segunda-feira, 1 de junho de 2020

O Pássaro da Perfeição – Sérgio Sant’Anna


Hoje sugerimos o livro de contos do escritor brasileiro Sérgio Sant’Anna, recentemente desaparecido com Covid 19, O Pássaro da Perfeição, editado pelas edições Tinta da China.


«Os contos aqui reunidos abarcam todas as fases da carreira do autor e refletem suas principais obsessões. Embora sejam muito diferentes entre si, guardam certos elementos comuns, como a frase exata, direta e escorreita; uma voz própria, franca e sem afetação, reconhecível tanto na terceira como na primeira e até mesmo na segunda pessoa; e, sobretudo, uma predileção por (ou necessidade de) deixar à mostra os andaimes da criação, convidando o leitor a não se esquecer de que tudo aquilo é… ficção. Nas palavras do autor: ‘É como se o mundo, para mim, já surgisse filtrado pela representação’. Talvez venha daí outro elemento recorrente em sua narrativa: o senso de humor que, ao sublinhar a artificialidade do mundo e da própria arte, nos lembra a todo tempo que ‘todo ser humano é sempre risível’.»

– do Posfácio

Organização e Posfácio de Gustavo Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ler em Família, na EB1 de Alcaria

Continuam as atividades de promoção de Leitura na EB1 de Alcaria. Como nos conta a professora Ana Paula Silva, "t endo a  Família um pa...