quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Sessão envelhecimento ativo - Valverde

Ontem, pelas 10h05, a turma TAS 18 (Técnico Auxiliar de Saúde), com as suas professoras de Saúde (prof. Alda Fidalgo) e de Educação Física (prof. Cristina Cruz), no âmbito do projeto “EnvelhoSer LivroMente”, empreenderam a atividade de envelhecimento ativo no Centro Paroquial Bem-estar Social de Valverde, com um momento muito divertido de exercício físico e dança, onde as duas gerações puderam conviver. Um projeto que também promove a formação de cidadãos capazes de ler o mundo.

Não Sabemos Ler o Mundo
(…) a ideia de leitura aplica-se a um vasto universo. Nós lemos emoções nos rostos, lemos os sinais climáticos nas nuvens, lemos o chão, lemos o Mundo, lemos a Vida. Tudo pode ser página. Depende apenas da intenção de descoberta do nosso olhar. Queixamo-nos de que as pessoas não leem livros. Mas o deficit de leitura é muito mais geral. Não sabemos ler o mundo, não lemos os outros.

Vale a pena ler livros ou ler a Vida quando o ato de ler nos converte num sujeito de uma narrativa, isto é, quando nos tornamos personagens. Mais do que saber ler, será que sabemos, ainda hoje, contar histórias? Ou sabemos simplesmente escutar histórias onde nos parece reinar apenas silêncio?

Mia Couto, in E Se Obama Fosse Africano? 

























Sem comentários:

Enviar um comentário

Início das atividades do 3º período na Biblioteca Escolar de Valverde

O dia dez de abril marcou o início das atividades do 3.º período na Biblioteca Escolar de Valverde e foi dedicado a distinguir os melhores l...