terça-feira, 16 de janeiro de 2018

CONFERÊNCIA "SAÚDE MENTAL, NOVO PARADIGMA"


No dia 12 de janeiro, pelas 14h e 30 minutos teve início uma conferência intitulada “Saúde Mental, Novo Paradigma”, na biblioteca da Escola Secundária, cujo público-alvo foram os alunos das turmas CAV, TAS e APS.



A sessão de abertura contou com a presença da presidente da CAP, Ana Raposo; o coordenador interconcelhio das Bibliotecas Escolares, Pedro Rafael; a coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento, Margarida Ferreira e a coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde, Alda Fidalgo, que destacaram a importância destes projetos, nomeadamente o projeto “EnvelhoSer LivroMente” e o papel fulcral que as bibliotecas podem ter na sua execução.
Duas alunas do 5.ºA leram exemplarmente bem dois poemas relacionados com a temática da conferência.


Seguidamente, deu-se início às palestras, com a médica do CHCB, Adriana Formiga, que nos veio falar sobre a “Saúde Mental na Infância”, salientando que, para que esta aconteça, a criança deve estar em equilíbrio consigo mesma e com o ambiente que a rodeia. Ter amor, ser encorajada, interagir com os pares, ter disciplina, regras e limites, ter autoconfiança e autoestima. Só assim pode ter uma vida mais ativa, aprender melhor e ter menos comportamentos de risco. Se a criança tiver uma doença mental, que pode advir de stresse tóxico, maus tratos, agressividade, pobreza, castigos e superproteção, não se pode desvalorizar, há que tratá-la e possibilitar-lhe uma vida minimamente estável.



No momento subsequente, Helena Quaresma, professora na Escola Superior de Enfermagem de Castelo Branco, trouxe-nos o tema “Saúde Mental em Idade Escolar”, começando por questionar o que é ser adolescente, como viver essa fase da vida em plenitude para que se possa ser um adulto saudável. O adolescente, normalmente muito egocêntrico, deverá construir a sua identidade de forma a tornar-se independente, ter opinião, definir-se na forma de vestir, no tipo de música que gosta, na escolha dos amigos, escolher um projeto de vida, uma profissão, ter expectativas razoáveis e objetivas, tendo a família um papel fulcral neste processo. O adolescente está deprimido quando se isola socialmente, está constantemente triste, vive numa ansiedade e angústia permanentes, possui uma baixa autoestima, é invadido por sentimentos de culpa, de inutilidade e desvalorização, fica facilmente instável, começa a ter transtornos alimentares, diminui o rendimento escolar, entre outros. Muitas vezes, estas depressões resultam de um desenvolvimento pouco equilibrado, cujos comportamentos de risco – violência, consumo de álcool, consumo de drogas ilegais, condução perigosa, dependências sem substâncias – são grandes responsáveis pela instabilidade e problemas de saúde mental, que podem influenciar para toda a vida.

A conferência terminou com a palestra do enfermeiro especializado em ESMP da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Emanuel Pereira, subordinada ao tema “Saúde Mental do Adulto ao Idoso”. Ficamos a perceber que, também na fase adulta, momento em que o cérebro sofre um processo de atualização e se encontra numa etapa de maior energia e de grande capacidade de desempenho, pode haver acontecimentos marcantes geradores de instabilidade, como o divórcio, conflitos e tensões na maternidade/paternidade, vulnerabilidade, insegurança e sentimento de inutilidade face ao desemprego ou a condições profissionais precárias e a crise da meia-idade. Todos estes fatores podem gerar ansiedade, sentimentos de fracasso e sérias consequências ao nível da autoestima.
Referiu ainda que o envelhecimento traz alterações a nível psicológico (memória), físico e patológico. Há, porém, aspetos positivos, que podem favorecer um envelhecimento saudável, como o facto de ser uma fase de fortalecimento de relações e do autoconhecimento. Para envelhecer saudavelmente há que continuar a estimular a memória, fazer uma alimentação equilibrada, exercício físico e mental.



A conferência foi moderada pela enfermeira da UCC do Fundão, Filomena Correia. Os alunos revelaram-se muito interessados, colocando várias questões, que foram sendo esclarecidas.






1 comentário:

Deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante

Mensagens populares

Mensagem em destaque

Livros que ganhamos no concurso "50 Listas de Leitura do PNL"

Tendo sido uma das 50 escolas selecionadas no Concurso "50 Listas de Leitura" , a nossa Biblioteca Escolar pôde ver o seu fundo do...