terça-feira, 21 de março de 2023

A Importância da Leitura, por Mariana Nunes, do 11CT3

"No dia mundial da poesia, e para lembrar / reforçar a importância da leitura, nada melhor do  que partilhar a reação de uma aluna após ter lido o livro para o seu plano de leitura."

                                                                                                                   [docente Regina Costa]

Fica o testemunho da Mariana Nunes, do 11º CT3:

"Este livro, Doidos por Livros, de Emily Henrytal, como a maioria dos livros, tem algo a dizer ao leitor para além da história propriamente dita e o que este livro me disse, ou melhor o que este livro me berrou quase, foi uma das coisas que mais oiço de todos.

«Não dá para controlar tudo»

E eu já tinha isso na cabeça, só que nunca o tinha aceitado verdadeiramente, porque sempre pensei que as consequências desse pensamento só me iriam afetar a mim. Até que este livro chega e diz que nem sempre é assim e que por vezes ajudar sempre não é o melhor para as pessoas. Eu realmente nunca me tinha tocado de que talvez as pessoas não queiram ajuda e que controlar tudo e ter toda a gente bem pode levar a que, por exemplo, uma relação de amizade seja destruída.

Às vezes os outros só querem que a gente os abrace e diga "eu sei, isto é mesmo horrível". Tentar sempre procurar o melhor para as outras pessoas nem sempre é o correto a fazer. As pessoas podem sentir-se controladas e nós ficamos cansados e abdicamos de nós mesmos por isso.

Senhoras e senhores este livro abriu-me mesmo uma ferida que eu não fazia ideia que existia e muito menos que era tão profunda. E eu, com esta pesada verdade nas mãos decidi aliviar o peso desta forma:

Não dá para o agarrar

Não és assim tão forte

Talvez o consigas apanhar

Se tiveres alguma sorte...


Tentas controlar

Mas controlas nada

No fundo sabes bem disso

Mas finges de desinteressada

 

Menina com feitio de assim ser

Caminhando para um mundo onde menina não mais vai haver

Vai para ele a pensar que o consegues manipular

Menina pequena, no mundo dos grandes não existe simples brincar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quando as aulas de História acontecem nos monumentos...

Neste ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi comemorado com a deslocação de algumas aulas de História para a aldeia de Alcaide...