sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Visita da Escritora Pat R

A jovem escritora Pat R, Patrícia Ribeiro, esteve mais uma vez no nosso Agrupamento de Escolas, desta vez no dia 23 de janeiro, para apresentar o seu último livro Os Homens Nunca Saberão Nada Disto, desta vez para as turmas 9º C e D, 11º LH e 11º CTAV e 12º CT2.
Pat R apresentou o seu projeto, explicando o processo de criação literária, a articulação com a arte – pintura e música. Um projeto que levou tempo a conceber e que resulta do investimento exclusivo na sua carreira literária, muito dinâmico e criativo. 
Seguiu-se um momento em que os alunos colocaram várias questões à escritora, como, por exemplo, a razão da escolha dos nomes estrangeiros para as personagens, o processo de escrita, os estilos musicais da sua preferência, possível adaptação do livro em filme, a escolha do título, entre muitas outras questões pertinentes.
Através da resposta a estas questões, ficamos a saber que a escolha dos nomes das personagens se prendeu com o local onde decorre a ação, que escrever é um processo moroso que necessita de muito investimento pessoal e não se escreve o mesmo todos os dias, havendo dias em que escreve mais e outros em que escreve menos, o que é natural e depende de muitos fatores. Explicou que quando pensa numa história não tem forçosamente de ter um fim pré-definido, pois, à medida que vai escrevendo, vai decidindo o melhor rumo a dar à história, podendo não coincidir com o que tinha inicialmente idealizado. Gosta de vários estilos musicais, como metal, jazz e outras. Considera que só faria sentido o livro ser recriado em filme quando este fosse publicado na América, atendendo ao espaço, às personagens e a todas a história em si. O título do livro, deve-o ao pai, que tinha um livro em branco no qual ia escrevendo, colando recortes, desenhando e que intitulou assim, sendo que Homens transmite, neste contexto, a ideia de Humanidade. Era um livro que a própria autora folheava e lia com curiosidade e que a terá inspirado.
Este é apenas um pequeno resumo das respostas dadas pela Patrícia a muitas perguntas feitas pelos alunos. É sempre muito interessante ouvir a Patrícia e a forma como se entrega de corpo e alma aos seus projetos é inspiradora. 
Obrigada Pat R!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...