quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Assim celebramos o Centenário de José Saramago

Durante um ano, a tua biblioteca festejou o Centenário do nascimento de José Saramago, o nosso Nobel da Literatura, não só divulgando novas aquisições de livros do autor e sobre o autor, mas também com leituras, numa rubrica levada a cabo por alunos sob a orientação da docente Cesaltina Neves (docente que, no ano letivo anterior, fazia parte da equipa da biblioteca) - Dar Voz à Poesia de Saramago. Deixamos aqui um vídeo com a compilação de algumas dessas leituras:


Também na rubrica da biblioteca Leituras (Com)Vida se leu Saramago e sobre Saramago. Inclusive, partilhamos uma leitura a dois, de uma encarregada de educação e do seu educando.

Trabalharam-se textos de José Saramago, no âmbito da Cidadania - O Dever dos Nossos Deveres, por turmas das docentes Célia Gil e Deolinda Gil, de que deixamos um exemplo para relembrarem.

Na Semana da Leitura, em março, partilhamos leituras de textos de Saramago, realizadas no âmbito da atividade Baloiçando a Poesia, por alunos da docente Rosa Antunes

Divulgamos leituras, realizadas no âmbito da atividade Dez Minutos a Ler, com alunos da docente Rosa Antunes

Partilhamos a Tertúlia com Gabriel Magalhães, intitulada A Voz de Saramago, divulgada pela coordenadora do Departamento de Línguas, Maria de Jesus Lopes.

Ainda divulgamos leituras da obra A Caverna, pelo INOVA8, sob orientação da docente Maria de Jesus Lopes; leituras do Memorial do Convento pelo 12CTCSE, sob orientação da docente Cesaltina Neves.

Foram divulgados textos escritos por alunos a partir da biografia do autor.

Ensaio sobre a Cegueira, foi a obra escolhida para a prova de escola do ensino secundário no Concurso nacional de Leitura do ano letivo 2021/22 e a obra lida pelos alunos do 1º ciclo foi A Maior Flor do Mundo.

E, por fim, o Clube de Leitores Assumidos (10ºCT2, no ano passado e 11ºCT2, no corrente ano letivo) leram Ensaio sobre a Cegueira e escolheram um "Livro às Cegas", numa das sessões do ano letivo 2021/2022. Este ano letivo, o Clube foi desafiado a realizar uma atividade, a partir da leitura de uma obra de Saramago - Capta as Palavras em Saramago, que resultou numa exposição, que se encontra, neste momento, na biblioteca.





Também no 2º ciclo, o Clube de Leitura orientado pela docente da equipa da biblioteca, Teresinha Mendes, trabalhou a obra A Maior Flor do Mundo, de que resultaram excelentes trabalhos, expostos no edifício João Franco do AEF.





Terminamos com o poema "Dissemos, e partimos", musicado pelos alunos Eduardo Pizarro e Catarina Martins, no ano letivo 2021/22 e que lhes valeu um Certificado da Fundação José Saramago:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...