A nossa colega de equipa na Biblioteca e responsável pelo projeto "Ler+Mar", Maria José Pires, lembra-nos do encerramento da Conferência dos Oceanos e da importância da adoção de atitudes que os preservem.
«A segunda Conferência dos Oceanos da ONU terminou ontem, em Lisboa, com a adoção de um texto intitulado, “O nosso oceano, o nosso futuro, a nossa responsabilidade” que ficará conhecido como “Declaração de Lisboa”. Neste documento, repleto de recomendações/orientações de atuação, é reconhecido o “falhanço coletivo” na preservação dos oceanos e dos ecossistemas marinhos e a necessidade de “mais ambição para resolver o terrível estado do oceano”.
As alterações climáticas, a acidificação e o aquecimento dos oceanos, a sobrepesca, os plásticos, a perda de biodiversidade, a economia do mar, o papel das universidades na investigação sobre estas temáticas e a consequente transferência de conhecimento foram alguns dos assuntos abordados durante estes cinco dias da Conferência. A terceira Conferência dos Oceanos terá lugar em França, em 2025.
Apesar destes eventos serem destinados, essencialmente, a participantes ao mais alto nível, a adoção de atitudes que preservem o equilíbrio do sistema Terra é responsabilidade de todos.»
[Maria José Pires]
Foto: © https://unric.org/pt/sobre-a-conferencia-dos-oceanos |
Sem comentários:
Enviar um comentário