sexta-feira, 31 de março de 2023

A Ilha Desconhecida: apresentação do livro aos alunos do 4.º ano

Dia 29 de março, na Biblioteca do Agrupamento, os alunos da turma INOVA 9 apresentaram o livro "  A Ilha  desconhecida", de José Saramago, trabalho orientado pelo professor José Luís Oliveira, aos alunos do 4º ano da Escola EB1 de St.ª Teresinha.

Numa primeira parte, os alunos fizeram a leitura do conto ( adaptação) e, de seguida, apresentaram o livro, explicando todas as ilustrações. Os alunos do 4º ano  participaram ativamente, colocando questões e respondendo às questões dos alunos da turma INOVA e dos professores José Luís Oliveira e Maria de Jesus Lopes.

No final, a Inês Ramos e o Alan Galante  convidaram os alunos de 4º ano a virem folhear o livro.Também  alguns alunos quiseram aprender a fazer um barco de papel, que levaram como recordação e, como no conto ...

 "  A Ilha desconhecida fez-se enfim ao mar,
à procura de si mesma".

[Texto enviado pela Prof.ª Maria de Jesus Lopes]

E lá vieram os prémios do 3º Concurso de Leitura para Pais!

Aconteceu ontem, dia 30, no decorrer da Semana da Leitura e da Semana Aberta do Agrupamento de Escolas do Fundão, a entrega dos prémios aos vencedores e participantes do 3.º Concurso de Leitura para Pais.

O reconhecimento do júri do Concurso foi atribuído às seguintes Mães dos nossos alunos:

1.º lugar - Daniela Martins dos Santos Silva (Mãe do aluno Duarte Silva)

2.º lugar  - Sandra Esteves (Mãe do aluno Henrique São Pedro)

3.º lugar - Lídia Ribeiro (Mãe do aluno Gabriel Caria)

Os prémios atribuídos foram possíveis graças à colaboração da Câmara Municipal do Fundão, através da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, e foram entregues pelo Diretor do Agrupamento, Estêvão Lopes, na sequência da atividade “Leituras com Açúcar”, na qual alguns dos vencedores ainda participaram, acompanhados dos seus educandos.

Este foi o culminar de mais um momento de promoção da leitura junto dos nosso principais alvos, os alunos, através do exemplo dados pelos respetivos Encarregados de Educação, a quem frequentemente recorremos. A este propósito, deveremos salientar a presença, nesta e em edições anteriores, de uma Mãe, leitora de português como língua não materna que, para além de participar ativamente na iniciativa, tem contribuído para a divulgação dos autores portugueses - saídos em edições anteriores do Concurso - junto de leitores do Reino Unido. [Thank you so much, Mary, for being there!]

Esperamos pela participação de todos na próxima edição da iniciativa, em 2024.

Até lá, boas leituras, caros Pais e Mães!

Um Olhar sobre o Vazio Que Nos Fica na Alma, de Darlene Moreira, do 12ºCTAV

A partir das deambulações de Cesário Verde, trazemos "Um Olhar Que nos Fica na Alma", escrito e lido pela aluna Darlene Moreira do 12CTAV, nesta Semana da Leitura. Agradecemos à docente Cesaltina Neves estas excelentes partilhas!

Um Olhar sobre as Ruas da Minha Cidade, de Melissa do 12ºCT2

Continuamos a divulgar trabalhos de português - "Um Olhar sobre ...", que tem como ponto de partida as deambulações de Cesário Verde.

A Melissado 12ºCT2 traz-nos "Um Olhar sobre as Ruas da Minha Cidade", que vos convidamos a ouvir e ver com muita atenção!

"Um Olhar sobre o Meu Futuro", de Laura Pires do 12CT2

Nesta Semana da Leitura continuamos a divulgar trabalhos feitos no âmbito da atividade de português "Um Olhar sobre ...", que tem como ponto de partida as deambulações de Cesário Verde.

A Laura Pires do 12ºCT2 traz-nos "Um Olhar sobre o Meu Futuro", que vos convidamos a ouvir e ver com muita atenção!

quinta-feira, 30 de março de 2023

DAC, Cidadania e Cinema

Tendo em conta o tema do DAC (Domínio de Autonomia Curricular) do Agrupamento de Escolas do Fundão, foram elaborados alguns cartazes sobre “Sustentabilidade e Ambiente”, envolvendo as disciplinas/área de Português e Cidadania e Desenvolvimento nas turmas do 7º B, 7º C, 8º A, Subgrupo do 8º ano, GPI22, TAS22 e TAL22, tal como conta na exposição da Semana Aberta do Agrupamento, entre 27 a 31-03.

Além disso, hoje, dia 30-03, no mesmo âmbito, e de acordo com a articulação do Projeto – Plano Nacional de Cinema AEF e Cidadania e Desenvolvimento, foi projetado o filme: The Day After Tomorrow (O Dia Depois de Amanhã), com as turmas do 7º B, 7ºC, 8º C, GPI22, Cefoi, APS/TSJ22, EAC 21. 

[Texto enviado pelo docente António Reis] 




 

"Um Olhar sobre uma Noite de Verão", de Maria João Pacheco do 12CTAV

Esta atividade, realizada no âmbito da disciplina de português, "Um Olhar sobre ..." tem como ponto de partida as deambulações de Cesário Verde. Os textos são escritos pelos alunos, que produziram também os vídeos. Um excelente contributo para o nosso Leituras (Com)Vida, na Semana da Leitura.

A Maria João Pacheco do 12ºCTAV traz-nos "Um Olhar sobre uma Noite de Verão".

quarta-feira, 29 de março de 2023

Contributo da Turma do INOVA9, na disciplina de História, para a Semana da Leitura

A turma INOVA9, desafiada pela docente de História e Geografia, Ana Brioso, leu excertos de obras que nos trazem o "25 de Abril", enriquecendo, desta forma, a Semana da Leitura. Muitos parabéns pelos vossos contributos!





Na nossa escola, os Encarregados de Educação também têm lugar para ensinar!

"No dia 28 de março, no âmbito da Semana Aberta do Agrupamento, o engenheiro Jorge Antunes, pai de uma aluna da turma 10ºCT2, esteve na nossa aula para nos falar do seu trabalho, em particular de um projeto inovador desenvolvido pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). Este projeto consiste na promoção da recolha de bio resíduos para compostagem, coletiva ou individual, com o objetivo de reduzir a quantidade e facilitar o tratamento de resíduos colocados no contentor de resíduos indiferenciados. Todos os presentes ficaram a conhecer que está para breve a colocação de ilhas de compostagem que irão permitir que todos contribuam para diminuir os custos da autarquia no tratamento de resíduos orgânicos e, consequentemente, contribuir para diminuição de fertilizantes sintéticos na produção agrícola. Assim, cada pessoa poderá produzir os seus próprios fertilizantes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente."

                                                                                                       [Matilde Honorato, 10º CT2]

Qualificar a ler - leituras do mundo

 Hoje trazemos leituras efetuadas por alunos do Centro Qualifica, que não vos deixarão indiferentes! Agradecemos ao docente Jorge Bonifácio, alunos e docentes, pela excelente colaboração para enriquecer esta Semana da Leitura! 

 Satwinder Singh, indiano, lê o poema "Mãe" de Kamal Khan:


David Parra, chileno, lê o "Poema 20" de Pablo Neruda:

Hariharan Selvam, indiano, lê o poema "Quadrúpedes thiruvasagam", escrito por Manikavasaka:

Amutha Sekar lê, em tâmil, o poema Kuruntokai, escrito por Irayanar:

"Nas Ervas", de Eugénio de Andrade, por Pedro Arrieche do 12ºCTAV

Na Semana da Leitura, continuamos a divulgar leituras de poemas de Eugénio de Andrade. Desta vez, é o poema "Nas Ervas", lido por Pedro Arrieche do 12ºCTAV, que acompanha com uma música original. Parabéns, Pedro. Agradecemos à docente Cesaltina Neves as partilhas.

terça-feira, 28 de março de 2023

"As Naus de Verde Pinho", De Manuel Alegre, por Alexandre Chorão do INOVA9

A docente Ana Brioso desafiou os alunos do INOVA9 a gravarem leituras para o Leituras (Com)Vida na Semana da leitura. Obrigada, Alexandre por aceitares o desafio!

SERÁ JÁ AMANHÃ: IV Tertúlias de Desporto, Atividade Física e Saúde

Se te interessas por Desporto, Atividade Física e Saúde, realizam-se já amanhã as IV Tertúlias sobre esses temas que, este ano, incidirão sobre o desporto adaptado. As Tertúlias acontecem no anfiteatro do Agrupamento, mas podes assistir e participar através do canal Youtube da Biblioteca, clicando aqui. Os professores de Educação Física, contam-nos tudo:

 

«No âmbito da Semana Aberta do Agrupamento de Escolas do Fundão irá realizar-se no anfiteatro, no dia 29 de março às 10h20, a IV edição das Tertúlias de Desporto, Atividade Física e Saúde. As Tertúlias permitem a criação de um espaço em que os alunos poderão refletir e debater assuntos relacionados com as temáticas do desporto, atividade física e saúde, bem como fomentar a prática de atividade física e desportiva e estilos de vida saudáveis.  Sendo o Agrupamento de Escolas do Fundão que valoriza fortemente os valores da inclusão, equidade e respeito mútuo, a escolha do Desporto Adaptado para a IV edição das Tertúlias de Atividade Física, Desporto e Saúde faz todo o sentido.

O evento que será, também, transmitido em direto no canal do Youtube da Biblioteca, tem como convidados um painel de tertulianos de renome: Ana Hormigo, a antiga judoca albicastrense que desenvolve um trabalho notável ao nível do Judo Adaptado e o atleta paralímpico fundanense Gabriel Macchi. Estamos certos que ambos partilharão connosco experiências e conhecimentos únicos que farão perceber a importância do desporto como forma de inclusão.»

 

 

segunda-feira, 27 de março de 2023

Projeto “Ler em família” continua em Alcaria

É sempre um prazer termos notícias das "Leituras em Família" da Escola E.B.1 de Alcaria, um projeto muito valoroso e que vem abrilhantar a nossa Semana da Leitura e Semana Aberta do Agrupamento.

"No passado dia 20 de março, foi a vez do nosso Francisco fazer anos e como os pais não puderam ir à escola contar a história, foi o próprio “Kiko” que nos contou “Os Esquilos que Não Sabiam Partilhar” de Rachel Bright. Foi muito divertido acompanhar a aventura dos esquilos e concluir com eles que não devemos ser egoístas e que juntos somos mais fortes.

Já no dia 23 de março, foi a vez da mãe da Íris nos presenteou com a história:” A Minha Professora é Um Monstro!” de Peter Brown. Foi uma gargalhada total quando os alunos ouviram o título da história. Estiveram todos muito animados e participativos. Foi mais um momento de partilha muito gratificante para todos."

                                                                                   [As Professoras Jaqueline Alves e Ana Silva]

A Exposição Aberta de "Receitas Literárias" já está na biblioteca!

Começou hoje a Exposição Aberta "Receitas Literárias" da Biblioteca Escolar. Não deixes de passar por lá e ver as receitas que os Chefes Literários te apresentam! Se gostares de alguma receita, podes fotografar e replicar em casa com os teus pais e/ou encarregados de educação.

"Agora as Palavras", de Eugénio de Andrade, por Marta Ramos e o pai

Na Semana da Leitura e Semana Aberta do Agrupamento, a Biblioteca Escolar agradece a todos e todas os/as docentes a colaboração na rubrica "Leituras (Com)Vida. Desta vez, foi a aluna Marta Ramos, do 12ºCT2 que nos trouxe esta excelente leitura, feita com o pai, do poema "Agora as Palavras", de Eugénio de Andrade.

Na Semana da Leitura, em História lê-se para o Leituras (Com)Vida

Na Semana da Leitura, o nosso leituras (Com)Vida teve a especial colaboração dos alunos do 10LH2, na disciplina de História, com a leitura de passagens do livro Era Proibido de António Costa Santos. Agradecemos esta colaboração especial!

"O Pastor", de Eugénio de Andrade pela docente Ana Gabriela e o filho

Nesta Semana da Leitura, o Leituras (Com)Vida traz uma leitura muito especial, feita pela nossa docente Ana Gabriela Baptista, com o filhote. Juntos, leem o poema "O Pastor", de Eugénio de Andrade. E que bem que sabe ouvi-los!

domingo, 26 de março de 2023

A Semana da Leitura e Semana Aberta na Biblioteca do AEF

Este ano celebram-se dois momentos muito especiais no Agrupamento de Escolas do Fundão, na semana de 27 a 31 de março: A Semana da Leitura e a Semana Aberta.

E temos algumas surpresas...

Uma Exposição Aberta "Receitas Literárias", que estará na Biblioteca da Escola Secundária.

E... surpresa!!! Na quinta-feira, dia 30, à tarde, teremos, Biblioteca Escolar e Departamento de Educação Especial, um Café Literário intitulado "Leituras Com Açúcar". Mas não contamos já tudo. Aguardem, passem pela esplanada no recinto exterior, junto à árvore mais bela da escola!



Já pensaram em quantas iguarias nos são apresentadas nos livros? E de quantos países diferentes, alguns até mesmo ficcionais, nos chegam? Quantas vezes, não pararam ao ler sobre uma iguaria que vos chamou a atenção e, pela forma como vos foi apresentada, vos fez despertar os sentidos gustativos, táteis e mesmo olfativos? Este ano, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão mostra que a culinária anda de mãos dadas com a literatura e convida-vos a sentarem-se à mesa com as vossas personagens preferidas.

Mas também a literatura pode e deve ser bem saboreada. Viajemos, pois, pelas iguarias (às vezes até mesmo com receitas) que os escritores nos apresentam e degustemos as palavras que nos contam histórias, algumas com História, outras com histórias de vida, ou que nos levam a viajar e a conhecer sítios e culturas diferentes, nos fazem viver aventuras, nos permitem relaxar e nos apresentam um vasto mundo de sonhos e emoções.

Como diria Alberto Manguel “a comida (diz-nos a literatura) é, na sua essência, uma prova da nossa humanidade comum. (…) A comida realça a realidade da ficção. Estou sempre à espera do momento em que uma personagem para para comer, porque, para mim, a simples menção de comida humaniza uma história.” (in Livro de Receitas dos Lugares Imaginários).

Desejamos a todos uma boa Semana!

sexta-feira, 24 de março de 2023

Desporto Escolar - Grupo-Equipa de Futsal em juvenis femininos

 No dia 22 de março, a equipa de futsal de Desporto Escolar em juvenis femininos jogou, em Proença-a-Nova, com a equipa da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca. O equilíbrio foi notório com a equipa da casa a vencer pela margem mínima. Parabéns a toda a equipa pela prestação neste jogo e em especial às duas alunas estreantes.

[Texto enviado pela Prof.ª Vanessa Nunes]
 
 

quinta-feira, 23 de março de 2023

O intercâmbio continua...

Já se passaram quase dois dias depois das atividades de intercâmbio com os alunos que estudam português no Instituto Lucía de Medrana de Salamanca, mas a partilha continua. Aqui está o resumo da vinda dos colegas salmantinos a Castelo Novo e ao Fundão feito por eles mesmo. ¡Que lo paseis bien, chicos y hasta la próxima!


terça-feira, 21 de março de 2023

Dia da Poesia com... Eugénio de Andrade

Os alunos do 10º CT3 comemoraram o Dia da o poesia participando numa oficina de poesia, dinamizada por Elsa Ligeiro, da editora Alma Azul, dedicada a Eugénio de Andrade, que teve lugar na biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.
Os alunos ouviram e leram poemas de Eugénio, no final ainda puderam ver de perto alguns objetos e manuscritos pertencentes ao espólio deste poeta.
E assim se passou este Dia da Poesia.

Manhã clara
 
Toda a poesia é luminosa, até
a mais obscura.
O leitor é que tem às vezes,
em lugar de sol, nevoeiro dentro de si.
E o nevoeiro nunca deixa ver claro.
Se regressar
outra vez e outra vez
e outra vez
a essas sílabas acesas
ficará cego de tanta claridade.
Abençoado seja se lá chegar.
Eugénio de Andrade
 
[Texto, poema, filme e fotos enviados pela Prof.ª Maria de Jesus Lopes] 
 
 

O Clube de Leitura do 5ºE espalhou poesia pela escola!

Hoje a poesia andou pelos corredores do AEF, levada pelos alunos do clube de leitura do 5ºE, com a docente Regina Costa! Espreitem o vídeo!

Alunos do 7C, 8A e GPI22 comemoram o Dia Mundial da Poesia

Como todos sabemos, o Dia Mundial da Poesia é comemorado no dia 21 de março e foi instituído pela Unesco em 1999. Desta forma, ele procura, entre outras coisas incentivar a leitura, promover a diversidade linguística e celebrar essa forma de arte. Assim sendo, aqui ficam alguns registos desta comemoração, nas turmas de 7º C, 8º A e GPI22, na aula de Português.

 [Texto enviado pelo docente António Reis]

O 7ºE recebeu os estudantes do Instituto Lucia de Medraño com poesia de Eugénio de Andrade

"No Dia Mundial da Poesia, os alunos do 7°E acolhem os parceiros do IES Lucia de Medraño, de Salamanca, com a poesia de Eugénio de Andrade, na forma de marcadores de livros!"

                                                                                                     [docente Regina Costa]

"Lamento Errante", Maria Pacheco 12ºCTAV

Neste Dia Mundial da Poesia, não podíamos deixar de partilhar um poema belíssimo da aluna Maria Pacheco do 12ºCTAV, a quem congratulamos! Agradecemos também à docente Cesaltina Neves, que nos fez chegar este bonito poema, dito de uma forma tão sentida!

No Dia Mundial da Poesia, vamos escutar "Lágrima de Preta", de António Gedeão

"Dia 21 de março, o Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas do Fundão celebra o Dia da Poesia, com a interpretação do Poema "Lágrima de Preta", de António Gedeão, em Língua Gestual Portuguesa (LGP)."

                                                                                [Pelo Departamento de Educação Especial]

A Importância da Leitura, por Mariana Nunes, do 11CT3

"No dia mundial da poesia, e para lembrar / reforçar a importância da leitura, nada melhor do  que partilhar a reação de uma aluna após ter lido o livro para o seu plano de leitura."

                                                                                                                   [docente Regina Costa]

Fica o testemunho da Mariana Nunes, do 11º CT3:

"Este livro, Doidos por Livros, de Emily Henrytal, como a maioria dos livros, tem algo a dizer ao leitor para além da história propriamente dita e o que este livro me disse, ou melhor o que este livro me berrou quase, foi uma das coisas que mais oiço de todos.

«Não dá para controlar tudo»

E eu já tinha isso na cabeça, só que nunca o tinha aceitado verdadeiramente, porque sempre pensei que as consequências desse pensamento só me iriam afetar a mim. Até que este livro chega e diz que nem sempre é assim e que por vezes ajudar sempre não é o melhor para as pessoas. Eu realmente nunca me tinha tocado de que talvez as pessoas não queiram ajuda e que controlar tudo e ter toda a gente bem pode levar a que, por exemplo, uma relação de amizade seja destruída.

Às vezes os outros só querem que a gente os abrace e diga "eu sei, isto é mesmo horrível". Tentar sempre procurar o melhor para as outras pessoas nem sempre é o correto a fazer. As pessoas podem sentir-se controladas e nós ficamos cansados e abdicamos de nós mesmos por isso.

Senhoras e senhores este livro abriu-me mesmo uma ferida que eu não fazia ideia que existia e muito menos que era tão profunda. E eu, com esta pesada verdade nas mãos decidi aliviar o peso desta forma:

Não dá para o agarrar

Não és assim tão forte

Talvez o consigas apanhar

Se tiveres alguma sorte...


Tentas controlar

Mas controlas nada

No fundo sabes bem disso

Mas finges de desinteressada

 

Menina com feitio de assim ser

Caminhando para um mundo onde menina não mais vai haver

Vai para ele a pensar que o consegues manipular

Menina pequena, no mundo dos grandes não existe simples brincar."

domingo, 19 de março de 2023

"Problema do Mês" de Março - Matemática 3.º Ciclo

 Olá, futuros candidatos a "matemáticos" do mês do 3.º Ciclo! Aqui está o "Problema do Mês" de março. 
Se és do 7.º, 8.º ou 9.º ano, imprimes este enunciado, tentas resolver o problema e explicar como o fizeste, enviando-nos uma fotografia da resolução para o e-mail bibliotecas@esfundao.pt 

Não te esqueças que necessitas dos quatro passos de resolução de um problema: 

1 - Interpretar a informação (os dados). 

2 - Pensar num plano de resolução. 

3 - Aplicar o plano de resolução. 

4 - Verificar a resolução. 

Já sabes que há prémios para distribuir depois do apuramento final e tens sempre direito a um certificado de participação e à nomeação de "matemático do mês! 

Como sempre, a biblioteca tem prémios para as três primeiras resoluções do mês, desde que sejam completas e com boa apresentação. Além disso, tens direito a um certificado de participação e ficas nomeado "matemático do mês" durante um mês. 



"Problema do Mês de Março" - Matemática de 2º Ciclo

Ora aqui vai o problema de matemática do mês de março! Já sabes como funciona, certo?

Se és do 5º ou do 6º ano, imprimes este enunciado, tentas resolver o problema e explicas-nos como o fizeste, enviando-nos uma fotografia da resolução para o e-mail bibliotecas@esfundao.pt


Não te esqueças que necessitas dos quatro passos de resolução de um problema:


1 - Interpretar a informação (os dados).  

2 - Pensar num plano de resolução. 

3 - Aplicar o plano de resolução. 

4 - Verificar a resolução. 


Há prémios para distribuir depois do apuramento final e tens sempre direito a um certificado de participação e à nomeação de "matemático do mês"! 


De que é que estás à espera? Já sabes que o tempo também conta para o apuramento do resultado final. 


Como sempre, a biblioteca tem prémios para as três primeiras resoluções do mês, desde que sejam completas e com boa apresentação. Além disso, tens direito a um certificado de participação e ficas nomeado "matemático do mês" durante um mês.




sábado, 18 de março de 2023

(Re)Encontros/Encuentros Escolares

Depois de todos estes anos em que estivemos fisicamente separados devido à pandemia, finalmente retomamos os encontros com os nossos vizinhos do outro lado da raia. Assim, na passada quinta-feira, 16, realizou-se mais um encontro escolar com a escola estremenha IESO Los Barruecos, em Malpartida da Cáceres, no qual participaram os estudantes de espanhol do 3.º ciclo do Ensino Básico e os estudantes de português daquele estabelecimento.
Este foi um verdadeiro dia de (re)encontros com os atuais alunos da Escola “Los Barruecos”, bem como com os professores que aí têm trabalhado. O encontro incluiu uma sessão de boas vindas que contou com o presidente da autarquia e o diretor da escola, uma gincana pela localidade de Malpartida de Cáceres guiada pelos alunos anfitriões - ¡gracias Manu y África, lo habéis hecho fenomenal! - atividades desportivas e culturais e, depois de uma magnífica refeição preparada pelos professores, alunos e suas famílias, uma visita guiada ao centro histórico de Cáceres. Enfim, este foi um dia bem passado em que realmente ocorreu a partilha de conhecimentos e amizade entre os alunos que aí estudam português e os que aqui estudam espanhol.
Obrigado a todos os professores portugueses e espanhóis, bem como aos alunos dos dois países que souberam dar um verdadeiro significado à palavra intercâmbio.
 

Megas - Fase Distrital

No dia 14 de Março realizou-se no Complexo Desportivo da Covilhã a prova dos Megas - Fase Distrital (mega kilómetro, mega salto, mega lançamento e mega sprint). Estiveram presentes 22 alunos. Foi um dia muito divertido para todos os participantes. Alguns alunos obtiveram excelentes resultados. Desta forma irão participar nos MEGAS - FASE NACIONAL. Não podíamos estar mais orgulhosos de todos os que participaram sem exceção.  

Classificação:
Gabriel Silva - 9ºA - 1º Lugar - Salto em comprimento (iniciado) - Apurado Nacional
António Barata - 8ºA - 1º Lugar - Lançamento do peso (iniciado) -  Apurado Nacional
Sofia Machado - 9ºE - 2º Lugar - Salto em comprimento (iniciada)
Tiago Oliveira - 6ºA - 3º Lugar - Mega Km (infantil B)
João Freire - 8ºA - 1º Lugar - Mega Km (iniciado) -  Apurado Nacional
Gabriel Silva - 9ºA - 2º Lugar - Mega Sprint (iniciado) -  Apurado Nacional
Sofia Machado - 9ºE - 2º Lugar - Mega Sprint (iniciada) -  Apurado Nacional

[Texto enviado pela Prof.ª Cristina Cruz]
 

Matemática em grande I - Comemoração do Dia Internacional da Matemática 2023

 Comemoração do Dia Internacional da Matemática 2023

A 40.ª Conferência Geral da UNESCO proclamou, em novembro de 2019,  o dia 14 de março de todos os anos como o Dia Internacional da Matemática.

O dia 14 de março (3/14) era, e é, em muitos países, celebrado como Dia do Pi(π).

De modo a comemorar este dia,  alunos do 6.º ano e do 10.ºCT1, 10.º CT2, 10.º CT3, 10.ºCSE e 11.ºCT4 realizaram trabalhos que, no passado dia 14 de março,  foram expostos nos átrios das Escolas João Franco e  Secundária do nosso Agrupamento.

Agradecemos a todos os que contribuíram!         

[Texto enviado pelas Professoras de Matemática]
 

Matemática em grande II - Diversão com jogos matemáticos

 Diversão com jogos matemáticos

No passado dia 14 de março de 2023 foram apresentados à comunidade escolar, no átrio da Escola Secundária do Fundão, o jogo “πngo”  e o kahoot “Dia da Matemática”.

O “πngo”, jogo criado pela turma 10CT2 nas aulas de Matemática A, realizou-se durante os intervalos.  Cada ronda executada, com a participação máxima permitida de 12 jogadores,  foi animada com boa música e com divertidos apresentadores. Os alunos da turma empenharam-se para que fosse uma atividade bem sucedida. Este jogo que envolveu muitos participantes proporcionou momentos de convívio e diversão!

Ao longo do dia, esteve disponível o código do kahoot “Dia da Matemática”, jogo com desafios matemáticos elaborado pela turma 10CSE nas aulas de Matemática A. De entre todos os participantes, o vencedor foi o jogador Nuno Fians.

Um bem-haja a todos os participantes.

[Texto enviado pela Prof.ª Carina Fonseca] 

sexta-feira, 17 de março de 2023

Clube de Cricket do Agrupamento de Escolas do Fundão

"Promover uma Educação Inclusiva, através do Desporto é um dos objetivos do projeto educativo do Agrupamento de Escola do Fundão. A EMAEI, o projeto Bem-vindos à Escola e o Desporto Escolar Comunidade deram as mãos e criaram o Clube de Cricket. O Clube de Cricket, dinamizado pelo professor João Alexandrino com a colaboração dos alunos Mustafa Momand do 9ºC, Maiwand Momand do 6ºB e Hamza Momand do 8ºD, tem como objetivo principal acolher e incluir, através do Desporto, os alunos das mais diversas nacionalidades, integrando-os na nossa comunidade escolar. Os treinos decorrem no Pavilhão Municipal do Fundão todas as quartas-feiras às14h30. Junta-te a nós."

                                                                                                            [Grupo de Educação Física]


Minuto Azul - "Mais uma Cimeira para refletir sobre os Oceanos"

Os alunos envolvidos no Projeto "Ler+Mar", falam-nos, desta vez, sobre a Cimeira "Ocean Race Summit", realizada no dia 23 de janeiro, na cidade do Mindelo, em Cabo Verde. Não percam e ouçam as conclusões desta Conferência.

Vanessa Vai à Luta, Luísa Costa Gomes



Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...