terça-feira, 26 de setembro de 2023

Feliz Dia Europeu das Línguas para todos!

No âmbito da comemoração do "Dia Europeu das Línguas", foi proposto aos alunos do 8º ano escreverem um texto sobre a nossa Língua, o Português.
A Renata  aceitou o desafio e deixou este contributo! Obrigado Renata, pela partilha, e votos de um bom ano letivo para ti e para todos os alunos e alunas do nosso Agrupamento.


    Muitos países celebram a vitória de batalhas, enquanto os portugueses celebram os seus poetas e escritores. Muitos países celebram a conquista das suas terras, enquanto os portugueses celebram o português.

    Quando penso no meu país, não me ocorre a sua localização geográfica, nem as suas batalhas, mas sim a sua linguagem. Sem ela, não seriamos quem somos hoje. Não existiria a palavra “saudade”, ou seja, não poderíamos dizer aos outros o quanto sentimos a sua falta.Também não teríamos a palavra “desenrascar-se”, a arte de nos desembaraçarmos habilmente de uma situação prestes a “ir por água a baixo”, como se costuma dizer. Também não existiriam as expressões “à grande e à francesa”, como “sardinhas em lata”, “primeiro estranha-se depois entranha-se”, “dar graxa” e a minha favorita “a pensar morreu um burro”, que é quando alguém pensa durante muito tempo sem chegar a conclusões.

    Bom, o que eu quero dizer com isto é que não há línguas iguais, nem nunca vai haver, espero. Estilos arquitetónicos, são sempre os mesmos (por exemplo).

    Por isso, sempre que começa a aula de português, é que aprendemos ainda mais história, pois a nossa pátria é o português.

[Renata Amorim, 8A] 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Dez Minutos a Ler" nas turmas do 5ºD e 6ºE

Alguns docentes de português estão a implementar o "Dez Minutos a Ler" , um projeto de leitura desenhado pelo PNL (Plano Nacional ...