terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Fomos ao teatro ver a Farsa de Inês Pereira!

No dia 29 de janeiro, às 14:30 horas, no anfiteatro da Escola Secundária do Fundão, os alunos de 10.º ano dos cursos regular e profissional assistiram à representação da Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, pela companhia de teatro Etcetera, de Vila Nova de Gaia.

Quem assistiu, divertiu-se imenso com as personagens em cena: Inês, a mãe, Lianor Vaz, os Judeus casamenteiros, Pêro Marques, o Moço, o Escudeiro e o Ermitão. 

Gil Vicente continua atual, com a sua crítica à sociedade!

[Prof. Maria de Jesus Lopes]


Coleção de imagens da peça de teatro, A Farsa de Inês Pereira

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Clube de Leitura e "Dez Minutos a Ler" no 5ºA

O 5º A, para além de participar na atividade "10 Minutos a Ler", participou, nos dias 6 e 7 de fevereiro, em mais uma sessão do Clube de Leitura do 2º Ciclo, no qual fizeram partilhas de leituras, orientados pela docente da equipa da biblioteca Escolar, Conceição Alves.

10 Minutos a Ler no 6ºA

O 6º A continua a desenvolver a atividade "10 Minutos a Ler", com a docente de português (da equipa da Biblioteca Escolar) Conceição Alves.

Esta é uma prática simples mas poderosa, que visa incentivar os alunos a lerem regularmente por um curto período de tempo. Esse momento dedicado à leitura pode ter um impacto significativo no desenvolvimento dos alunos, trazendo uma série de benefícios:

  1. Melhoria da fluência e compreensão leitora: ao praticarem a leitura regular, os alunos melhoram a sua capacidade de ler de forma fluente e compreensiva, o que contribui para uma melhor performance nas avaliações de leitura.
  2. Aumento do vocabulário e conhecimento: a leitura frequente expõe os alunos a novas palavras, conceitos e ideias, enriquecendo o vocabulário e ampliando o conhecimento geral.
  3. Desenvolvimento do gosto pela leitura: a atividade de leitura regular cria o hábito e o prazer pela leitura, podendo transformar-se numa atividade prazerosa, que desperta o interesse pelos livros.
  4. Redução do stresse e promoção do bem-estar: a leitura pode funcionar como uma pausa no quotidiano agitado, proporcionando um momento de relaxamento e concentração, o que contribui para a saúde mental e emocional dos alunos.
  5. Melhoria do desempenho escolar: com o desenvolvimento de habilidades de leitura, os alunos preparam-se melhor para interpretar e compreender diferentes tipos de textos, o que tem impacto positivo em diversas áreas de aprendizagem.

Em suma, a atividade "10 Minutos a Ler" é uma excelente ferramenta pedagógica que contribui para a formação integral dos alunos, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

10 minutos a ler no 6A

Margarida Pissarra e a mãe no Leituras (Com)Vida

Começamos a semana com mais uma rubrica do Leituras (Com)Vida, desta vez com a leitura da Margarida Pissarra, que leu com a mãe uma passagem do livro A Bondade Torna-me Mais Forte, de Elizabeth Cole. A Margarida é da turma ST2A (da docente Ema Brito) da Escola E.B.1 Santa Teresinha.

Neste livro, cuja ação decorre na quinta dos avós, o Vasco conhece alguns animais que não se portam muito bem. No entanto, com palavras gentis e compreensão, o nosso pequeno herói ensina aos novos amigos o poder da bondade.

Esta história ensina às crianças a importância de ajudar e respeitar os outros, de aceitar a diversidade, assim como a importância da gratidão, da partilha, da cortesia e do amor pela Natureza.

«Quando mostras bondade aos outros, todos também são mais gentis.»

Parabéns Margarida! Adoramos a leitura que fizeste com a tua mãe!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Maria Leonor Santos lê com a tia no Leituras (Com)Vida

Hoje temos o prazer de partilhar mais uma leitura em família. A Maria Leonor Santos (da turma ST2A da Escola E.B.1 Santa Teresinha, da docente Ema Brito) leu, com a tia, um excerto do livro Pascoal, o patinho que não fazia quá-quá, de Malachy Doyle.

Este livro conta a história de um patinho chamado Pascoal que, ao contrário dos outros patinhos, não consegue fazer o som característico "quá-quá". Ele sente-se diferente e tenta, por várias vezes, imitar os sons dos outros animais, mas sem sucesso. Ao longo da história, Pascoal acaba por descobrir que a sua verdadeira força está em ser ele mesmo, independentemente de se encaixar nos padrões dos outros. É uma história sobre aceitação, autoestima e a importância de abraçar a individualidade.

Foi mesmo bom ouvi-las!👏👏👏

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Participa neste desafio e comenta um livro da Biblioteca Escolar!

Gostas de ler ou nem por isso? Consegues ler um livro, mesmo que seja só de vez em quando?

Então, a tua Biblioteca Escolar tem um desafio para ti:

Envia-nos um comentário com a tua opinião sobre um livro, da nossa biblioteca, que já tenhas lido.

Achas que consegues lidar com este pedido? Ficamos à espera da tua participação!

As primeiras, mais criativas e melhores opiniões e/ou apreciações críticas que enviarem, receberão um Certificado de "Crítico Literário do Mês" e uma pequena lembrança. As críticas serão ainda publicadas aqui, no Blogue e nas redes sociais das Bibliotecas!

Vamos lá? Aguentarás a pressão exigida a um crítico literário?

Envia as tuas críticas literárias para o email dos professores bibliotecários em: bibliotecas@esfundao.pt

Apreciações críticas de livros

Zaynab Alamgir no Leituras (Com)Vida

Hoje trazemos a leitura da Zaynab Alamgir, da turma ST2A (da docente Ema Brito), de um excerto do livro Oh Não!, da coleção «Harry e o Balde de Dinossauros».

Oh Não!, o Harry partiu a chávena da Rita. E agora, o que é que pode fazer? É fácil. O Harry vai a caminho da Dinolândia com os seus amigos dinossauros para arranjar a chávena da Rita. E é na Dinolândia que ele vai descobrir como resolver o problema da chávena partida da Rita.

Vamos todos com a Zaynab a caminho da Dinolândia para arranjar a chávena da Rita?

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Já deste um salto à biblioteca para escolheres um livro de capa vermelha?

A tua Biblioteca Escolar, como sabes, divulga regularmente livros, assinalando datas e fazendo propostas de leitura criativas.

Desafio para ler um livro vermelho
Livros de capa vermelha na biblioteca

Livros de capa vermelho na BE

Bibliofit de fevereiro com Martim Maia, do 8ºF

No mês de fevereiro Martim Maia do 8ºF, sob orientação da docente Cristina da Cruz e do Núcleo de Estágio de Educação Física, traz-nos uma aula de treino com halteres.  Numa fase de avaliação escolar, é importante saber equilibrar mente e corpo, para um desempenho melhor.

Vamos treinar?

Se quiserem fazer mais exercícios, aconselhamos a consulta das várias rubricas do Bibliofit compiladas no sítio em linha da Biblioteca Escolar, que pode consultar aqui!

Entre «Histórias do Arco da Velha», na Biblioteca Escolar de Valverde

Mais uma semana, mais uma atividade na Biblioteca de Valverde. Desta vez, o livro escolhido foi Histórias do Arco da Velha, antologia de contos infantis organizada por António Botto.

A sessão do dia 27 de janeiro destinou-se aos alunos da turma VAL3 (3.º/4.º), uma vez que a referida obra é de leitura recomendada para o 4.º ano.

Para iniciar, foi feita uma breve apresentação da biografia de António Botto, poeta, contista e dramaturgo. Falou-se também de contos de tradição oral e da expressão “histórias do arco-da-velha” que se revelou desconhecida de todos, mas que em https://ensina.rtp.pt/artigo/historias-do-arco-da-velha/ está muito bem esclarecida.

Após estas explicações, foram lidos alguns dos contos que constam no livro e um deles, “O preguiçoso”, foi visionado em https://www.youtube.com/watch?v=me06_ZmqwHE.

Seguidamente, os alunos foram convidados a fazer um registo, no quadro, de palavras relacionadas com o livro e foram escolhidas catorze para serem sorteadas entre os presentes. Foi distribuída uma ficha, onde cada um colou a sua palavra e resolveu diversos exercícios com ela relacionados.

Houve ainda tempo de jogar ao “Palavra Puxa Palavra”.

Esta sessão foi muito participada e os alunos mostraram genuíno interesse em aprender sobre valores transmitidos nos contos.

De registar que, no dia seguinte, dia de requisitar livros na Biblioteca, o primeiro aluno a chegar fez questão de levar o livro para leitura domiciliária.

                                                                           [Ana Batista, professora da equipa da Biblioteca Escolar]

Mensagens populares

Mensagem em destaque

Fomos ao teatro ver a Farsa de Inês Pereira!

No dia 29 de janeiro, às 14:30 horas, no anfiteatro da Escola Secundária do Fundão, os alunos de 10.º ano dos cursos regular e profissional ...