sexta-feira, 4 de abril de 2025

E assim foi a grande final do Concurso AEF a Ler. Parabéns!

Ontem, dia 3 de abril, pelas 17h30, decorreu, no auditório 2, da Escola Secundária a Festa da Leitura, com a fase final do Concurso de Leitura "AEF a Ler". Todos os alunos participantes já eram vencedores e esta fase visava apenas apurar os primeiros, segundos e terceiros lugares. 

Queremos agradecer, em primeiro lugar, aos/às alunos/as que tão bem se prepararam. Correu tão bem a todos que o júri teve sérias dificuldades em atribuir as classificações. Leram e argumentaram de forma impecável! E são estas atividades que nos deixam de coração cheio. Os concorrentes inscreveram-se de livre vontade e essa vontade falou mais alto proporcionando-nos um momento muito enriquecedor e inesquecível.

Agradecemos o apoio e acompanhamento inestimável dos pais/EE, que acompanharam os educandos em todas as fases do concurso, quer na leitura e preparação da mesma, em casa, quer na presença neste evento final, que, como sabemos, foi fundamental para os nossos jovens. 

Agradecemos às docentes que acompanharam os/as seus/suas alunos/as, porque é uma presença importantíssima para se sentirem mais confiantes.

Agradecemos também aos elementos do júri, que aceitaram o nosso convite e tiveram a árdua tarefa de atribuir as classificações a prestações todas elas tão boas: Leonor Lopes (coordenadora do departamento de Línguas), Regina Costa (docente de português), Sérgio Martins (docente do 1.º ciclo), Juliana Nunes e Andreia Figueira (estagiárias do grupo 300, de Português/Espanhol). 

Queremos, ainda, agradecer à docente da equipa da Biblioteca Escolar e orientadora de Estágio, Maria de Jesus Lopes, que nos auxiliou ao longo de todas as fases do Concurso e às docentes que, neste dia da prova final, nos prestaram um excelente apoio logístico, na disposição do auditório, Rosa Antunes e Cristina da Cruz.

Por fim, um agradecimento muito especial ao aluno Santiago Drumond, do 8.ºB, que, mesmo sem ter participado, também nos auxiliou na preparação da sala e como fotógrafo do evento.

Os resultados foram os seguintes:

1.º CICLO - 2.º ano
1.º lugar: Madalena Barata - E.B.1 ST 2A               
2.º lugar: Vicente São Pedro - E.B.1 ST 2A
3.º lugar: Ana Carvalho - E.B.1 ST 2A e Joaquim Diamantino - E.B.1 ST 2A


1.º CICLO - 4.º ano

1.º lugar: David Alexandre Lourenço - E.B.1 Valverde 3

2.º lugar: Camila Inês Catana - E.B.1 Valverde 3

3.º lugar: Mariana Borges - E.B.1 Pêro Viseu 2


2.º CICLO

1.º lugar: Maria Paula - 5.ºA

2.º lugar: Carolina Trindade - 5.ºE

3.º lugar: Pedro Maia - 6.ºA


3º CICLO

1.º lugar: Pietra Santos - 7.ºC

2.º lugar: Henrique Pedro - 8.ºA

3.º lugar: Leonor Marques - 8.ºF


ENSINO SECUNDÁRIO

1.º lugar: Mariana Pranto - 12.ºCT2
2.º lugar: Mariana Gonçalves - 12.ºCTAV
3.º lugar: Luana Abelho - 12.ºCTAV

Vamos agora deixar-vos um pequeno registo em vídeo desta final.




















Alice Santareno e Beatriz Santos do 10.ºCT1 leem poemas de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunas do 10.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Maria de Jesus Lopes).

A Alice e a Beatriz leem poemas de Luís de Camões.

Matilde Saraiva, do 11.º CT1, lê uma passagem de «Os Lusíadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).

Trazemos, agora, uma leitura da estância 96 do Canto VIII de Os Lusíadas, realizada pela Matilde Saraiva, do 11.ºCT1. 

Rita Rodrigues, do 11.ºCT1, lê com o irmão uma passagem de «Os Lusíadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).

Hoje, a Rita Rodrigues trouxe-nos uma leitura da estância 106 do Canto I de Os Lusíadas, com a colaboração do irmão (a quem agradecemos a colaboração).

Booktrailer realizado pela Leonor Marques do 8.ºF, na Semana da Leitura

Nesta Semana da Leitura, partilhamos alguns booktrailers de alunos do 8.ºF, realizados no âmbito da disciplina de português. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pela Leonor Marques, do 8.ºF, a propósito do livro Invisível, de Eloy Moreno.

Parabéns, Leonor!!

Deixamos a sinopse deste livro, que temos na biblioteca:

"Quem nunca sonhou ser invisível? E quem nunca desejou deixar de o ser, para que os outros nos vejam tal como somos?

Emotiva, surpr­eendente e diferente, esta história podia ser a de qualquer um de nós.

Um rapaz acorda no hospital após um acidente grave. Quando os pais lhe pedem para falar com uma psicóloga, ele explica-lhe que tudo aconteceu porque se tornou invisível e desenvolveu uma série de superpoderes. É então que começa a contar como tudo se passou…

Ele pega na sua mochila, desce as escadas e caminha para a escola. Poderia ter sido uma sexta-feira como qualquer outra, não fosse o teste de Matemática na última hora. E se, daquela vez, o rapaz tivesse dado outra resposta, talvez as coisas tivessem sido diferentes. Mas aquela resposta muda a sua vida.

De um dia para o outro, o seu mundo fica cheio de monstros: que vão e voltam, que magoam e humilham. E outros monstros que assistem a tudo e viram a cara. O rapaz sente a raiva crescer dentro dele, mas não sabe o que fazer com ela. Gostaria de se tornar um super-herói, de ter um superpoder capaz de impedir que se magoe novamente.

E, de repente, ele encontra esse poder, o poder da invisibilidade."

Leonor Marques do 11.ºCT1 lê, com Carolina Galvão, uma passagem de «Os Lusíadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).

Hoje, a Leonor Marques trouxe-nos uma leitura, com a Carolina Galvão (a quem muito agradecemos a excelente participação) da estância 96 do Canto VIII de Os Lusíadas.

Booktrailer realizado pelo Salvador Carvalho do 8.ºF, na Semana da Leitura

Nesta Semana da Leitura, partilhamos alguns booktrailers de alunos do 8.ºF, realizados no âmbito da disciplina de português. Hoje partilhamos o booktrailer super divertido, realizado pelo Salvador Carvalho, do 8.ºF, a propósito do livro Avozinha Gângster, de David Walliams.

Parabéns, Salvador!

Deixamos a sinopse:

"O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece:
• A sua avozinha é uma famosa ladra de joias.
• E toda a vida sonhou roubar as Joias da Coroa inglesa, e agora precisa da ajuda de Ben…

Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo."

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Pedro Almeida do 11.ºCT1 lê, com Fátima Estêvão, uma passagem de «Os Lusíadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).

Hoje, o Pedro Almeida trouxe-nos uma leitura, com Fátima Estêvão (a quem muito agradecemos a excelente participação) da estância 105 do Canto I de Os Lusíadas.

Exposição de trabalhos do 8.º ano que celebram o V Centenário de Luís de Camões

Na Semana da Leitura e Escola Aberta, foram expostos os trabalhos das turmas de 8.º ano, realizadas na disciplina de português, no âmbito da celebração do V Centenário de Luís Vaz de Camões. Os alunos ilustraram poemas do autor. Passem pela biblioteca escolar para ver os trabalhos!



Já temos vencedores do Problema do Mês de Março/Abril. Parabéns!

 Foram ontem entregues os Certificados e lembranças aos alunos/as vencedores/as do "Problema (de matemática) do Mês" de Março/Abril. Parabéns a todos/as

Os prémios foram entregues pela docente Maria Teresa Félix, da Direção.

E os nossos Matemáticos do Mês são:

2.º Ciclo:

1.º lugar - Matilde Gonçalves, do 6.ºB

2.º lugar - Íris Oliveira, do 5.ºE

3.º lugar - Francisco Alves, do 5.ºD

3.º Ciclo:

1.ºlugar - Gustavo Simões, do 9.ºE

2.º lugar - Lara Costa, do 9.ºE

3.º lugar - Beatriz Morgado, do 9.ºC

Parabéns a todos os participantes e uma boa Páscoa!

Matilde Alverca e Lara Tavares do 8.ºD no Leituras (Com)Vida

Nesta Semana da Leitura e no âmbito da disciplina de português, as alunas Matilde Alverca e Lara Tavares, do 8.ºD, enriquecem a nossa rubrica Leituras (Com)Vida com uma sugestão de leitura. A passagem lida encontra-se no livro Isto Não Acontece nos Filmes, de Lynn Painter.

Partilhamos a sinopse:

"Elizabeth Buxbaum sempre soube que o seu vizinho não daria um bom namorado. Apesar de todos acharem que Wesley Bennett era simpático e muito bonito, Liz tinha a certeza de que, na verdade, era um chato de primeira.

Já Michael Young era diferente. O amor de infância de Liz estava à altura dos protagonistas das comédias românticas de que ela tanto gostava, só que se mudara para longe quando os dois ainda eram crianças. Dez anos volvidos, ele estava de volta, mais atraente e encantador do que nunca.

Esbarrar com ele na escola parecia um sinal do Universo. O último ano do secundário exigia gestos grandiosos, um baile inesquecível e momentos apaixonantes. Por isso, romântica incurável, Liz estava determinada a fazer qualquer coisa para conquistar o verdadeiro amor. Até pedir ajuda ao vizinho irritante.

O plano era infalível: fazer com que Michael reparasse nela e a convidasse para o tão sonhado baile de fim de ano. Mas à medida que Wes e Liz se aproximam, ela vai questionar tudo o que sabe sobre o amor e descobrir que talvez o seu «felizes para sempre» seja surpreendente… e melhor do que poderia imaginar."

Booktrailer realizado pela Francisca Pereira do 8.ºF, na Semana da Leitura

Nesta Semana da Leitura, partilhamos alguns booktrailers de alunos do 8.ºF, realizados no âmbito da disciplina de português. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pela Francisca Pereira, do 8.ºF, a propósito do livro O Aviador, de José Correia Guedes.

Parabéns, Francisca! Que bom teres escolhido um autor que trouxemos à biblioteca escolar, no ano passado.

Deixamos a sinopse deste livro, que temos na biblioteca:

"Ser comissário de bordo não é fácil, mas comandante de aviões comerciais ainda menos. José Correia Guedes passou metade da sua vida a pilotar aviões. E aconteceu-lhe um pouco de tudo. À cabeça dos infortúnios, viu o avião que co-pilotava ser sequestrado - estávamos em 1980, Sá Carneiro era o então primeiro-ministro e a RTP o único canal de televisão.

 Houve outros problemas, claro. Aterradores para quem viaja de avião, mas quase corriqueiros para quem os pilota - desde o trem de aterragem encravado até "passageiros" clandestinos, passando por… partos improvisados a dez mil metros de altitude. E houve momentos gloriosos. Como o primeiro e único desfile de moda feito em pleno ar. Ou o voo dos campeões, que trouxe para Portugal um Mourinho vitorioso, com a taça da Liga dos Campões debaixo do braço.

O autor recorda-nos as suas muitas aventuras, que começaram nos tempos (ainda) dourados da aviação comercial, quando voar era um luxo, e Nova Iorque quase tão remota como a Lua. De então para cá houve o atentado às Torres Gémeas, nasceram as lowcost, o mundo ficou mais pequeno - e as ex-colónias, para onde o Comandante tantas vezes voou, ficaram estranhamente mais longe, ou pelo menos na memória.

Em O Aviador redescobrimos um Portugal em mudança, nas histórias ora divertidas, ora nostálgicas, de quem viu o nosso País lá de cima. E é um mundo à parte, onde o medo de voar ainda afecta muita gente. Este livro passa também por aí, mostrar aos leitores que não há nada a temer: o comandante tem tudo sob controlo."

Booktrailer realizado pela Ema Estevão do 8.ºF, na Semana Aberta

Nesta Semana da Leitura, partilhamos alguns booktrailers de alunos do 8.ºF, realizados no âmbito da disciplina de português. Hoje partilhamos o booktrailer "profissional" realizado pela Ema Estevão, do 8.ºF, a propósito do livro Hachiko, o Cão Que Esperava, de Lluís Prats.

Que excelentes atores arranjaste, Ema! Estão todos de parabéns!

Deixamos a sinopse:

"Belíssimo livro premiado de uma história real que tem comovido pessoas em todo o mundo e inspirado criadores de várias formas de arte.
Um dia, Ueno, um professor da Universidade de Tóquio leva um cão para casa para oferecer à filha, mas cresce entre eles uma relação muito especial. Hachiko torna-se o melhor amigo e fiel companheiro de Ueno. Todos os dias ele acompanha o seu dono até a estação de comboio e espera que ele regresse ao fim da tarde. Até que algo de terrível acontece. Ueno deixa de aparecer. Será que voltarão algum dia a reencontrar-se?"

Bibliofit de abril com Núria Canarias do TAS24

Em abril propomos um treino de ABS com Núria Canarias do TAS 24, sob orientação da docente Cristina da Cruz e do Núcleo de Estágio de Educação Física.

Vamos treinar?

Se quiserem fazer mais exercícios, aconselhamos a consulta das várias rubricas do Bibliofit compiladas no sítio em linha da Biblioteca Escolar, que pode consultar aqui!

Joaquim Diamantino no Leituras (Com)Vida

Nesta Semana da Leitura, trazemos mais uma leitura de um dos nossos "super leitores". Desta vez, é o Joaquim Diamantino (da turma ST2A, docente Ema Brito) da Escola E. B. 1 Santa Teresinha, que nos traz a leitura de uma passagem do livro O Reino de Coral, de Laura Knowles, ilustrado por Jennie Webber. 

Muitos seres vivos fazem a sua parte na construção desta maravilhosa obra de arte.
Vamos mergulhar para saber mais?
Afinal, de que cor são os corais?

Corais coloridos, cardumes cintilantes de peixes, a diversidade de vida num recife de coral é celebrada neste livro de imagens visualmente deslumbrante, com uma mensagem ecológica sobre a necessidade de proteger esse ambiente mais precioso.
Através de rimas suaves e ilustrações belíssimas, este livro explora o ciclo da vida, a diversidade e a cor do ecossistema de recifes de coral, bem como as ameaças que os recifes enfrentam e o que podemos fazer para os salvar. Cada página está repleta de criaturas marinhas para descobrir e desfrutar.

Parabéns pela tua excelente leitura, Joaquim!

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Convite para visitar Camões no AEF

No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões, o departamento de Línguas  decidiu desenvolver algumas atividades e lançou o repto a outros departamentos que, imediatamente, aceitaram o desafio.

Assim, aquele Departamento convida toda a comunidasde educativa a visitar as várias exposições/instalações  montadas na Escola Secundária ( átrios das salas 1 e 10 e  Biblioteca);  assim como na escola  João Franco ( átrio da entrada principal), de 2 a 8 de abril.

[Prof. Maria de Jesus Lopes]


“Cantando espalharei por toda a parte

Se a tanto me ajudar o engenho e a arte”

                                         Os Lusíadas, Canto I, Est.2



Uma Jukebox de leituras muito especial na turma ST2A

O nosso Jukebox de Leituras continua nesta Semana da Leitura. A turma ST2A pediu e nós lemos. E, desta vez, foi uma leitura muito especial, uma vez que esta turma é composta por super leitores que colaboram diariamente com leituras para a  rubrica Leituras (Com)Vida da Biblioteca Escolar, sozinhos ou acompanhados por familiares. Por serem leitores tão especiais, tiveram direito a um Certificado de Super leitores

A nossa Jukebox começou por solicitar a um aluno que nos contasse a história do "Capuchinho Vermelho". Terminamos esta história, alterando o final e criando uma floresta (com o livro Na Floresta da Preguiça, de Anouk Boisrobert e Louis Rigaud), onde o lobo não precisa de atacar avós nem crianças, uma vez que estará bem alimentado e sem necessidade de "devorar" ninguém. Seguiram-se mais três pedidos/livros. Escusado será dizer que foi super divertido! Agradecemos à docente pelo excelente trabalho que faz com a turma e pelas fotos enviadas.

Biblioteca Escolar de Valverde premeia os melhores leitores do 2.º período

Os melhores leitores da Biblioteca Escolar de Valverde foram distinguidos numa cerimónia especial que celebrou o empenho e a paixão pela leitura dos alunos. Com um impressionante total de 434 livros requisitados ao longo do 2.º período, os jovens leitores demonstraram entusiasmo e dedicação, consolidando hábitos de leitura essenciais para o seu percurso escolar. A atividade, dinamizada pela professora Ana Batista, não só premiou os alunos mais assíduos, como reforçou o papel central da biblioteca na promoção do gosto pela leitura e da leitura orientada. 

Quem foram os vencedores e como se destaca este projeto na vida escolar? Descubra todos os detalhes!


Uma parte da manhã do último dia do mês de março foi dedicada a distinguir os melhores leitores do 2.º período da Biblioteca Escolar de Valverde.
As tardes de terça-feira continuam a ser dedicadas à entrega e à requisição de novos livros e os alunos continuam a participar com grande entusiasmo. A afluência é expressiva, uma vez que durante este período foram requisitados quatrocentos e trinta e quatro livros, num universo de quarenta e nove alunos. Feitas as contagens de requisições individuais chegou-se ao Pódio da Leitura.
Em terceiro lugar com nove livros requisitados, estão: Carolina Nascimento, Maria João Pires, Mateo Castillo, Carolina Costa, Sónia Pinto, Lourenço Pinto e Dinis Camará.
Em segundo lugar, com dez livros requisitados estão: Benedita Pires, Ema Geada, Evelyn Santos, Hélio Afonso, Leonor Pires, Afonso Brito, Carlota Cordeiro, Catarina Chaves, Laura Araujo, Camila Catana e Luena Batista.
Finalmente, no primeiro lugar, com um total de onze livros requisitados estão os seguintes alunos: Afonso Alves, Dinis Catorze, Francisco Batista, Rui Simões, Tomé Amoreira, Alice Calvário e Miguel Costa.
De acordo com a posição ocupada, receberam medalhas (ouro, prata e bronze).
Os alunos do 1.º ano continuam muito assíduos e consolidaram os hábitos de leitura iniciados no período anterior. Os alunos dos outros anos, já familiarizados com a dinâmica das entregas e requisições, prosseguem com as leituras e mantém uma regularidade nas requisições.
No decorrer deste período chegaram novos livros à Biblioteca que vieram dar um novo ânimo e têm sido muito requisitados, havendo lista de espera para alguns deles!
É com grande satisfação que se confirma que os objetivos propostos no início do ano estão a ser atingidos e a apresentar resultados.
O gosto pela leitura está instalado na Escola de Valverde.
Os pequenos leitores estão de parabéns!
[Texto: Prof.ª Ana Cristina Batista]

Jukebox de Leituras nas turmas de 4.º ano

Na Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar preparou uma Jukebox de Leituras, "Tu pedes, nós lemos" e, no dia 1 de abril, recebemos no auditório da biblioteca, as turmas JF4A e JF4B. Agradecemos às docentes que nos enviaram as fotos.

Fica um registo fotográfico do momento super divertido.

Francisco Fazenda, do 11.ºCT1, lê uma passagem de «Os Lusíadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).

Hoje é o Francisco Fazenda que nos traz a leitura da estância 92 do Canto V de Os Lusíadas.

Leonor Martins no Leituras (Com)Vida

Nesta Semana da Leitura, não podíamos deixar de trazer uma leitura de uma das nossas "super leitoras". Desta vez, é a Leonor Martins (da turma ST2A, docente Ema Brito) da Escola E. B. 1 Santa Teresinha, que nos traz a leitura de um excerto do livro Lily May e os Sapatos de Salto Alto Carmim, de Danielle Diestl.

"Lily May é inundada por grandes emoções quando os seus colegas de turma a provocam pelo facto de usar saltos altos vermelhos na escola. Sentindo-se triste e desejando integrar-se, o seu dia ensolarado rapidamente desaparece num tom feio de cinza. Será que a esperta Mama May; o gato de Lily, Boo; e um livro especial podem convencê-la de que o mundo seria um lugar muito estranho se tudo fosse igual? Ou Lily permanecerá para sempre só mais uma rabugenta?"

Parabéns pela tua maravilhosa leitura, Leonor!

Booktrailer realizado pela Leonor Farinha do 8.ºF, na Semana da Leitura

Nesta Semana da Leitura, partilhamos alguns booktrailers de alunos do 8.ºF, realizados no âmbito da disciplina de português. Hoje partilhamos o booktrailer super criativo realizado pela Leonor Farinha, do 8.ºF, a propósito do livro Robocão, de David Walliams.

Parabéns Leonor!

Deixamos a sinopse:

"Apresentamos-te o Robôcão: o futuro no combate ao crime!
Bedlam é uma das cidades mais perigosas do Planeta, habitada por alguns dos piores criminosos de que há memória. A cidade precisa desesperadamente de um herói. Mas quem?
Robôcão!
O mais jovem recruta da Escola Para Cães-Polícia está mais do que pronto para viver aventuras. Mas conseguirá derrubar o duo mais temido da cidade e os seus planos para a destruir?"

terça-feira, 1 de abril de 2025

Margarida Nunes e Camila Afonso, do 11.ºCT1, leem uma passagem de «Os Lusíadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).

Trazemos, agora, a leitura da Margarida Nunes e da Camila Afonso, da estância 92 do Canto V de Os Lusíadas.

Bernardo Brás, do 11.ºCT1, lê uma passagem de «Os Lusíadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).

Hoje é o Bernardo Brás que nos traz a leitura da estância 105 do Canto I de Os Lusíadas.

Booktrailer realizado por Afonso Marcelo do 8.ºF, na Semana da Leitura

Nesta Semana da Leitura, partilhamos alguns booktrailers de alunos do 8.ºF, realizados no âmbito da disciplina de português. Hoje damos a conhecer o booktrailer realizado pelo Afonso Marcelo, do 8.ºF, a propósito do livro O Caçador de Sonhos, de Tarantini.

Parabéns Afonso!

Deixamos a sinopse:

"Aposto que já te passou pela cabeça uma frase destas ou algo parecido.

Chamo-me Tarantini e, como tu, tinha um sonho desde criança, que consegui realizar, com muito esforço e sacrifício – meu e dos que me são mais próximos. Mas, também, com muita esperança, fé nas minhas capacidades e a noção de que nada se consegue sem muito, mas muito trabalho!
Esta é a minha história. O livro que gostaria de ter lido com a tua idade. Quis escrevê-lo especialmente para TI, que sonhas e não desistes; e para TI que, por vezes sentes que não és capaz.
Porque, afinal, os sonhos não são mais do que o pontapé de saída para uma vida vivida a fundo. Força!"

segunda-feira, 31 de março de 2025

Marta Lopes, do 11.ºCT1 lê uma passagem de «Os Lusiadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).

Desta vez, é a Marta Lopes que nos traz a leitura da estância 105, do Canto I de Os Lusíadas.

Cartaz da Semana da Leitura da Biblioteca Escolar AEF

Divulgamos o cartaz das atividades que serão realizadas ao longo desta semana, que é dedicada à leitura, um pouco por todo o país.

"A semana da leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar.
As bibliotecas escolares associaram-se a esta iniciativa desde a primeira edição (em 2007), constituindo-se como as suas grandes impulsionadoras nas escolas."
                                                                                                     [RBE, Rede de Bibliotecas Escolares]

Bruna Farinha, do 11CT1, lê uma passagem de «Os Lusíadas», de Luís de Camões

Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para celebrar o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, partilhando leituras de alunos do 11.ºCT1, realizadas no âmbito da disciplina de Português (da docente Cesaltina Neves).
Hoje é a Bruna Farinha que nos traz a leitura da estância 95 do Canto V de Os Lusíadas.

8.ºB no Leituras (Com)Vida - Semana da Leitura

O 8.ºB, a partir da leitura da obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, uma história de amor, de Jorge Amado, na disciplina de português, fez uma adaptação, que vos é aqui apresentada. Vejam que bem que ficou!


Booktrailer realizado por Diego Gonçalves do 8.ºF, na Semana da Leitura

Nesta Semana da Leitura, partilhamos alguns booktrailers de alunos do 8.ºF, realizados no âmbito da disciplina de português. Começamos com o Booktrailer do Diego Gonçalves, a propósito do livro Super Easy de Khaby Lame.

Parabéns Diego e mãe!

Este livro está disponível na tua biblioteca escolar. Deixamos a sinopse:

"Todos conhecem as origens dos super-heróis mais famosos, desde a picada da aranha radioativa, no caso do Homem-Aranha, à explosão do planeta Krypton do Super-Homem.

Já o Super Easy, o super-herói da simplicidade, foi levado por avião, ainda em criança, do Senegal para os bairros sociais de Chivasso, em Itália. Simples, não é? É justamente aí que começa a demonstrar os seus superpoderes, resolvendo os problemas das pessoas que vivem no seu bairro.

Mas todo o super-herói que se preze, mais cedo ou mais tarde, deve salvar o mundo. E, para isso, precisa de um supervilão que, neste caso, é o terrível Sr. Dominó, mestre das complicações inúteis. Conseguirá o Super Easy simplificar os caminhos sinuosos do mundo?
Neste divertidíssimo livro, o rei do Instagram e do TikTok dá a conhecer a sua história, a sua paixão por banda desenhada e a sua irresistível capacidade de nos levantar o ânimo.
Nasceu uma nova personagem de banda desenhada. Aprende com o Khaby, e tudo será mais simples."

sexta-feira, 28 de março de 2025

Preparados? É já na próxima quinta-feira a final do "AEF a Ler"!

Preparados para o Concurso de Leitura? Leram muito bem o livro e releram? É já no dia 03 de abril, pelas 17h30, a fase final do "AEF a Ler" e nós já estamos a postos! Tragam os vossos pais!

Boa sorte a todos!





segunda-feira, 24 de março de 2025

Ávila, Segóvia e Madrid 2025

A já tradicional visita de estudo a Ávila, Segovia e Madrid voltou a proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora, combinando conhecimento, cultura e convivência. Durante três dias, os participantes tiveram a oportunidade de explorar monumentos históricos, ruas emblemáticas e espaços culturais de grande relevância, desde o Monasterio de La Encarnación, em Ávila, até ao Museo Nacional do Prado, em Madrid. O bom ambiente e a participação ativa dos alunos marcaram esta viagem, que se revelou uma experiência educativa e inesquecível.

A Biblioteca incentiva a escrita dos alunos e valoriza a expressão em língua espanhola. Por isso, publicamos as suas opiniões no blogue, promovendo o desenvolvimento da escrita e o gosto pela partilha de experiências. 


Nos dias 02, 03 e 04 de março, realizou-se a já habitual visita de estudo a Ávila,Segovia e Madrid na época carnavalesca. 

O primeiro dia foi passado em Ávila e Segovia, onde professores e alunos visitaram o Monasterio de La Encarnación, local onde viveu Santa Teresa de Jesús, a Plaza Mayor de cada cidade, o Álcazar e o Acueducto Romano, entre outros lugares.

No segundo e terceiro dias, o grupo escolar visitou a Estación de Atocha-Almudena Grandes, o Paseo Nacional del Prado, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e o Parque del Buen Retiro, no qual foi possível visitar o Palacio de Cristal e o lago, designado por El Estanque. Também foram visitados locais como a Puerta del Sol, a Plaza Mayor, a Gran Vía, o Palacio Real e diversas tiendas de regalos.

Sem dúvida, foram três dias de aprendizagem e convivência, onde se destaca o bom comportamento de todos os alunos. Todos os participantes (professores organizadores, docentes acompanhantes, alunos e motoristas, que foram incansáveis) estão de parabéns!

Os registos fotográficos e as opiniões dos alunos ilustram a beleza dos locais visitados e ajudam a compreender a importância de atividades como esta.

[Texto: Prof. Ricardo Gaspar]

Opiniones de los Alumnos

A mí me gustó mucho la excursión escolar, porque pude sacar fotos de cada una de las ciudades visitadas, conocer lugares nuevos y estar con mis amigos. Además, pude practicar un poco más la lengua española y aprender más sobre la cultura e historia de España.

Clarisse Lourenço, nº9, 12º CT1

Esta excursión escolar fue una experiencia increíble para conocer la historia y la cultura de España. Me encantó visitar Ávila, Segovia y Madrid, descubrir monumentos impresionantes y compartir momentos especiales con mis compañeros.

Rafael Rodrigues, 11ºLHCSE

Disfruté mucho de la excursión escolar, siento que fue un viaje muy enriquecedor tanto a nivel cultural como a nivel de práctica del idioma español. Me gustaron los lugares que visité, pero en la próxima oportunidad de visitar Madrid, me gustaría poder ver nuevos lugares o explorar aún mejor la ciudad.

Maria Gonçalves, 11ºCT2

Los días 2, 3 y 4 de marzo, visité Ávila, Segovia y Madrid, explorando monumentos impresionantes. Destacaron las murallas medievales de Ávila, el Acueducto Romano de Segovia y el Parque del Buen Retiro en Madrid, un espacio encantador de ocio y naturaleza. La compañía de los amigos hizo que la excursión escolar fuera aún más especial, lleno de alegría y complicidad. Los profesores cuidaron de todo con atención, garantizando una experiencia segura e inolvidable.

Carolina Brás, 11ºLHCSE

¡El viaje a Madrid fue muy divertido! Comimos churros con chocolate - estaban buenísimos - y otras comidas típicas. Para mí, lo mejor fue el convivio con mis amigos, poder hablar españoles y visitar las ciudades. 

Jemima Nunes, 11ºAV

Una excursión escolar a Madrid es una excelente oportunidad para aprender mucho sobre la cultura e historia de España. Durante mi estancia, pude visitar lugares emblemáticos como el Museo Nacional del Prado, el Palacio Real y el Parque del Buen Retiro. Además, las actividades académicas fueron muy enriquecedoras, ya que pude mejorar mi comprensión del idioma y conocer de cerca la vida estudiantil en Madrid. Fue una experiencia única y muy educativa.

Lara Faria, 11ºCT2

En mi opinión, la excursión escolar fue muy interesante y divertida. Me encantó la compañía de mis amigos y profesores. Los lugares que visité son maravillosos. Sin duda, vale mucho la pena visitarlos. Fue un viaje inolvidable.

Matilde Tavares, 12°LH

Me gustó mucho la excursión escolar, siento que sirvió para abrir horizontes, ya que tuve la oportunidad de hablar diferentes idiomas y visitar monumentos hermosos.

Beatriz Fradique, 10ºCTAV, nº31

Me gustó la excursión escolar, pero el clima no ayudó mucho. Mi parte favorita fue poder practicar español en las tiendas, poder visitar los museos y el momento en que entregamos el recuerdo al profesor. Fue una experiencia única y diferente, donde pude aprender cosas nuevas y también hacer nuevos amigos.

Tarcília Armando, 11ºLHCSE

Con relación al viaje a España, creo que fue una experiencia especial e incluso nueva para algunos estudiantes, especialmente para mí. Me gustó mucho tener la oportunidad de conocer lugares nuevos, poder comunicarme en el idioma español y haber estado con personas especiales.

Ana Júlia Silva, 11ºAV

Ávila, Segovia e Madrid son ciudades muy hermosas y con una arquitectura bellísima. A mí me gustó mucho visitar el museo en Madrid, el palacio en Segovia y el jardín. Me aburrí un poco con la lluvia y el viento, pero me fascinó la nieve. El frío fue lo que más me ha incomodado. Algunas de las personas con las que viajé fueron muy amables, además hice nuevas amistades. Pude practicar el idioma español y eso fue lo que más me gustó. Me gustaría poder visitar un poco más el patrimonio cultural de Madrid y las tiendas de Segovia. Ya Ávila, para mí, no fue muy interesante. Para terminar, la comida estaba muy rica.  Gracias por la oportunidad de hacer este viaje, pero no sé si volvería a hacerlo. 

Maria João, n°16, 11ºLHCSE

La excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid fue nuevamente una experiencia muy buena. Aunque fue la segunda vez, el viaje fue mucho más enriquecedor y viví experiencias completamente diferentes de la primera vez. Además de poder conocer otros lugares de la ciudad, también conviví con personas nuevas. Sin duda, fue una experiencia que repetiría.

Eduarda Oliveira(12CT2)

La excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid fue increíble. Todas las ciudades tenían monumentos hermosos con mucha historia, pero la que me conquistó fue Madrid. Me divertí mucho con mis amigos y espero volver a vivir esta experiencia.

Maria David, 11ºLHCSE

Disfruté mucho de la excursión escolar (del 2 al 4 de marzo de 2025) a las tres ciudades españolas, todas preciosas y llenas de historia y monumentos encantadores, desde las murallas hasta el Monasterio de La Encarnación en Ávila, pasando por el Alcázar y el Acueducto Romano en Segovia, hasta el Parque del Buen Retiro y la Plaza Mayor en Madrid. Fue la primera vez que visité España y puedo decir que me deslumbró bastante la arquitectura de los monumentos y algunos de los edificios por los que pasé. Fue un viaje que sin duda recordaré, lleno de buenos recuerdos, experiencias y aprendizaje.

Sara Gonçalves, n.º 29, 12.º CT1

Explorar Ávila, Segovia y Madrid fue como viajar en el tiempo y el espacio. Entre castillos antiguos, catedrales, acueductos imponentes, caminos romanos y la energía vibrante de la capital, cada paso contó una historia. Más que una excursión escolar, fue una aventura que mezcló pasado, cultura y descubrimientos inolvidables.

Martim Fernandes, 11ºLH

La excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid los días 2, 3 y 4 de marzo fue un gran viaje. Pudimos practicar la lengua española, conocer la cultura de las tres ciudades que visitamos (Madrid, Ávila y Segovia), conocer los monumentos, los lugares históricos como el Alcázar de Segovia, una gran fortaleza. Pudimos visitar también el enorme Museo del Prado, fuimos hasta el Santiago Bernabéu que, a pesar de nadie haber entrado, solo acercarnos nos trae escalofríos. Durante estos tres días, pudimos visitar centros históricos muy hermosos, con una historia inmensa y con mucha vida, llenos de actividades y cosas que hacer... También pudimos crear lazos de amistad y convivir, crear momentos y recuerdos inolvidables con amigos, compañeros, profesores e incluso con el conductor del autobús (tío Nelson). Para concluir, en mi opinión, fue un viaje muy interesante, personalmente me gustó mucho y volvería a repetirlo sin pensarlo dos veces.

Tomás Monsanto, 12ºLH

En realidad, disfruté de todas las ciudades visitadas. En ellas, pude ver algunos monumentos y su cultura. Son lugares para disfrutar de tiempo de calidad con los amigos.

Maria Costa, 11ºLH

Durante la excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid, viví distintas experiencias. Segovia me impresionó por su belleza, especialmente por su famoso Acueducto Romano, que es imponente y está muy bien conservado. Las calles históricas y el Alcázar también fueron puntos destacados de la visita. Por otro lado, Ávila no me cautivó tanto. A pesar de sus impresionantes murallas, me pareció una ciudad menos interesante en comparación con las otras. Madrid, sin embargo, fue mi parte favorita del viaje. La energía de la ciudad, sus monumentos y su cultura vibrante me encantaron. El mejor momento fue visitar el Parque del Buen Retiro, un lugar hermoso y tranquilo en medio de la ciudad, donde pude pasear y disfrutar del ambiente. Lo único que no me gustó mucho fue la habitación en las cabañas donde nos alojamos, ya que no era muy cómoda. En general, ¡fue un viaje inolvidable!

Letícia Costa, 11°LHCSE, n°13

Disfruté mucho la excursión escolar, porque visitamos lugares interesantes, tuvimos la libertad de caminar solos por los cascos antiguos y, para mí, fue un viaje increíble.

Henrique Gomes, 11ºLHCSE

Explorar Ávila, Segovia y Madrid en una excursión escolar fue increíble, ya que combina cultura, historia y diversión. El itinerario cubre puntos de importante valor histórico, como el Monasterio de La Encarnación y el Alcázar de Segovia, ofreciendo una profunda experiencia del patrimonio español. Además, visitar museos y atracciones turísticas de Madrid, como el Museo Nacional del Prado y el estadio Santiago Bernabéu, hizo el viaje mucho más divertido. La organización del programa fue muy buena, dando la oportunidad de conocer cada ciudad a su aire.

Simão Baptista, 11ºLHCSE

La excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid fue una experiencia increíble. En Ávila, exploramos sus impresionantes murallas y paseamos por la ciudad. En Segovia, admiramos el majestuoso Acueducto Romano y el Alcázar, que parece sacado de un cuento de hadas. Finalmente, en Madrid, recorrimos el Museo Nacional del Prado, la Puerta del Sol y la Plaza Mayor, disfrutando del ambiente vibrante.  Fue un viaje lleno de historia, cultura y momentos inolvidables.

Leonor Marques, 11ºCT1

En general, creemos que la excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid complementó positivamente la asignatura de Español porque, al visitar los principales atractivos de cada ciudad, pudimos conocer más de cerca la cultura española, teniendo esto en cuenta que la clase disfrutó de la excursión escolar, también por las buenas condiciones en las que estuvimos instalados y la seguridad en la que se realizó el viaje. 

Diogo Brito y Martim Rebordão, 11ºLH

Fue una excursión escolar divertida y dinámica, sin embargo, creo que hubo lugares menos interesantes, donde se pasó el tiempo que se podría haber empleado en otros lugares, pero en general fue una excursión muy interesante.

Tome Ferreira, 11ºCT2

Me gustó la excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid. Fue una experiencia agradable y enriquecedora que me proporcionó una visión especial de la cultura española, pude interactuar con personas españolas y también conocí las ciudades. Mi parte favorita de la excursión fue la visita al centro de Madrid y espero volver a disfrutar de una excursión escolar como ésta.

Leandro Silveira, 11ºCT2

La excursión escolar a Segovia, Madrid y Ávila fue increíble. En Segovia, vimos el famoso Acueducto Romano, una gran obra romana. En Madrid, visitamos el Museo Nacional del Prado, con pinturas de Velázquez y Goya, entre otras. En Ávila, me impresionó mucho el Monasterio de La Encarnación. Fue una experiencia muy educativa y me ayudó a mejorar mi español. Disfruté mucho aprendiendo sobre la historia y la cultura de España. ¡Recomiendo esta excursión escolar!

Martim Ramalho, 11ºCT2

En mi opinión, la excursión escolar fue un gran éxito, fue bien planificada por los profesores. Nos dio una gran oportunidad para crear nuevos amigos y recuerdos.

Afonso Rodrigues, nº 1, 11ºCT2

Ir a Madrid fue una experiencia única e inolvidable. Nunca pensé que me divertiría y aprendería tanto en una excursión escolar. Absorbí mucha cultura española y mejoré mi pronunciación. Imposible no querer repetirla.

Sofia Machado, n°21, 11ºCT2

Me encantó la excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid, la experiencia fue fantástica. Me encantó el viaje. Mi parte favorita fue cuando visitamos la Plaza Mayor de Madrid. Espero poder volver a hacerlo.

Samuel Borges, 11ºCT2, nº20

Me gustó participar en la excursión escolar a Ávila, Segovia y Madrid, pero pienso que hicimos algunas paradas innecesarias como el metro y pasamos mucho tiempo en lugares que no lo requerían, como la muralla y el Monasterio de Ávila. Este tiempo podría haber sido aprovechado para quizás quedarnos un poco más en el Museo Nacional del Prado en Madrid o en las tiendas el último día de la excursión escolar.

Tiago Ferreira, n°23, 11°CT2

Para mí, la excursión fue muy buena. Vi muchos lugares bonitos e interesantes y aprendí más sobre la lengua y cultura españolas.

Raquel Brito, 11ºLH

Durante mi excursión escolar a España, tuve la oportunidad de conocer Ávila, Segovia y Madrid. En Ávila, me impresionaron sus murallas bien conservadas y su atmósfera medieval. Segovia me encantó con su increíble Acueducto Romano y el majestuoso Alcázar. En Madrid, me fascinó la energía de la ciudad, sus museos y plazas vibrantes. ¡Fue una experiencia inolvidable y me encantó explorar estos lugares llenos de historia y cultura! 

Margarida Pais, 11ºCT2


Mensagens populares

Mensagem em destaque

E assim foi a grande final do Concurso AEF a Ler. Parabéns!

Ontem, dia 3 de abril, pelas 17h30 , decorreu, no auditório 2, da Escola Secundária a Festa da Leitura, com a fase final do Concurso de Leit...