No dia 29 de janeiro, às 14:30 horas, no anfiteatro da Escola Secundária do Fundão, os alunos de 10.º ano dos cursos regular e profissional assistiram à representação da Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, pela companhia de teatro Etcetera, de Vila Nova de Gaia.
Quem assistiu, divertiu-se imenso com as personagens em cena: Inês, a mãe, Lianor Vaz, os Judeus casamenteiros, Pêro Marques, o Moço, o Escudeiro e o Ermitão.
Gil Vicente continua atual, com a sua crítica à sociedade!
O 5º A, para além de participar na atividade "10 Minutos a Ler", participou, nos dias 6 e 7 de fevereiro, em mais uma sessão do Clube de Leitura do 2º Ciclo, no qual fizeram partilhas de leituras, orientados pela docente da equipa da biblioteca Escolar, Conceição Alves.
O 6º A continua a desenvolver a atividade "10 Minutos a Ler", com a docente de português (da equipa da Biblioteca Escolar) Conceição Alves.
Esta é uma prática simples mas poderosa, que visa incentivar os alunos a lerem regularmente por um curto período de tempo. Esse momento dedicado à leitura pode ter um impacto significativo no desenvolvimento dos alunos, trazendo uma série de benefícios:
Melhoria da fluência e compreensão leitora: ao praticarem a leitura regular, os alunos melhoram a sua capacidade de ler de forma fluente e compreensiva, o que contribui para uma melhor performance nas avaliações de leitura.
Aumento do vocabulário e conhecimento: a leitura frequente expõe os alunos a novas palavras, conceitos e ideias, enriquecendo o vocabulário e ampliando o conhecimento geral.
Desenvolvimento do gosto pela leitura: a atividade de leitura regular cria o hábito e o prazer pela leitura, podendo transformar-se numa atividade prazerosa, que desperta o interesse pelos livros.
Redução do stresse e promoção do bem-estar: a leitura pode funcionar como uma pausa no quotidiano agitado, proporcionando um momento de relaxamento e concentração, o que contribui para a saúde mental e emocional dos alunos.
Melhoria do desempenho escolar: com o desenvolvimento de habilidades de leitura, os alunos preparam-se melhor para interpretar e compreender diferentes tipos de textos, o que tem impacto positivo em diversas áreas de aprendizagem.
Em suma, a atividade "10 Minutos a Ler" é uma excelente ferramenta pedagógica que contribui para a formação integral dos alunos, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Começamos a semana com mais uma rubrica do Leituras (Com)Vida, desta vez com a leitura da Margarida Pissarra, que leu com a mãe uma passagem do livro A Bondade Torna-me Mais Forte, de Elizabeth Cole. A Margarida é da turma ST2A (da docente Ema Brito) da Escola E.B.1 Santa Teresinha.
Neste livro, cuja ação decorre
na quinta dos avós, o Vasco conhece alguns animais que não se portam muito
bem. No entanto, com palavras gentis e compreensão, o nosso pequeno herói
ensina aos novos amigos o poder da bondade.
Esta história ensina às
crianças a importância de ajudar e respeitar os outros, de aceitar a
diversidade, assim como a importância da gratidão, da partilha, da cortesia e
do amor pela Natureza.
«Quando mostras bondade aos outros, todos também são mais
gentis.»
Parabéns
Margarida! Adoramos a leitura que fizeste com a tua mãe!
Hoje temos o prazer de partilhar mais uma leitura em família. A Maria Leonor Santos (da turma ST2A da Escola E.B.1 Santa Teresinha,da docente Ema Brito) leu, com a tia, um excerto do livro Pascoal, o patinho que não fazia quá-quá, de Malachy Doyle.
Este livro conta a história de um patinho chamado Pascoal que, ao contrário dos outros patinhos, não consegue fazer o som característico "quá-quá". Ele sente-se diferente e tenta, por várias vezes, imitar os sons dos outros animais, mas sem sucesso. Ao longo da história, Pascoal acaba por descobrir que a sua verdadeira força está em ser ele mesmo, independentemente de se encaixar nos padrões dos outros. É uma história sobre aceitação, autoestima e a importância de abraçar a individualidade.
Gostas de ler ou nem por isso? Consegues ler um livro, mesmo que seja só de vez em quando?
Então, a tua Biblioteca Escolar tem um desafio para ti:
Envia-nos um comentário com a tua opinião sobre um livro, da nossa biblioteca, que já tenhas lido.
Achas que consegues lidar com este pedido? Ficamos à espera da tua participação!
As primeiras, mais criativas e melhores opiniões e/ou apreciações críticas que enviarem, receberão um Certificado de "Crítico Literário do Mês" e uma pequena lembrança. As críticas serão ainda publicadas aqui, no Blogue e nas redes sociais das Bibliotecas!
Vamos lá? Aguentarás a pressão exigida a um crítico literário?
Envia as tuas críticas literárias para o email dos professores bibliotecários em: bibliotecas@esfundao.pt
Hoje trazemos a leitura da Zaynab Alamgir, da turma ST2A (da docente Ema Brito), de um excerto do livro Oh Não!, da coleção «Harry e o Balde de Dinossauros».
Oh Não!, o Harry partiu a chávena da Rita. E agora, o que é
que pode fazer? É fácil. O Harry vai a caminho da Dinolândia com os seus amigos
dinossauros para arranjar a chávena da Rita. E é na Dinolândia que ele vai
descobrir como resolver o problema da chávena partida da Rita.
Vamos todos com a Zaynab a caminho da Dinolândia para arranjar a chávena
da Rita?
No mês de fevereiro o Martim Maia do 8ºF, sob orientação da docente Cristina da Cruz e do Núcleo de Estágio de Educação Física, traz-nos uma aula de treino com halteres. Numa fase de avaliação escolar, é importante saber equilibrar mente e corpo, para um desempenho melhor.
Vamos treinar?
Se quiserem fazer mais exercícios, aconselhamos a consulta das várias rubricas do Bibliofit compiladas no sítio em linha da Biblioteca Escolar, que pode consultar aqui!
Mais uma semana, mais uma atividade na Biblioteca de Valverde. Desta vez, o livro escolhido foi Histórias do Arco da Velha, antologia de contos infantis organizada por António Botto.
A sessão do dia 27 de janeiro destinou-se aos alunos da turma VAL3 (3.º/4.º), uma vez que a referida obra é de leitura recomendada para o 4.º ano.
Para iniciar, foi feita uma breve apresentação da biografia de António Botto, poeta, contista e dramaturgo. Falou-se também de contos de tradição oral e da expressão “histórias do arco-da-velha” que se revelou desconhecida de todos, mas que em https://ensina.rtp.pt/artigo/historias-do-arco-da-velha/ está muito bem esclarecida.
Seguidamente, os alunos foram convidados a fazer um registo, no quadro, de palavras relacionadas com o livro e foram escolhidas catorze para serem sorteadas entre os presentes. Foi distribuída uma ficha, onde cada um colou a sua palavra e resolveu diversos exercícios com ela relacionados.
Houve ainda tempo de jogar ao “Palavra Puxa Palavra”.
Esta sessão foi muito participada e os alunos mostraram genuíno interesse em aprender sobre valores transmitidos nos contos.
De registar que, no dia seguinte, dia de requisitar livros na Biblioteca, o primeiro aluno a chegar fez questão de levar o livro para leitura domiciliária.
[Ana Batista, professora da equipa da Biblioteca Escolar]
É sempre um prazer ouvir os nossos alunos a lerem. Melhor ainda, quando o fazem em família. Trazemos uma leitura maravilhosa da Madalena Barata (da turma ST2A da Escola E.B.1 Santa Teresinha,da docente Ema Brito), que se fez acompanhar da mãe e do irmão na leitura de um excerto do livro O Grufalão, de Julia Donaldson.
Esta é uma história engenhosa e matreira que arranca gargalhadas ao leitor. O Grufalão é, ao mesmo tempo, elegante e divertido, simples na sua execução, já que joga habilmente com os medos de uma criança e, em seguida, mostra que até mesmo o mais ameaçador dos monstros nem sempre é tão assustador quanto parece.
Na quinta-feira, 30 de janeiro, realizou-se na
biblioteca da Escola Secundária do Fundão uma tertúlia sobre Fernando Pessoa,
dinamizada pelo professor doutor Gabriel Magalhães.
O Professor estudou Línguas e
Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Doutorou-se na Universidade da Salamanca, em Espanha, com uma tese
intitulada Garrett e Rivas: O Romantismo em Espanha e Portugal (publicada
pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2009). Foi professor na Universidade de
Salamanca e, atualmente, é professor na Universidade da Beira Interior,
lecionando unidades curriculares como Literatura Romântica e Realista,
Literatura Espanhola IV, Crítica e Criação Literárias e Literatura Comparada,
entre outras. Além disso, tem várias obras publicadas, nomeadamente a A
casa da alegria, Os crimes inocentes, O mapa do tesouro e Não
tenho medo do escuro e, inclusive,também publicou vários
artigos em revistas e capítulos de livros.
No âmbito do estudo de Fernando
Pessoa, as turmas de 12ºCT1, 12ºCTAV e alguns alunos de 10ºano da disciplina de
literatura portuguesa deslocaram-se até à biblioteca para assistir à respetiva
palestra. O professor Gabriel deu a conhecer um pouco a vida deste autor e
abordou a questão da heteronímia. Através da leitura de alguns textos de
Pessoa, foram transmitidas algumas “lições de vida” e “lições de arte”.
O professor Gabriel cativou e
motivou, desde o início, os alunos que aderiram com muito entusiasmo às
interações do mesmo, o que tornou a palestra mais dinâmica e lúdica, que, de
certeza, enriqueceu o estudo dos alunos relativamente a este autor.
Hoje, no Leituras (Com)Vida da Biblioteca Escolar, trazemos uma leitura da Ana Francisca Carvalho (da turma ST2A da Escola E.B.1 Santa Teresinha,da docente Ema Brito), com o pai. É sempre um prazer ouvir estas Leituras em Família. O livro escolhido foi O papá porquinho faz uma viagem em que todos aprendem as cores, deMark Baker.
Hoje trazemos uma leitura da Madalena Castro (da turma ST2A da docente Ema Brito), com a irmã, Constânça Castro, da Escola Jão Franco Castro. Leram um excerto do livro 20 Histórias Quinta, de Susaeta.
A colecção “ já LEIO “ incute na criança o prazer da leitura. Contos e outras histórias especialmente escolhidas para ler, curtas e com uma letra grande. Quando terminar de ler estes livros, a criança poderá dizer com mais razão que nunca “ já LEIO “.
Damos continuidade ao Bibliofit. Neste, de janeiro, é a Margarida Almeida do 8ºF, sob orientação da docente Cristina da Cruz e do Núcleo de Estágio de Educação Física, que propõe uma aula de treino com banda.
Vamos treinar?
Se quiserem fazer mais exercícios, aconselhamos a consulta das várias rubricas do Bibliofit compiladas no sítio em linha da Biblioteca Escolar, que pode consultar aqui!
Hoje trazemos a leitura da Maria Augusta Fernandes, da turma ST2A (da docente Ema Brito), de um excerto do livro O Gatinho Pompom, da Livraria Civilização Editora.
Vamos todos com a Maria Augusta procurar este gatinho que se esconde tão bem?
"A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.
O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.
O tema em 2025 é «A memória do Holocausto e a educação para a dignidade e os direitos humanos», ano em que assinala os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. O Holocausto mostra o que acontece quando o ódio, a desumanização e a apatia vencem. A sua recordação é um baluarte contra a degradação da humanidade e um apelo claro à ação coletiva para garantir o respeito pela dignidade e pelos direitos humanos, bem como pelo direito internacional que os protege."
[Fonte de informação: Eurocid]
Na tua Biblioteca Escolar deixamos várias sugestões de livros que têm como pano de fundo o Holocausto. Boas leituras!
Como em devido tempo informamos, no dia 14 de janeiro, realizou-se a 1.ª fase do concurso XII Olimpíadas da Língua Portuguesa. Participaram 54 alunos do escalão A (3.º ciclo) e B (secundário). Foram apuradas duas alunas do escalão B, para a 2.ª fase, dia 20 de fevereiro, em Coimbra: a Sara Gonçalves e a Bárbara Galante, do 12º CT1.
Parabéns Sara e Bárbara! Bom trabalho na 2.ª fase!
Começamos a semana desejando a todos e todas boas leituras e trazemos uma leitura da Ayesha Khan, da turma ST2A (da docente Ema Brito), de um excerto do livro A Joaninha Vaidosa, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Este é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura eé já o quarto volume da colecção «Ler dá Prazer», que faz as delícias dos mais pequenos.
Damos os parabéns à Ayesha, que já lê muito bem em português!
Após uma sessão de mindfulness, a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB, 8ºD e 9ºB e posterior elaboração de um painel com informações, imagens, um artigo de opinião da psiquiatra Filipa Novais, publicado na revista da DECO PROteste de janeiro de 2025 e várias sugestões para um “detox” das redes sociais apresentadas pelas ilustrações e recortes dos alunos.
Devemos alertar os jovens sobre os perigos que pode trazer o uso excessivo dos novos meios de ”socializar”.
Para além de trazer problemas a nível da autoestima de muitos adolescentes, como escreve a psiquiatra supracitada, podem “criar uma sensação de solidão”.
Fica a sugestão de leitura, a partir desta temática, disponível na Biblioteca Escolar para requisição.
[A responsável pelo projeto SOU COMO SOU: Rosa Antunes]
Trazemos hoje uma leitura do Inácio Nascimento, da turma ST2A (da docente Ema Brito), de um excerto do livro Bluey: A Minha Mãe é a Maior.
Este livro fala-nos da Bluey e da Bingo, que adoram a mãe e mãe adora-as a elas! Descobre tudo o que faz a Chilli ser tão especial para as filhas neste livro divertido e ternurento. Mais uma história emocionante da família Heeler que não podes perder!
À semelhança dos restantes ciclos, o ensino secundário foi também contemplado com livros novos, muitos deles sugeridos no "Caderno das Sugestões" (acessível a toda a comundidade escolar) existente na Biblioteca da Escola Secundária. Agradecemos à direção a colaboração na renovação e enriquecimento do fundo documental.
Podes ver algumas das aquisições no vídeo que preparamos para ti:
Começamos a semana com uma leitura do Rafael Frade, da turma ST2A (da docente Ema Brito), de um excerto do livro O Monstro das Cores, de Anna Llenas.
Este livro fala-nos de emoções. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.
Hoje é a Ayesha Imram a apresentar a sua sugestão de leitura na rubrica Leituras (Com)Vida. A Ayesha, da turma ST2A (da docente Ema Brito) lê um excerto do livro O Mistério da Chicória-Brava, de Elisa Prati.
Este livro conta-nos a história de Pepita e Fiorello, que são inseparáveis e, como todas as crianças, adoram um bom mistério. Quando decidem explorar uma quinta abandonada em busca de uma aventura, nem imaginavam que iam encontrar muito mais: uma planta em vias de extinção e uma amizade resgatada do passado. Um livro para crianças inserido numa colecção de eco-histórias surpreendentes sobre a natureza.
Muitos parabéns à Ayesha Imram que, não sendo o português a sua língua materna, já lê muito bem e está apenas no segundo ano.
Com o intuito de alargar o leque de oferta de um fundo documental diversificado, para que possam fazer boas escolhas, por exemplo de livros a apresentar nas aulas de português para avaliação da expressão oral, ou para requisitarem e lerem por mero prazer/entretenimento, com o apoio da direção, foram adquiridos novos títulos, que enriquecem o nosso fundo documental. Tens muitas sugestões, de entre as quais encontrarás, com certeza, algumas do teu agrado!
Podem ver algumas das sugestões no vídeo que preparamos para o efeito:
Hoje, a rubricaLeituras (Com)Vida traz uma leitura do Joaquim Diamantino, da turma ST2A (da docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha e o excerto escolhido foi do livro O Leão Que Temos Cá Dentro, de Rachel Brigth, com ilustrações de Jim Field.
Neste livro, através das divertidas personagens do leão e do Rato, passa-se a mensagem de que não é preciso ser grande nem valente para se encontrar a sua voz. Uma criatura, por mais pequena que seja, pode ter um coração de leão!
É importante manter o fundo documental atualizado, diversificado e motivador, o que nos é possível com o apoio da direção do agrupamento de escolas. Desta forma, é possível requisitarem (quer presencialmente, quer através do nosso sistema de baús itinerantes) as últimas novidades da vossa preferência!
Podem ver alguns dos títulos adquiridos neste vídeo que preparamos:
No dia 13 de janeiro, o inverno chegou à Biblioteca de Valverde e fez companhia aos alunos da turma do 1.º ano (VAL1), numa manhã bem animada e repleta de atividades.
Apesar de aparecer aqui com alguns dias de atraso, todos estavam preparados para o receber. Falámos do frio, do vento, da neve, do nevoeiro, da geada, do granizo e de tudo o que esta estação do ano nos apresenta.
Bem a propósito, também entrou na conversa “O Livro com Frio”, escrito por André Madaleno e ilustrado por Patrícia Furtado.
É uma história muito divertida sobre um livro que está cheio de frio e que precisa de se aquecer com muita urgência. Contudo, ninguém parece saber como se faz. Para perceber como pode ser aquecido e descobrir a resposta para esse problema, o livro tem que ser lido e foi isso que aconteceu.
Todos ouviram a história até ao fim com muita atenção e foram descobrindo que as sugestões dadas não eram as que o livro precisava. Não queria uma chávena de chá, nem um fósforo, nem um aquecedor, nem uma botija de água quente e muito menos uma manta de lã, já que era alérgico. Esteve quase para desistir e fechar-se para sempre. Felizmente, isso não aconteceu.
Afinal, apenas precisava de um abraço e assim que o souberam, os meninos e meninas desta turma, fizeram a vontade ao livro. Recebeu vinte abraços muito quentinhos e que aqueceram o coração.
Depois houve tempo para a realização de uma ficha, onde cada um desenhou a parte preferida do livro e explicou aos colegas o motivo da escolha.
Nesta manhã divertida todos aprenderam sobre a importância de um abraço!
Chegaram à Biblioteca da Escola E.B. 1 de Valverde livros novos, adquiridos com o apoio da direção para que as leituras continuem "de vento em popa", diversificadas e motivadoras! Preparamos um vídeo com os principais títulos adquiridos.
Em breve mostraremos as reações dos alunos à chegada dos livros!
Dominar a língua que Camões imortalizou é um desafio que muitos alunos da nossa escola decidiram abraçar! As XII Olimpíadas da Língua Portuguesa prometem ser uma celebração do engenho e do conhecimento, com 56 estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário já inscritos para a 1.ª fase.
Num ano marcado pelas celebrações dos 500 anos do nascimento do grande poeta, esta é a oportunidade perfeita para mostrar o talento e o gosto pela língua que une todos os portugueses. Bom trabalho a todos os participantes e que vençam os melhores!
A 1ª fase das XII Olimpíadas da Língua Portuguesa terá lugar no dia 14 de janeiro, às 10 horas.
Neste ano em que estão a decorrer várias atividades no âmbito das celebrações dos 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões, constatamos que muitos alunos da nossa escola aceitaram participar nas Olimpíadas da Língua Portuguesa. Assim, temos 56 inscrições, alunos do 3º ciclo e do ensino secundário. Para nós, professores de português, é muito gratificante ver o interesse dos nossos alunos em relação ao bom uso da língua portuguesa, também chamada a " lingua de Camões", o idioma que ele tão bem cultivou.
A Biblioteca Escolar orgulha-se de apresentar dois trabalhos que estão a representar o Agrupamento de Escolas do Fundão na edição deste ano do Greenchef, uma iniciativa promovida pela DecoJovem. Este concurso anual incentiva jovens estudantes de todo o país a explorarem o tema da alimentação saudável e sustentável, promovendo a criatividade e a valorização dos produtos locais.
Os dois projetos que divulgamos, orientados pelo professor Sérgio Mendes, refletem o compromisso das participantes em unir saberes, sabores e sustentabilidade:
Diana Alexandre, Lara Costa e Matilde Marques (9.ºE): A sua sobremesa combina os sabores regionais da castanha e da jeropiga com gelado de nata, numa proposta que evidencia o património culinário local.
Leonor Pedrosa, Mariana Figueiredo e Sofia Martins (9.ºA): As "3 Marias" apresentam um criativo folhado de queijo com doce de cereja, destacando as propriedades benéficas para a saúde destes ingredientes tradicionais.
Estes projetos são o resultado de atividades interdisciplinares que envolveram as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, além de contarem com o apoio especializado de parceiros externos, como os docentes da Escola Profissional do Fundão e o restaurante Com.Paixão.
A Biblioteca Escolar reafirma a sua missão na promoção de um espaço de criatividade, colaboração e aprendizagem para toda a comunidade escolar, oferecendo apoio na divulgação dos trabalhos dos alunos.
Convidamos todos a apoiar e a acompanhar as nossas equipas numa jornada que alia tradição, inovação e consciência ambiental.
Boa sorte a todos os participantes do Greenchef 2025!
A partilha de leituras é extremamente importante para a motivação para a leitura. Foi o que o Afonso Brito fez ao brindar a sua turma de 2º ano da Escola E.B.1 de Valverde com a leitura do divertido livro Não Abras Este Livro por toda a Eternidade, de Andy Lee, ilustrado por Heath McKenzie. Agradecemos à docente Isabel Madeira a partilha!
Já se podem candidatar a matemáticos do mês de janeiro!
Façam o "download" dos enunciados do problema e tentem resolvê-lo. Depois, explicam-nos como fizeram, enviando uma fotografia ou um "scan" da resolução para: bibliotecas@esfundao.pt
Indiquem o vosso nome e a vossa turma.
Não se esqueçam de que necessitam dos quatros passos de resolução de um problema:
1 - Interpretar a informação (os dados)
2 - Pensar num plano de resolução.
3 - Aplicar o plano de resolução.
4 - Verificar a resolução.
Se responderem de forma correta e a resposta chegar bonitinha, já se podem considerar vencedores.😄
Se és aluno do 2.º ciclo (5.º e 6.º ano), descarrega o problema aqui.
Se és aluno do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano), descarrega o problema aqui.
A leitura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das crianças, e as bibliotecas escolares desempenham um papel central nesse processo. No dia 17 de dezembro, a Biblioteca Escolar de Valverde celebrou o final do 1.º período destacando os melhores leitores do trimestre. Com medalhas e reconhecimento, os alunos foram incentivados a continuar a sua jornada literária, num ambiente onde o entusiasmo pela leitura cresce a cada dia. Este é mais um passo no compromisso da biblioteca em formar leitores para a vida!
O dia dezassete de dezembro marcou o final do 1.º período e, na Biblioteca Escolar de Valverde, a tarde foi dedicada a distinguir os melhores leitores do trimestre.
As tardes de terça-feira são dedicadas à entrega e à requisição de novos livros e os alunos têm participado com grande entusiasmo. A afluência tem sido relevante, uma vez que durante o 1.º período foram requisitados quatrocentos e cinco livros, num universo de quarenta e nove alunos.
Feitas as contagens de requisições individuais chegou-se ao Pódio da Leitura.
Em terceiro lugar com oito livros requisitados, estão:Dinis Catorze, Hélio Afonso, Lourenço Tavares, Tiago Salvado, Henrique Catorze, Laura Araujo, Beatriz Lourenço, Camila Machial, David Lourenço e Vera Pinto.
Em segundo lugar, com nove livros requisitados estão: Francisco Batista, Leonor Pires, Letícia Salvado, Afonso Brito, Alice Calvário, Sónia Pinto, Lourenço Pinto, Luena Batista e Victória Abrantes.
Finalmente, no primeiro lugar, com um total de dez livros requisitados estão os seguintes alunos: Benedita Pires, Ema Geada, Leonor Santos, Maria Belacorça, Rui Simões, Tomé Amoreira, Carlota Cordeiro, Miguel Costa, Catarina Chaves e Camila Catana.
De acordo com a posição ocupada, receberam medalhas (ouro, prata e bronze).
Neste ano letivo entraram vinte e um alunos para o 1.º ano e é de salientar que muito rapidamente começaram a ganhar o gosto pela ida à Biblioteca e pela leitura. Os alunos dos outros anos, já familiarizados com a dinâmica das entregas e requisições, continuam com os hábitos de leitura ganhos no ano anterior, mantendo uma regularidade nas requisições.
É com grande alegria que se verifica que os objetivos propostos no início do ano estão a ser atingidos e a apresentar resultados, estando os alunos a demonstrar um crescente gosto pela leitura.
Os pequenos leitores da Biblioteca Escolar de Valverde estão de parabéns!
A tua Biblioteca Escolar, expõe, semanalmente, sugestões de livros. Desta vez, inspirou-se no inverno e sugere-te livros para leres à lareira ou com uma manta, a beber um chá quentinho. As propostas vão desde livros para os mais pequenos a livros para o ensino secundário. Passem pela biblioteca e venham ver as nossas sugestões.
O Leituras (Com)Vida está de volta, e, desta
vez, traz uma leitura do Vicente Figueira, da turma ST2A (da
docente Ema Brito), da Escola E.B.1 Santa Teresinha e o excerto escolhido
foi do livro 101 Dálmatas, do Clube do Livro Disney.
Este livro é uma divertida e
emocionante história da Disney que segue Pongo e Perdita, dois dálmatas
dedicados a proteger seus filhotes do malvado plano de Cruella de Vil. A vilã
obcecada por peles deseja capturar os adoráveis cachorrinhos para fazer casacos
com suas peles. Quando seus filhotes são sequestrados, Pongo e Perdita embarcam
em uma aventura cheia de perigos e surpresas para resgatá-los, com a ajuda de
outros animais pelo caminho. "101 Dálmatas" é uma celebração da
coragem, do amor pela família e da lealdade, com momentos de ação e humor que
encantam o público.
Parabéns Vicente!
Gostamos muito bom ouvir-te ler!