quinta-feira, 24 de maio de 2012
HABITAÇÃO TRADICIONAL EM CONTEXTO DE SUSTENTABILIDADE
O Projeto "Habitação Tradicional em contexto de Sustentabilidade", proposto pelo grupo de Ciências Físico-Químicas e com a parceria do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior e do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Secundária Quinta das Palmeiras da Covilhã, foi selecionado na 1ª fase do Concurso Fundação Ilídio Pinho – Projeto “Ciência na Escola”.
A Educação Ambiental nas escolas é fundamental para transmitir às crianças e jovens, conhecimentos e valores sobre o meio ambiente, no sentido de ajudar à sua proteção, preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
Este é um dos principais objetivos do Projeto e que é desenvolvido através da construção de casas de habitação local (típica casa Beirã) e tradicional, energeticamente mais eficientes. São exploradas as fontes de energia renováveis (como o vento e o sol), na perspectiva da iluminação e aquecimento, bem como os recursos materiais locais.
Numa didática da interdisciplinaridade, os alunos abordam questões teóricas do domínio da Físico-Química, Geografia e História bem como de EVT, TIC e Educação Tecnológica aquando da construção das habitações.
O desenvolvimento do Projeto tem envolvido várias atividades, das quais se destacam:
- O workshop na Universidade da Beira Interior da Covilhã - Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior;
- A partilha de conhecimentos com a Escola Quinta das Palmeiras da Covilhã (Escola Parceira no Projeto) que tem decorrido através de sessões de trabalho com instalação de painéis solares nas casas já construídas.
Finalmente o Projeto termina a 23 de maio do corrente ano com a apresentação das “casas-projeto”, onde um Júri irá fazer a atribuição da “HABITAÇÃO TRADICIONAL MAIS SUSTENTÁVEL”.
Labels:
educação ambiental
Rua Dr. António José Saraiva
Apartado 341
6234-909 Fundão
Telefone: 275 750 480
http://eb23-joaofranco.ccbi.com.pt/course/view.php?id=32?username=guest
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Rubrica "A PÁGINAS TANTAS"
Hoje vamos divulgar um dos muitos e belos livros do escritor moçambicano Mia Couto: Raiz de orvalho e outros poemas. Porém, antes, gostaríamos de referir que este escritor, de nacionalidade moçambicana, mas filho de portugueses, foi recentemente galardoado com o prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos.
Raiz de orvalho e outros poemas é uma obra dotada de imensa beleza, onde as raízes africanas ressaltam, não só através dos temas, como ainda da linguagem peculiar característica de Mia Couto. Percorrendo as folhas do livro, o nosso olhar recai neste e no outro e ainda no outro poema, tornando a nossa missão de escolher um, apenas, bem difícil. Por este motivo, decidimos que vos presentearíamos com o poema “Identidade”, o primeiro do livro, escrito em 1977.
"Preciso ser um outro
para ser eu mesmo
Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta
Sou pólen sem insecto
Sou areia sustentando
o sexo das árvores
Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro
No mundo que combato
morro
no mundo por que luto
nasço"
Muito belo, não acha?
Já sabe, Mia Couto é um nome a reter. Raiz de orvalho e outros poemas é o meu conselho desta semana, eu, que sou a Margarida Ferreira.
Labels:
leitura,
livro,
poesia,
promoção da leitura
Rua Dr. António José Saraiva
Apartado 341
6234-909 Fundão
Telefone: 275 750 480
http://eb23-joaofranco.ccbi.com.pt/course/view.php?id=32?username=guest
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Mensagens populares
-
Hoje, Dia Internacional da Mulher, os alunos e alunas do 7.º E quiseram homenagear todas as mulheres, pelo que produziram e realizaram um ví...
-
Chegou-nos hoje uma notícia maravilhosa: uma equipa de 4 alunos/as, passaram à 2ª fase, a nível Nacional do concurso mini COP ! A equipa Me...
-
A Biblioteca Escolar orgulha-se de apresentar dois trabalhos que estão a representar o Agrupamento de Escolas do Fundão na edição deste ano ...
Mensagem em destaque
E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?
Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...