os direitos dos cidadãos, uma maior transparência da atuação pública e da democracia e, ao mesmo tempo, preservar a memória individual e coletiva.

A docente Ana Brioso, não deixou passar a data em "branco" e, no dia 13, levou os alunos das turmas LH de 10º ano a uma visita ao Arquivo Municipal do Fundão.

Deixamos um pequeno vídeo, elaborado pelos alunos, a propósito desta efeméride.

sábado, 10 de junho de 2023

Alunos na Final do Concurso de Matemática PANGEA 2022-2023

"O concurso Pangea é realizado sob o lema “Matemática para todos”; tem como objetivo principal espalhar o entusiasmo pela matemática e é organizado em outros onze países europeus.

Alguns dos nossos alunos do 10º ano participaram na primeira fase deste concurso, realizada no dia 19 de abril, e mostraram-se empenhados  e  motivados na resolução das suas provas.

Os alunos Dinis Nabais (10ºCT2), Beatriz Barros (10ºCT2), Maria Gavinhos (10ºCT2), Mariana Gonçalves (10ºCT3)  e Matilde Antunes (10ºCT2) foram apurados para a fase final do Pangea. Parabéns!

No dia 3 de junho realizou-se a final no Instituto Superior de Engenharia do Porto e os alunos Dinis, Beatriz, Maria e Matilde participaram de forma dedicada. 

Aguardamos os resultados e desejamos muita sorte aos nossos finalistas!"

                                                                                                             [docente Carina Fonseca]

Alunos do 2º ciclo visionam o filme "Um Iaque na Sala de Aula"

Um Iaque na Sala de Aula”- Pawo Choyning Dorji

No passado dia 7 de junho, para finalizar o ano, as professoras Margarida Ferreira, Isabel Rosa e Sofia Jorge, em articulação com o Coordenador do Projeto-Plano Nacional de Cinema do AEF, levaram os anos do 5º A, 5º B e 5º D do Agrupamento de Escolas do Fundão, ao cinema, para o visionamento do filme – Um Iaque na Sala de Aula, tendo-se seguido um debate muito proveitoso e “bonito” sobre a moralidade da história!

 

SINOPSE: Ugyen, um jovem professor do Butão, pretende deixar a escola onde trabalha e ir para a Austrália realizar o sonho da sua vida: tornar-se cantor. Ao saberem disso, os seus superiores tomam a decisão de o colocar numa escola comunitária de Lunana, a aldeia mais isolada dos Himalaias. Depois de oito dias de um percurso acidentado até ao local, sem as comodidades a que se habituara e sem as mínimas condições para ensinar os seus alunos, Ugyen sente-se totalmente desmoralizado. Mas quando está à beira de desistir, vê-se acarinhado pelas crianças e pelos aldeões, que o recebem de braços abertos e cheios de entusiasmo. Sem internet, electricidade ou água canalizada, mas contagiado pela energia dos seus novos amigos, este professor vai encontrar a sua verdadeira vocação e uma inesperada forma de felicidade. 

Filmado pelo estreante Pawo Choyning Dorji na escola mais remota do mundo, que se situa na fronteira entre o Butão e o Tibete, “Um Iaque na Sala de Aula” foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional."

                                                                                                                            [docente António Reis]


TAS22/TAL22 assistem ao filme "Troia"

"No âmbito do estudo da Epopeia, Os Lusíadas de Luís de Camões, foi promovido, na disciplina de Português, o visionamento do filme - "Troia" de Wolfgang Petersen, nas turmas TAS22/TAL22, baseado na "Ilíada" de Homero, tendo-se seguido um debate, onde se destacou, para além da história, intertextualidade entre esta epopeia e "Os Lusíadas" de Luís de Camões: aspetos comuns e divergentes; para além de demonstrar a importância da cultura clássica na atualidade: ex. expressões populares."

                                                                                                     [docente António Reis]


sexta-feira, 9 de junho de 2023

"Se eu Fosse Pintor", Luna Gamanho

"No mês de maio foi desenvolvida mais uma atividade do projeto de escrita criativa “Dois dedos de tinta”, com a turma LH2 do 10º ano, cujo tema foi “Se eu fosse pintor”.  O texto selecionado como vencedor é da autoria da aluna  Luna  Gamanho.  Destacaram-se ainda os textos das alunas Mariana Cunha,  Maria Pedro e Leonor Braga.  Parabéns aos vencedores! 

                                                                                                                 [docente Cesaltina Neves]

Não deixem de ler o texto vencedor e cliquem para ampliar!

Torneio de Andebol

"No dia 6 de junho de 2023 realizou-se um torneio de andebol para o ensino secundário. Estiveram envolvidas 7 equipas, e a equipa vencedora foi GD+7.

Parabéns a todas as equipas!"
                                                                                        [Grupo de Educação Física e Desporto Escolar]

Trabalho realizado no âmbito do projeto "Sou como Sou"

As alunas Carolina Brás, Hélia Antunes e Letícia Costa contemplam-nos, hoje, com um trabalho realizado no âmbito do projeto "Sou como Sou", coordenado pela docente Rosa Antunes. 

Jogos Sem Fronteiras, vem assistir!

"O grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas do Fundão vem convidar a assistir à atividade “Jogos Sem Fronteiras” que será realizada no Parque Desportivo do Fundão, junto às piscinas descobertas, no dia catorze de junho, no período entre as 14 e as 17H.

A atividade incluirá a prática de dança, ténis, rugby, cricket e jogos tradicionais portugueses."

DAC 7º ano - "Ambiente e Desenvolvimento sustentável: Florestas - Um Presente para o Futuro"

"No âmbito dos DAC´s com o tema  "Ambiente e Desenvolvimento sustentável: Florestas - Um Presente para o Futuro", as professoras de Educação Física Ana Pedro e Vanessa Gil, em conjunto com as Diretoras de Turma, realizaram uma Caminhada "Plogging" no dia 5 de junho, das 14h10 às 16h10. 

O "Plogging" constitui uma caminhada que combina atividade física com a recolha de lixo, durante um trajeto previamente definido, com objetivo de tornar as florestas em lugares mais limpos.
A caminhada passou por um percurso na base da Serra da Gardunha, Aldeia de Joanes e Quintas de Vale de Canas, num total de cerca de 7 quilómetros. A equipa vencedora recolheu cerca de 4 quilogramas de plástico e papel, sendo constituída pelos alunos Eduardo Monteiro, Rodrigo Fonseca, Martim Esteves, Vítor Hugo do 7E e  Diogo Freire do 7B.
Na totalidade, os alunos recolheram cerca de 10 quilogramas de lixo. Muitos parabéns e muito obrigada por terem tornado as nossas florestas e meio ambiente mais limpos."
                                                                                                                       [docente Cristina Cruz]

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Mais uma sessão do Clube de Leitura "Ler com a BE é Divertido!"

Decorreu ontem, mais uma sessão do Clube de Leitura "Ler com a BE é Divertido", na turma A de 2º ano da Escola E.B.1 Santa Teresinha.

O tema escolhido foram os animais.

Começamos por fazer uma leitura dramatizada do livro

Depois desta leitura divertida, pedimos aos alunos para nos lerem alguns textos que levamos. Escolhemos, para tal, os livros

No próximo ano há mais!
Continuem assim, a gostar de histórias e de ler!

No Dia Mundial dos Oceanos, temos a honra de apresentar o magnífico trabalho do projeto "Ler+Mar"

"No Dia Mundial dos Oceanos, faz todo o sentido apresentar o resultado do trabalho de dois anos dedicados à sensibilização para a necessidade urgente de todos adotarmos estilos de vida não agressivos para o ambiente e, naturalmente, para os ecossistemas que produzem 50% do oxigénio necessário à vida na Terra e absorvem 30% do dióxido de carbono produzido no nosso planeta – os Mares e Oceanos. 

O trabalho iniciou-se no ano letivo anterior na turma 11ºCT2/CTLH com o projeto “O Mar que temos, o Mar que queremos”, e teve continuidade neste ano com o projeto “O Mar… apesar de longe, começa aqui!” com os alunos de 12º ano Diogo Silva, Eduardo Faria, Inês Dias, João Belchior e Bruno Ponte

Estes projetos resultaram de um desafio lançado pela Biblioteca Escolar no âmbito do Ler+Ciência do Plano Nacional de Leitura, projeto Ler + Mar e tiveram a participação das professoras Anabela Santos (Biologia e Geologia), Ana Raposo (Inglês) e Maria José Pires (Física e Química e coordenadora) e do professor José Luís Oliveira com a turma de 10º ano de Artes Visuais (Desenho) na ilustração dos textos, emitidos na Rádio Cova da Beira, na rubrica “Minuto Azul”, e no Blogue da Biblioteca Escolar."

                                                                      [Maria José Pires, docente da equipa da Biblioteca Escolar]                                                                                                                    

Vale muito a pena ver o livro maravilhoso que resultou deste trabalho! Parabéns a todos pelo trabalho minucioso e com tanta qualidade!

 Cliquem para ampliar.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Nova sessão "Ler em Família" na Escola de Alcaria

Divulgamos mais uma sessão do "Ler em Família" na Escola E.B.1 de Alcaria.

"A mãe da Sofia, do 1º ano, presenteou-nos com uma história de grande coragem. “O leão que temos cá dentro” de Rachel Bright e ilustrações de Jim Field. Aqui todos perceberam que não temos de ser grandes nem valentes para nos fazermos ouvir. De facto, é difícil ser pequeno, mas quando um rato parte em viagem à procura do seu rugido e descobre que também ele tem um coração de leão todos percebem a mensagem sincera que a escritora transmite com prazer.

Obrigada Mãe, por mais um momento de prazer e aprendizagem."

Em Alcaria continuam a "Ler em Família"

Da Escola E. B. 1 de Alcaria, as colegas deram-nos conta de mais uma sessão realizada no âmbito do projeto "Ler em Família". Parabéns pelas iniciativas. 

"Sexta-feira foi dia de vir à escola, a encarregada de educação do aluno André do 2º ano de escolaridade. “Não abras este livro nem no Natal” de Andy Lee foi a história engraçada ouvida pelas nossas crianças. A interação entre mãe e alunos foi bastante desembaraçada, o que provocou uma participação muito ativa por parte de todos.

Obrigada MÃE pela sua colaboração nesta iniciativa!”

                                                                                               [docentes Ana Silva e Jaqueline Alves]


terça-feira, 6 de junho de 2023

Assim decorreram as atividades no Dia Mundial da Bicicleta

"No Dia Mundial da Bicicleta, as escolas de 1º ciclo e sede de Agrupamento de Escolas do Fundão desenvolveram pequenas atividades com os alunos.

Dia Mundial da Bicicleta é no dia 3 de junho e foi comemorado no Agrupamento de Escolas do Fundão no dia 2 junho. Neste dia, a bicicleta está no centro das atenções. Por todo o mundo se realizam iniciativas que incentivam o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável.

Andar de bicicleta traz benefícios sociais, económicos, ambientais e físicos. 

Foi o primeiro meio de transporte de muita gente, faz bem à saúde, é económico e é amigo do ambiente, para além de transmitir um sentimento de liberdade.

Seja por conveniência ou como passatempo, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial."

                                                                                                                                             [Prof. Ana Pedro
                                                                                                                                             Grupo de Educação Física]

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Dia Mundial do Ambiente no Jardim de Infância de Pêro Viseu

A docente Maria Pedro Alves Silva, do Jardim de Infância de Pêro Viseu, lembrou-nos do dia que hoje se celebra, alertando para a necessidade "da consciencialização e da dimensão do impacto gerado pelo homem" no ambiente. "O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários."                                                                                                                                            

Não podíamos estar mais de acordo e louvamos esta excelente atividade com os alunos.

Un Kahoot en Español

O Núcleo de Estágio de Espanhol do Agrupamento de Escolas do Fundão, através do projeto Palabras a tu Ritmo, dinamizou um jogo lúdico, na plataforma "Kahoot", para a comunidade escolar. O jogo é direcionado principalmente ao 2º e 3º ciclos, com o objetivo de promover a importância da língua espanhola e de demonstrar a dimensão que esta tem a nível mundial.
No átrio da Escola João Franco encontram-se expostos diversos cartazes sobre a relevância daquela língua, tal como marcadores.
Diverte-te e prova os teus conhecimentos sobre Espanha através do "Kahoot"!

Clica aqui para lhe acederes.

domingo, 4 de junho de 2023

Matilde Brito, do 8ºA, fica em 2º lugar no Concurso Nacional de Leitura

Decorreu, este sábado, dia 03 de junho, em Torres Vedras, a Fase Final do Concurso Nacional de Leitura. A Matilde Brito, graças à sua prova de argumentação escrita, foi chamada à Prova de Palco, que consistia na leitura de um excerto de um livro e argumentação sobre o mesmo, tendo obtido o 2º lugar, no seu ciclo de ensino (3º ciclo).

O PNL2027 (Plano Nacional de Leitura) articulando com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); a Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, realizou neste sábado, dia 3 de junho, a Fase Nacional do Concurso Nacional de Leitura. 

Apesar de a Matilde ser aluna do 8º ano, escolheu, de entre as recomendações de livros do Catálogo PNL, um livro aconselhado para o ensino secundário - Os Livros que Devoraram o Meu Pai, de Afonso Cruz.

A participação no concurso foi aberta aos alunos das escolas do continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada; aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da DGAE/DSEEPE; aos alunos da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões, IP. 

A Matilde destacou-se, não só na leitura, mas também na argumentação, constituindo um bom exemplo para todos os alunos da escola (temos mais leitores como a Matilde), para que estimulem o prazer pela leitura, que lhes permitirá melhorarem o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora, os hábitos de leitura e aumentar e melhorar o conhecimento e compreensão do mundo. Sigam o bom exemplo!

Congratulamos também os alunos de 1º e 2º ciclos do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto pela forma empenhada com que participaram no CNL e pela alegria, boa disposição e camaradagem manifestados.

Afinal, o Fundão tem excelentes leitores!

Que sejam sempre assim e que nunca deixem de ler!



Não deixem de ver a prova realizada (ainda que numa gravação caseira. Partilharemos melhor, logo que tenhamos acesso às gravações):

sábado, 3 de junho de 2023

Jogo Partilha obtém 2º lugar em Concurso

No passado dia 1 de junho, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial, Carolina Robalo e Rafael Neto, participaram no concurso de ideias “THE FUTURE IS YOU” – Concurso Supramunicipal de Empreendedorismo nas Escolas da CIMBSE – com o “JOGO DA PARTILHA – um jogo para aprender Química – tendo obtido o 2º lugar. O jogo foi desenvolvido na disciplina de Química Aplicada, sob a orientação da professora Maria José Pires, docente da equipa da Biblioteca Escolar. Na produção das peças, este trabalho contou com a colaboração dos alunos e professores do curso Profissional de Design e Comunicação Gráfica e do FABLAB.


Dia Mundial da Criança no JI e E.B.1 da Fatela

Do Jardim de Infância e Escola E.B.1 da Fatela, chegou-nos a notícia desta atividade realizada no âmbito do projeto "O meu mundo e o teu", que lhes tem permitido viajar por muitos países. Desta vez, a viagem foi a África!

"O Dia Mundial da Criança, no JI/EB da Fatela, foi comemorado com diversas atividades ao longo do dia. O tema escolhido foi “África”, aliando a esta efeméride o projeto “O meu mundo e o teu” (que tem vindo a ser desenvolvido ao longo do ano) .

Através de vídeos, jogos, músicas, objetos de artesanato, mapas e degustação de frutos tropicais, os alunos ficaram a conhecer a cultura, a gastronomia, as paisagens, as brincadeiras, os animais e as escolas, entre outros aspetos da vida neste vasto continente.

Sensibilizaram-se quando conheceram a pobreza, as dificuldades do quotidiano, as escolas sem condições e a falta de alimento para todos. Encantaram-se quando aprenderam que, apesar das dificuldades, o povo africano irradia alegria manifestada principalmente nas suas músicas e danças.

Alguns alunos provaram pela primeira vez caju, manga, papaia, goiaba, maracujá ou abacate. Observaram também algumas peças de artesanato africano e ainda houve tempo para dançar, cantar, pintar o mapa de África e jogar o jogo “Terra-Mar”.

À tarde, houve um lanche partilhado com pipocas e “waffles”.

Foi um dia intenso, cheio de alegria e de aprendizagens."

sexta-feira, 2 de junho de 2023

AEF vs ABRIGO SÃO JOSÉ

"Foram promovidos dois encontros entre jovens do Agrupamento de Escolas do Fundão e do Abrigo de São José, nos dias 17 e 31 de maio. A atividade desportiva de integração quebra barreiras, fortalece laços e cria memórias inesquecíveis.

Além das atividades desportivas, promoveram-se visitas às instalações de ambas as instituições, bem como lanches de convívio. Foram oportunidades para jovens de diferentes instituições se conhecerem, interagirem e desenvolverem habilidades desportivas enquanto se divertiam.
Agradecemos o apoio de todos os responsáveis do Abrigo de São José e do Agrupamento de Escolas do Fundão. Esperamos que estas sessões continuem a inspirar e a capacitar os nossos jovens, ajudando-os a crescer não apenas como desportistas, mas também como cidadãos responsáveis."
                                                                                                                                [Professor João Alexandrino
                                                                           Grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas do Fundão]

Badminton - Fase Distrital

"O Agrupamento de Escolas do Fundão, na modalidade de Badminton, escalão de infantis B, esteve representado na fase final distrital do Desporto Escolar, no dia 30 de maio no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco. 

A aluna Beatriz Morgado classificou-se em quinto lugar e a aluna Eduarda Santos no sétimo lugar. Ambas venceram três de cinco jogos disputados. Em todos estes momentos, tenham sido sessões de treino, concentrações ou torneios, revelaram-se oportunidades para os nossos alunos mostrarem as suas habilidades e competirem sempre com espírito desportivo e camaradagem com outros estudantes, sejam estes da nossa escola ou não. Aproveitamos para salientar que ao longo do ano letivo todos os participantes têm sido dedicados aos treinos e revelado um espírito de grupo maravilhoso. 

Lembramos que a participação nas sessões de treino do desporto escolar é uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos.

Aproveitamos para dar os parabéns a todos estes jovens. O seu comprometimento e entusiasmo são admiráveis e servem como inspiração para outros estudantes. 

Agradecemos a todos os envolvidos neste processo, desde os responsáveis, aos professores e também aos pais, por apoiarem e encorajarem os seus filhos a participarem ativamente no desporto escolar. Esperamos que estas sessões continuem a inspirar e a capacitar os nossos jovens, ajudando-os a crescer não apenas como desportistas, mas também como cidadãos responsáveis. Juntos, celebramos o sucesso e o espírito desportivo dos nossos jovens talentos. As fotos são apenas uma imagem singela do que foi este grupo incluído no Programa do Desporto Escolar."

                                                                                                            [Professor João Alexandrino
                                                                                                                                 Grupo de Educação Física do AEF
                                                                                                                                 Programa Desporto Escolar]

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Dia Mundial Da Criança - 7ºA e 7ºE

No Dia Mundial da Criança, o 7°E e 7°A festejaram com poesia e teatro no palco improvisado! Uma aula de português bem divertida!

Parabéns aos "Matemáticos do Mês de Maio"!

Os nossos Matemáticos do Mês estão de parabéns! 👏👏👏👏👏👏👏

Entregamos hoje os Certificados e lembranças aos participantes no "Problema do Mês de Maio" e temos, mais uma vez, de congratular os/as alunos/alunas pela constante participação de qualidade! Muitos muitos parabéns!

Agradecemos ao nosso Diretor, que entregou os prémios e que deixou uma palavra de incentivo para que continuem a participar, no próximo ano letivo, nestas iniciativas da biblioteca e para que motivem outros colegas a participar.

Não podíamos deixar de agradecer ao professor Sérgio Chambel, responsável pela elaboração dos problemas e sua correção, um excelente membro da equipa da Biblioteca Escolar! 

No próximo ano há mais!

Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...