segunda-feira, 4 de maio de 2020

O PINTOR DEBAIXO DO LAVA-LOUÇAS







O pintor debaixo do lava-louças, escrito por Afonso Cruz, que já esteve na nossa escola,  é a história de Jozef Sors, nascido em 1895, numa mansão onde o seu pai era mordomo e a sua mãe engomadeira e passa-se durante o império austro-húngaro.
O proprietário da casa é Moller, um coronel do exército, que também tem um filho da mesma idade que Josef Sors, e logo decide contratar um preceptor para cuidar da educação dos garotos, sem distinção. No entanto, ao contrário do esperado, os rapazes não se tornam amigos: Wilhelm, filho do patrão, é um leitor compulsivo, que considera que "a última página de um livro é a primeira do próximo"; Jozef torna-se um pintor compulsivo e delirante que não faz outra coisa senão desenhar por todos os lados, seja em papéis, paredes, terra ou até em pensamentos. Mas para Havel Kopecky, o mentor, nada é mais importante do que ensinar-lhes filosofia desde cedo.
"- Parece-me uma grande felicidade que, quando se olhe para o mundo, pareça sempre que é a primeira vez que o fazemos."
O romance é repleto de personagens interessantíssimas, muito bem delineadas: o pai de Sors, um mordomo que não entende metáforas e abomina armas, o coronel sensível que enfeita os próprios cabelos com flores, a menina Frantiska, por quem Sors nutre um amor platónico, que é sua vizinha e que concebe estranhas teorias, enquanto sente que a empurram no baloiço; e o próprio Jozef, que também vive num mundo  de teorias, como a do "problema da dispersão e a lei de Andronikos relativa à árvore de Dioscórides".
O que é ainda mais interessante é descobrirmos que toda esta história tem como pano de fundo, um episódio real na vida dos avós do autor, que realmente esconderam um pintor judeu, que fugia dos nazis, debaixo de seu lava-loiças. É a partir desse episódio, do ato de coragem de seus avós, que Afonso Cruz, que pouco sabia sobre o pintor eslovaco, começa a desenhar e a pintar a vida de Sors.
O livro é um exercício delicioso de imaginação, repleto de metáforas, conceitos e certezas inabaláveis. É um livro poético, cheio de humor, onde o autor deixa claro o quanto acredita no verdadeiro poder transformador da literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...