No dia 29 de janeiro, às 14:30 horas, no anfiteatro da Escola Secundária do Fundão, os alunos de 10.º ano dos cursos regular e profissional assistiram à representação da Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, pela companhia de teatro Etcetera, de Vila Nova de Gaia.
Quem assistiu, divertiu-se imenso com as personagens em cena: Inês, a mãe, Lianor Vaz, os Judeus casamenteiros, Pêro Marques, o Moço, o Escudeiro e o Ermitão.
Gil Vicente continua atual, com a sua crítica à sociedade!
O 5º A, para além de participar na atividade "10 Minutos a Ler", participou, nos dias 6 e 7 de fevereiro, em mais uma sessão do Clube de Leitura do 2º Ciclo, no qual fizeram partilhas de leituras, orientados pela docente da equipa da biblioteca Escolar, Conceição Alves.
O 6º A continua a desenvolver a atividade "10 Minutos a Ler", com a docente de português (da equipa da Biblioteca Escolar) Conceição Alves.
Esta é uma prática simples mas poderosa, que visa incentivar os alunos a lerem regularmente por um curto período de tempo. Esse momento dedicado à leitura pode ter um impacto significativo no desenvolvimento dos alunos, trazendo uma série de benefícios:
Melhoria da fluência e compreensão leitora: ao praticarem a leitura regular, os alunos melhoram a sua capacidade de ler de forma fluente e compreensiva, o que contribui para uma melhor performance nas avaliações de leitura.
Aumento do vocabulário e conhecimento: a leitura frequente expõe os alunos a novas palavras, conceitos e ideias, enriquecendo o vocabulário e ampliando o conhecimento geral.
Desenvolvimento do gosto pela leitura: a atividade de leitura regular cria o hábito e o prazer pela leitura, podendo transformar-se numa atividade prazerosa, que desperta o interesse pelos livros.
Redução do stresse e promoção do bem-estar: a leitura pode funcionar como uma pausa no quotidiano agitado, proporcionando um momento de relaxamento e concentração, o que contribui para a saúde mental e emocional dos alunos.
Melhoria do desempenho escolar: com o desenvolvimento de habilidades de leitura, os alunos preparam-se melhor para interpretar e compreender diferentes tipos de textos, o que tem impacto positivo em diversas áreas de aprendizagem.
Em suma, a atividade "10 Minutos a Ler" é uma excelente ferramenta pedagógica que contribui para a formação integral dos alunos, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Começamos a semana com mais uma rubrica do Leituras (Com)Vida, desta vez com a leitura da Margarida Pissarra, que leu com a mãe uma passagem do livro A Bondade Torna-me Mais Forte, de Elizabeth Cole. A Margarida é da turma ST2A (da docente Ema Brito) da Escola E.B.1 Santa Teresinha.
Neste livro, cuja ação decorre
na quinta dos avós, o Vasco conhece alguns animais que não se portam muito
bem. No entanto, com palavras gentis e compreensão, o nosso pequeno herói
ensina aos novos amigos o poder da bondade.
Esta história ensina às
crianças a importância de ajudar e respeitar os outros, de aceitar a
diversidade, assim como a importância da gratidão, da partilha, da cortesia e
do amor pela Natureza.
«Quando mostras bondade aos outros, todos também são mais
gentis.»
Parabéns
Margarida! Adoramos a leitura que fizeste com a tua mãe!
Hoje temos o prazer de partilhar mais uma leitura em família. A Maria Leonor Santos (da turma ST2A da Escola E.B.1 Santa Teresinha,da docente Ema Brito) leu, com a tia, um excerto do livro Pascoal, o patinho que não fazia quá-quá, de Malachy Doyle.
Este livro conta a história de um patinho chamado Pascoal que, ao contrário dos outros patinhos, não consegue fazer o som característico "quá-quá". Ele sente-se diferente e tenta, por várias vezes, imitar os sons dos outros animais, mas sem sucesso. Ao longo da história, Pascoal acaba por descobrir que a sua verdadeira força está em ser ele mesmo, independentemente de se encaixar nos padrões dos outros. É uma história sobre aceitação, autoestima e a importância de abraçar a individualidade.
Gostas de ler ou nem por isso? Consegues ler um livro, mesmo que seja só de vez em quando?
Então, a tua Biblioteca Escolar tem um desafio para ti:
Envia-nos um comentário com a tua opinião sobre um livro, da nossa biblioteca, que já tenhas lido.
Achas que consegues lidar com este pedido? Ficamos à espera da tua participação!
As primeiras, mais criativas e melhores opiniões e/ou apreciações críticas que enviarem, receberão um Certificado de "Crítico Literário do Mês" e uma pequena lembrança. As críticas serão ainda publicadas aqui, no Blogue e nas redes sociais das Bibliotecas!
Vamos lá? Aguentarás a pressão exigida a um crítico literário?
Envia as tuas críticas literárias para o email dos professores bibliotecários em: bibliotecas@esfundao.pt
Hoje trazemos a leitura da Zaynab Alamgir, da turma ST2A (da docente Ema Brito), de um excerto do livro Oh Não!, da coleção «Harry e o Balde de Dinossauros».
Oh Não!, o Harry partiu a chávena da Rita. E agora, o que é
que pode fazer? É fácil. O Harry vai a caminho da Dinolândia com os seus amigos
dinossauros para arranjar a chávena da Rita. E é na Dinolândia que ele vai
descobrir como resolver o problema da chávena partida da Rita.
Vamos todos com a Zaynab a caminho da Dinolândia para arranjar a chávena
da Rita?
No mês de fevereiro o Martim Maia do 8ºF, sob orientação da docente Cristina da Cruz e do Núcleo de Estágio de Educação Física, traz-nos uma aula de treino com halteres. Numa fase de avaliação escolar, é importante saber equilibrar mente e corpo, para um desempenho melhor.
Vamos treinar?
Se quiserem fazer mais exercícios, aconselhamos a consulta das várias rubricas do Bibliofit compiladas no sítio em linha da Biblioteca Escolar, que pode consultar aqui!
Mais uma semana, mais uma atividade na Biblioteca de Valverde. Desta vez, o livro escolhido foi Histórias do Arco da Velha, antologia de contos infantis organizada por António Botto.
A sessão do dia 27 de janeiro destinou-se aos alunos da turma VAL3 (3.º/4.º), uma vez que a referida obra é de leitura recomendada para o 4.º ano.
Para iniciar, foi feita uma breve apresentação da biografia de António Botto, poeta, contista e dramaturgo. Falou-se também de contos de tradição oral e da expressão “histórias do arco-da-velha” que se revelou desconhecida de todos, mas que em https://ensina.rtp.pt/artigo/historias-do-arco-da-velha/ está muito bem esclarecida.
Seguidamente, os alunos foram convidados a fazer um registo, no quadro, de palavras relacionadas com o livro e foram escolhidas catorze para serem sorteadas entre os presentes. Foi distribuída uma ficha, onde cada um colou a sua palavra e resolveu diversos exercícios com ela relacionados.
Houve ainda tempo de jogar ao “Palavra Puxa Palavra”.
Esta sessão foi muito participada e os alunos mostraram genuíno interesse em aprender sobre valores transmitidos nos contos.
De registar que, no dia seguinte, dia de requisitar livros na Biblioteca, o primeiro aluno a chegar fez questão de levar o livro para leitura domiciliária.
[Ana Batista, professora da equipa da Biblioteca Escolar]