quinta-feira, 2 de março de 2023

Turmas APS e TSJ em visita a Belmonte

Lembram-se das nossas alunas que colaboraram com a Biblioteca na recolha e animação de contos tradicionais de todo o Mundo, entre outras atividades? Podem recordá-las aqui.
Desta vez, juntaram outras colegas e escreveram sobre uma visita de estudo que realizaram a Belmonte. Aqui fica o texto escrito pelas alunas. Bem-vindos de volta, alunos do APS E TSJ, continuamos a contar com a vossa colaboração! 😄

«No passado dia 24 de março, as turmas APS20, APS21, APS22 e TSJ20, deslocaram-se até Belmonte, uma vila portuguesa conhecida por ser a terra de origem de Pedro Álvares Cabral, para uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas Área de Integração, Comunidade e Intervenção Social e Animação Sociocultural.

Durante o período da manhã visitaram as “Casas de Santiago", local de reabilitação para toxicodependentes, que consomem ativamente substâncias ou possuam qualquer tipo de comportamento aditivo. Esta comunidade terapêutica passou a ser a primeira linha de ajuda para todas as faixas etárias, com internamento/tratamento até 6 meses, garantindo o espaço todas as condições para uma boa qualidade de vida em comunidade, durante o processo de recuperação.

A vila de Belmonte, também conhecida pela presença forte da comunidade judaica, tendo atualmente apenas 45 habitantes desta comunidade. Com o intuito de preservar a cultura desta comunidade foi construído o Museu Judaico com toda a história, costumes, rituais e objetos característicos.

A sensibilização para a preservação do meio ambiente que nos rodeia, fez surgir o Ecomuseu, que nos elucidou sobre o curso das águas do rio Zêzere e a necessidade de preservação do seu ecossistema.

A fim de consolidar o conhecimento sobre a cultura judaica visitámos o “Hotel Sinai” que está preparado para receber todos os públicos, mas especialmente preparado para receber judeus, uma vez que cumprem tradições relativas ao Shabbat e as regras de alimentação Kosher.

Todos os locais visitados estão relacionados com as matérias abordadas nas disciplinas, trazendo-nos um maior conhecimento através de uma observação em tempo real contribuindo para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal.»

[Texto produzido pelas alunas Ana Nogueira, Ana Carvalho, Ema Martins e Maria Amaral, do Curso APS20, enviado pela Prof.ª Glória Canavilhas]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quando as aulas de História acontecem nos monumentos...

Neste ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi comemorado com a deslocação de algumas aulas de História para a aldeia de Alcaide...