O dia 26 de junho marcou o fim das atividades do 3.º período na Biblioteca Escolar de Valverde, destacando-se a entrega de prémios aos melhores e mais assíduos leitores. O dia, que incluiu a entrega de medalhas e certificados, superou os objetivos definidos pela professora Ana Batista, promovendo o gosto pela leitura e o desenvolvimento dos alunos. Aqui está o texto que nos enviou aquela responsável pela Biblioteca e um pequeno filme, que dá conta dos acontecimentos, preparado pelo nosso assistente virtual, Álvaro Villares.
O dia vinte e seis de junho marcou o fim das atividades do 3.º período e consequentemente do ano letivo, na Biblioteca Escolar de Valverde. Foi dedicado a distinguir os melhores leitores deste período e os melhores leitores do ano.
Todas as tardes de quarta-feira foram dedicadas à entrega de livros com elaboração das respetivas fichas de leitura e à requisição de novos livros. Os alunos participaram com grande entusiasmo e a afluência foi relevante, uma vez que durante o ano letivo foram requisitados seiscentos e setenta e dois livros, num universo de trinta alunos.
Feitas as contagens de requisições individuais chegou-se ao Pódio da Leitura do 3.º período. Em terceiro lugar, com sete livros requisitados ficaram: Alice Calvário, Beatriz Lourenço, Simão Campos e Victória Abrantes. Em segundo lugar com oito livros requisitados ficaram: Bianca Roque, Dinis Camará, Henrique Catorze, Lourenço Pinto, Miguel Costa, Sofia Mendes, Sónia Pinto e Vera Pinto. E, no primeiro lugar, com um total de nove livros requisitados, destacaram-se os seguintes alunos: Afonso Brito, Catarina Chaves, David Lourenço, Isaac Santos, Laura Araujo, Lucas Martins e Luena Batista.
De acordo com a posição ocupada, receberam medalhas (ouro, prata e bronze) e ainda certificados para os que ficaram em primeiro lugar.
De seguida, passou-se à atribuição dos Certificados de Melhor Leitora da Biblioteca de Valverde, no ano letivo 2023/2024, às alunas Bianca Roque, Laura Araujo e Sofia Mendes, por terem sido as utilizadoras que mais livros requisitaram, num total de vinte e nove. Estas alunas receberam ainda um livro.
Foram também distribuídos marcadores de livros aos alunos que não foram contemplados com certificados ou medalhas.
É com grande satisfação que se verifica que os objetivos propostos no início do ano foram atingidos e até superados. Os alunos construíram um projeto pessoal de leitor, aperfeiçoaram a leitura, ficaram sensibilizados para a frequência das Bibliotecas e o gosto pela leitura como instrumento de trabalho, de ocupação de tempos livres e de prazer foi fomentado, contribuindo para o desenvolvimento cultural dos utilizadores.
[Texto enviado pela Prof.ª Ana Batista]